Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Neste artigo vamos falar sobre o impacto de bons sites responsivo no e-commerce.

Com mais de 50% das visitas e praticamente das compras, serem pelo dispositivo móvel, podemos imaginar a importância dos dispositivos móveis no e-commerce.

 

E quem nunca ao buscar um produto ou ofertas em determinada loja não desistiu porque demorou demais para carregar?

Pois bem, quem já passou por isso sabe do impacto negativo que essa lentidão pode causar na experiência do consumidor.

 

E como um consumidor ansioso, o brasileiro não gosta de esperar, a não ser que o produto ou solução oferecida seja realmente imperdível.

Com a melhoria dos celulares e dispositivos móveis, ter uma experiência rápida é fundamental uma vez que estamos resolvendo diversos problemas com um aparelho que está sempre conosco. Seja enviar mensagens, procurar produtos, checar agendas e notícias.

 

O próprio Google considera a velocidade de carregamento da loja uma métrica importante para ranqueamento da página dentro do buscador.

Assim, saiba do impacto de bons sites responsivo no e-commerce.

 

O impacto de bons sites responsivos no e-commerce

Quais os impactos positivos que os sites de rápido carregamento trazem para o e-commerce?

 

·         Menos carrinhos abandonados

O abandono de carrinho é um dos grandes problemas do e-commerce e pode ter diversas origens. Desde navegações não intuitivas, checkouts prolongados e lento carregamento das páginas.

 

Especialmente lojas que estimulam a compra de vários produtos, o consumidor não quer ter que esperar para carregar a página, as imagens, as informações, para esperar mais tempo para adicionar o produto ao carrinho e prosseguir para o checkout.

 

Melhorar a velocidade do site aumenta as taxas de progressão nas etapas da jornada de compra. E diminui a chance de os consumidores abandonarem os carrinhos por impaciência.

 

·         Permanência na loja

Parece pouco mais 1 segundo é um tempo muito grande quando falamos em carregamento.

O e-commerce visa estimular que o consumidor navegue nas páginas, visualize os produtos e promoções, para instigar as compras.

 

Lojas que demoram para carregar geram impaciência no consumidor e não estimulam a permanência dentro do ambiente.

Mesmo que o internauta chegue a concluir a compra, tenha certeza que ela poderia ser melhor caso o tempo de carregamento permitisse que as páginas pudessem ser visualizadas com maior velocidade.

 

·         Ranqueamento no Google

O grande objetivo das lojas é ser localizada na primeira página de buscas do Google, pois quanto mais para trás, menor a chance de visitas no e-commerce.

Além do SEO, a velocidade de carregamento do site é um dos fatores que o Google leva em consideração para o ranqueamento da loja.

 

É como se o robô entendesse que quanto maior a demora, menor a chance de o consumidor gostar da página recomendada.

O próprio Google nos oferece uma média ideal de carregamento que gira em torno dos 3 segundos.

 

Ao pensarmos nessa métrica de medida, parece que 2 ou 3 segundos a mais não farão a diferença, mas já parou para pensar quantas vezes duvidou do 3G ou Wifi quando a página demorava para carregar?

 

Como melhorar a velocidade de carregamento do site?

 

Imagens pesadas são um dos maiores fatores que atrapalham no carregamento da loja.

Sim, devemos incluir imagens em alta qualidade, afinal, é a única maneira de o consumidor avaliar o produto, principalmente quando falamos em moda e acessórios.

 

Mas inserir imagens com tamanhos muito grande exige demais da internet, especialmente da internet móvel.

Por isso, certifique-se que a foto seja passada em um compressor de tamanho.

Evite muitos redirecionamentos, especialmente na migração de plataforma, pois também causa lentidão para concluir o carregamento.

 

Simples e prático, não faça uso de muitas instalações e processos que possam deixar seu site lento.

Pode até ficar bonito, mas se acabar com a praticidade, opte pela simplicidade.

São dicas simples que podem melhorar muito a velocidade de carregamento do site que com certeza farão a diferença e trarão bons impactos para os resultados do negócio.

 

Quer melhorar a sua loja, mas não sabe por onde começar? Podemos te ajudar!

Impacto de bons sites responsivos no e-commerce

 

Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil

 

 

 

 

 

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?