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O termo Mobile First deixou de ser tendência para se tornar uma realidade em 2017. O conceito já existe há alguns anos e é bem conhecido por desenvolvedores web, no entanto sua importância demorou um pouco para ser reconhecida e agora tem recebido mais atenção dos donos de e-commerce.

No ano passado, 18,8% das transações de compras efetuadas foram feitas através de dispositivos móveis e as compras online via mobile cresceram 6.300% desde 2011, segundo dados da Ebit. Otimizar o seu e-commerce para mobile é importantíssimo para obter os melhores resultados e proporcionar a melhor experiência aos consumidores.

O que é o Mobile First?

A ideia de Mobile First direciona o foco inicial do desenvolvimento de um site, seja um e-commerce ou não, aos dispositivos móveis e, em seguida, para os desktops. Isso quer dizer que o pensamento se inverteu. Existem cinco vezes mais celulares que PCs no mundo, então, se antes pensávamos em fazer um bom site para desktop e depois adaptá-lo para o mobile, agora a prioridade é fazer um site que funcione muito bem no smartphone ou tablet.

Por que otimizar meu e-commerce para mobile?

Nós olhamos para a tela do celular cerca de 150 vezes por dia. No Brasil, um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), e divulgado pela Folha em abril de 2016, indica que o número de smartphones em uso chegaria a 168 milhões de aparelhos em maio do mesmo ano. A pesquisa mostra também que esse número tende a crescer mais e mais, projetando um total de 236 milhões de smartphones em 2018.

Além disso, há algum tempo, o Google e demais mecanismos de busca mudaram seus algoritmos, passando a exigir sites responsivos. De forma simplificada, isso significa que os sites cujos layouts não se adaptam aos diferentes tamanhos de tela ficam em desvantagem em relação aos outros, perdendo posições nos rankings de busca. Se seu site não é encontrado, você não consegue alcançar o mais importante: vendas. Além disso, questões estruturais, como a hierarquia das informações e que podem afetar com quanta eficiência seu cliente consegue concluir uma compra fazem toda a diferença para a escolha ou não do seu e-commerce. Falaremos mais sobre isso a seguir.

Arquitetura da informação

A principal mudança ao pensarmos no desenvolvimento do projeto de um e-commerce com foco nos usuários de smartphones deve ser o layout do site ou, mais precisamente, a arquitetura da informação. A organização e a disposição das informações e do conteúdo do site devem priorizar a melhor experiência em telas de diferentes tamanhos.

91% dos usuários de smartphone buscam por informação enquanto estão no meio de outra tarefa, então toda a estrutura de menus e botões da versão mobile deve ser pensada baseada nesse fator, privilegiando o conforto e a facilidade de navegação pela loja online. A simplicidade e a navegação intuitiva são chaves de um e-commerce otimizado bem arquitetado.

Além do layout

Muito além do layout do seu e-commerce, toda sua estratégia digital, como mídias sociais, produção de conteúdo, marketing, ações de venda, aplicativos, deve ser pensada tendo como prioridade os dispositivos móveis. Afinal, o conceito de Mobile First deve englobar não somente o desenvolvimento dos sites, mas sim todo o planejamento, para seu e-commerce se tornar um negócio de sucesso.

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