Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

As fotos exercem grande influencia quando falamos de compras online. Neste artigo, vamos falar sobre como fazer fotos profissionais em casa para seu e-commerce.

 

Quando falamos de e-commerce, as fotos dos produtos são fundamentais para a realização da venda.

Justamente pelo fato de o cliente não poder ver e tocar o produto, toda confiança em qualidade e aparência do produto é apoiado pelas fotos.

 

Fotos profissionais em casa para seu e-commerce

É possível sim você fazer fotos profissionais em casa para seu e-commerce.

Claro que a qualidade é diferente de fotos feitas por profissionais em ambiente adequados, porém você não precisa depender 100% deles.

 

É preciso ter o dinamismo, no dia a dia, para você mesmo fazer as fotos e preencher seu catálogo na loja.

Afinal, a foto é o momento onde você supre a necessidade de toque, deixando a experiência 100% virtual.

 

Estúdio portátil

Vemos diversas propagandas de estúdios portáteis nas redes sociais. Sinceramente não acho que valha a pena.

 

 

 

Dependendo dos itens que você comercializa, esses estúdios não são grandes o suficiente para uma foto boa.

O material da maioria deles é de plástico, tornando-os não maleáveis, o que também pode te prejudicar na hora de fazer a foto.

 

Se estiver pensando em comprar e acha que vai funcionar para o seu negócio, vá em frente.

O importante é que as fotos fiquem de boa qualidade para convencer o cliente a levar o produto.

 

Câmera

As câmeras de celulares quebram um belo de um galho nos dias de hoje, porém a qualidade das boas câmeras ainda é superior.

 

Ao fazer as fotos profissionais em casa para seu e-commerce, é importante estudar as câmeras disponíveis no mercado e investir em uma que cabe no seu orçamento.

 

Não precisa ser aquela câmera profissional que troca a lente e tem mil opções de ajustes.

Mas, pesquise uma que ofereça uma boa qualidade e alguns recursos que você vá precisar.

As fotos de celular podem funcionar muito bem quando falamos de redes sociais.

 

Leia mais sobre como utilizar o Instagram Stories para vender mais.

 

As fotos do Instagram, por exemplo, recomendamos que sua atenção seja muito mais voltada para o conceito da foto e deixar ela visualmente apelativa, do que a foto ultra 4k.

 

Luz e disposição

Para as suas fotos do site, é melhor que sejam feitas utilizando o fundo infinito, ou seja, o fundo branco.

Principalmente porque você quer o destaque no seu produto e não no ambiente externo.

De repente, se você trabalha com um e-commerce de móveis e decoração, é legal inserir também imagens com fundo, como um exemplo de ambiente em que o móvel se encaixaria.

Caso contrário, o fundo branco é o mais indicado.

 

A luz é outro fator importante, pois é possível trabalhar com ela de diversas formas. Tome cuidado para não deixar as fotos nem muito escuras nem estouradas.

Ao fazer as fotos em casa, é legal pensar em investir em equipamentos de luz para ter melhor controle da luminosidade e onde ela ilumina.

 

 

 

Trabalhando produtos que contenham pedraria, por exemplo, como sapatos ou joias, é interessante que a luz caia diretamente para refletir o brilho da pedraria.

 

O ponto principal é que a sua foto tem que retratar o item que você está vendendo.

A foto do seu item, cores e características, tem que corresponder com o item a olho nu.

 

Fotos profissionais

Seguindo as dicas acima, é possível fazer fotos profissionais em casa para seu e-commerce. Mas, é preciso fazer investimentos.

 

Existem diversas empresas no mercado que prestam esse serviço de fazer fotos especificamente para e-commerce.

E também existem profissionais freelancer que podem cobrar um preço menor.

 

Faça o orçamento dos seus investimentos e serviços e veja o que melhor cabe no seu bolso.

Considere, também, se você vai ter tempo para fazer essas fotos.

 

Não adianta investir em todo equipamento, se no final do dia você não consegue ter o tempo necessário para fazer as imagens.

 

Utilização dos produtos

 

 

A dica mais importante desse artigo, porém, é mostrar o produto sendo usado.

Principalmente quando falamos em e-commerces de roupas e acessórios.

 

É importante mostrar para o consumidor noções de tamanho, caimento da roupa, cor do produto em determinados tons de pele. Tudo isso influencia na hora da decisão da compra.

 

Dispor apenas a foto da camiseta em um fundo infinito é diferente de você dispor a foto da mesma em uma pessoa.

Então, se esse é o segmento da sua loja, é preciso pensar nisso também na hora de fazer as fotos profissionais em casa para seu e-commerce.

 

Além da qualidade da imagem em si, tomar cuidado com ângulos e posições é fundamental quando estamos dispondo fotos da usabilidade do produto.

 

Conclusão

As fotos que vão compor o catálogo da sua loja são extremamente importantes para o consumidor.

É a partir delas que desperta, no internauta, a vontade de adquirir o produto, inspirações de usabilidade e checar a qualidade.

 

Em seu vídeo sobre o tema, Thiago Sarraf fornece mais algumas dicas sobre como fazer fotos profissionais em casa para seu e-commerce.

 

Não deixe de conferir, se inscrever no canal para mais dicas e deixe sua dúvida nos comentários.

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?