Já parou para pensar nos benefícios que a comunicação visual pode causar no seu e-commerce?
É através das cores e símbolos que várias mensagens são passadas aos clientes, que se alinham com o posicionamento da marca, o que contribui para resultados positivos.
Contudo, todo apelo visual precisa de um destaque em meio a multidão, e assim, chamar a atenção dos seus clientes em potencial.
É fundamental que seja atrativo e coerente com o posicionamento da marca.
Cada elemento visual pode ajudar seu e-commerce.
Saiba como!
O que é comunicação visual
De uma forma bem simples, a comunicação visual é qualquer maneira de comunicação por elementos visuais.
A partir do momento que a empresa lança campanhas audiovisuais ou materiais gráficos, é fundamental o uso de imagens e recursos visuais para que a mensagem seja passada.
No entanto, sempre que imagens são utilizadas para veicular informações, ela gera mais resultados positivos do que textos.
Isso acontece porque os textos precisam ser lidos e interpretados antes de causar reação ao consumidor.
Diferente das imagens que ao olhar, a imagem já é transmitida automaticamente.
Principais elementos da comunicação visual para e-commerce
Todos os elementos de uma comunicação visual, são constituídos de maneiras para que possamos analisar e compreender melhor o conjunto.
São chamados de elementos da comunicação visual para e-commerce o ponto, a linha, a forma, a cor, a escala e o movimento.
- Ponto: responsável por exercer o poder de atração, conduzindo o olhar para os elementos;
- Linha: torna visível o que ainda não pode ser visto, aumentando a sensação de direção;
- Forma: toda forma possui características específicas, tendo o quadrado ligado a honestidade, o triângulo a ação e o círculo a proteção;
- Cor: permite experiências visuais, onde o amarelo considera luz e calor, o vermelho emocional e o azul suavidade.
- Movimento: dinâmico e com o objetivo de criar imagens e formas de acordo com a materialização do homem.
Por que a comunicação visual é importante para o e-commerce
No e-commerce a comunicação visual auxilia na hora de estabelecer identidade visual, conquistar credibilidade e confiança.
Aumentando as vendas e o reconhecimento da marca no meio digital.
O setor online é muito concorrido e precisa de boas ferramentas e benefícios para ter uma comunicação visual bem feita.
E as ações estratégicas de e-mail marketing podem auxiliar em fixar a comunicação visual da marca na mente do cliente.
Conheça alguns deles:
#1 Reforçar os valores da empresa
Comunicar valores, crenças e objetivos da empresa junto a comunicação visual, é uma boa estratégia na hora de atrair e fidelizar clientes.
As informações têm potencial para influenciar esses consumidores
#2 Usabilidade
Permite facilitar para os usuários acessarem o seu site com mais precisão.
O seu objetivo é garantir boa interatividade sempre de olho se necessita de melhorias ou inovações que irão deixar as experiências dos usuários ainda melhores.
#3 Reconhecimento e diferenciação
Faz com que seus clientes consigam reconhecer o seu e-commerce, seja pela cor ou algum elemento em destaque.
Assim diferenciando sua marca dos concorrentes, e consequentemente efetivando uma compra e indicando seu produto ou serviço.
#4 Aumenta a credibilidade da marca
Uma comunicação visual bem feita, transmite a personalidade da marca, passando ao consumidor confiança.
Uma vez que ele perceba que se trata de uma marca idônea e de presença no mercado.
Impacto da comunicação visual no site do e-commerce
Considerada o ponto chave para atrair o olhar do público e transmitir informações de forma clara e objetiva!
Sendo uma ferramenta com grandes vantagens para o seu e-commerce, inclusive fazendo com que ele seja reconhecido e atraia potenciais clientes.
Quando desenvolvida de forma eficiente, ela é lembrada, é o que acontece com os restaurantes em gramado.
Por ser uma cidade aconchegante e que recebe a visita de muitos turistas, a sua comunicação visual fica por conta das luzes e imagens que realmente transmitem aconchego e romantismo.
De modo geral, a comunicação visual é necessária no meio digital e faz diferença para os e-commerces.
Isso porque ela ajuda a estabelecer uma identidade visual, conquistar credibilidade e confiança, e claro, aumentar vendas e reconhecimento da sua marca.
Se você pensa em planejar, realizar um diagnóstico ou ainda abrir o seu e-commerce, você pode conhecer o Doutor E-commerce.
Uma equipe pronta para te auxiliar em todas as etapas que antecedem um negócio de sucesso, inclusive a comunicação visual.
Deixe um Comentário