Vamos falar sobre alguns Hacks para a Black Friday 2021

 

A Black Friday está chegando e despreparado é o lojista que não bolou nenhum planejamento para uma das datas de maior venda do e-commerce.

 

A praticamente um mês do grande dia, aqui na consultoria da Doutor E-commerce sempre recomendamos um mínimo de 6 meses de preparação, pois vende bem quem compra bem.

Os nossos clientes começam a preparação para a Black logo após do termino de uma, assim podemos fazer projeções de vendas, estabelecer metas de faturamento e criar estratégias desde já.

 

Pensando nisso, vamos fornecer alguns hacks para quem está se planejando a tempos e para os lojistas de primeira viagem.

 

Black Friday 2021 – dicas para tomar cuidado

HACKS PARA BLACK FRIDAY 2021

 

A Black Friday já está se tornando uma data consolidada no coração dos consumidores brasileiros. Com grande popularidade nos Estados Unidos, a Black acontece na última sexta feira de novembro, que em 2021 cai no dia 26.

 

Muitos lojistas aproveitam o mês de novembro inteiro para idealizar promoções e campanhas, aproveitando tanto a data da Black quanto a Cyber Monday que segue na segunda em seguida.

O sucesso de uma Black Friday é medido via que métrica? Muitas vendas? Grande faturamento? Site fora do ar pelo número de acessos?

 

Então, vai primeiro alguns cuidados que não necessariamente simbolizam um resultado positivo para o seu e-commerce:

 

  • Guerra de preços

Na briga insana por preços que é uma das grandes críticas que tenho ao mercado de e-commerce, vender muitos itens não necessariamente simboliza que a data foi um sucesso.

Afinal, do que adianta vender muito se não obteve lucro? O lojista precisa faturar e nada de pagar para o cliente levar o produto!

 

Cuidado na briga de preço durante a data da Black, que é muito caracterizada pelos preços baixos.

O lojista tem margem para trabalhar nos preços dos produtos quando faz sentido, e quando a compra com o fornecedor foi bem-feita.

 

O processo do e-commerce e da equipe e das campanhas, nada é de graça e o objetivo da loja é faturar e crescer o negócio.

 

  • Vende bem quem compra bem

Como que podemos oferecer descontos maiores e ainda garantir faturamento?

 

O bom lojista precisa saber comprar bem, para vender bem. É sobre encontrar bons fornecedores e bons preços.

Deixar para fazer isso em cima da hora pode não resultar em boas compras e menos possibilidades de ofertar preços menores.

 

  • Black Friday não é só sobre preços baixos

HACKS PARA BLACK FRIDAY 2021

 

Especialmente para as lojas menores, fica muito difícil competir com grandes players do mercado. Grandes lojas terão maior poder de barganha com fornecedores, por isso não tente colocar o mesmo preço dos produtos.

 

Um grande atrativo da Black são sim os preços atrativos, porém, entenda seu consumidor e estude outras opções que podem fazer sentido para ele.

 

Faça uma Black com mimos, frete grátis, melhores condições de pagamento. O que for possível dentro das condições atuais do seu negócio.

Muitas vezes é o incentivo que faltava para o consumidor fechar a compra.

 

Hacks para Black Friday 2021

Agora sim, vamos entrar em dicas para uma Black de sucesso, que vale para lojistas experientes quanto para os novatos.

 

  • Estoque de produtos

A Black é ótima para captar novos consumidores. Ter uma boa oferta de produto pode chamar a atenção daquele consumidor curioso que procura algo para si mesmo.

Então, é preciso ter noção dos produtos de curva A, B e C da sua loja.

 

Não adianta ofertar os produtos apenas da curva C, afim de esvaziar estoque, pois estes pertencem a curva C por motivos.

Naturalmente, os produtos da curva A serão os carros chefes da data, mas não significa que não possa montar kits ou ofertas com demais produtos.

 

Mas, não adianta investir em campanhas e captar novos consumidores se em algumas horas o produto esgota.

Além de causar frustração no consumidor, o faturamento poderia ter sido melhor se o produto tivesse em estoque.

 

Por isso a importância de prever os produtos da Black.

 

 

  • Loja funcionando

Grandes reclamações, e frustrações dos lojistas na data da Black é a instabilidade do site.

 

Fluxos muito grandes para lojas não preparadas fazem o sistema cair.

E sistemas fora do ar significa perca das vendas.

O consumidor que já conhece sua loja pode até esperar que tudo volte a funcionar normalmente, porém pode esquecer os novos.

 

Gera falta de segurança e impaciência.

Antes das campanhas, cheque o fluxo de compra em sua loja também. É fácil? Intuitivo? Responsivo?

 

  • Gere confiança

O brasileiro ainda é traumatizado pelas Black fraudes. Sejam lojas que praticam o famoso “metade do dobro”; seja lojas que prometem preços baixíssimos e não entregam produtos.

 

Selos de segurança, informações transparentes e feedbacks agregam confiabilidade a loja e oferecem um ambiente seguro aos consumidores.

 

  • Planejamento

 

O principal para qualquer negócio de sucesso é um bom planejamento.

É pelo planejamento que vamos checar todos os itens anteriores e montar estratégias que combinam com a loja, cabem no orçamento e conversam com o consumidor, tantos os que já acompanham quanto os novos.

 

Dai a importância de começar com as estratégias da Black com pelo menos 6 meses de antecedência. Assim é possível elaborar estratégias e conseguir boas ofertas para uma black de sucesso.

 

 

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