Neste artigo vamos falar sobre algumas mentiras do e-commerce que seriam boas de mais para serem verdadeiras.
A desinformação causa grandes confusões e nos vendem sonhos bons demais para serem verdade.
O mercado de e-commerce, relativamente novo, ainda gera confusões, mentiras, para ser mais explícito que iludem muitos dos desinformados por ai.
Mentiras do e-commerce
Por isso que sempre digo que o primeiro passo para querer abrir uma loja online é se informar, se educar para o tal.
Claro que todo empreendedor quer surfar na onda do momento e aproveitar das grandes novidades que a tecnologia nos proporciona.
Mas, sem entender como todo o ecossistema funciona, podemos acabar caindo em falácias e mentiras comumente acreditadas, referente a esse mercado.
Algumas das mentiras disseminadas sobre o mercado de e-commerce parem incríveis e quem nos dera elas fossem verdades.
Porém, não é assim que o mercado anda e muito menos acreditando nelas que sua empresa vai conseguir ganhar dinheiro.
Renda passiva
É aquele pensamento do “vou colocar meu produto lá e eventualmente ele vai ser vendido”.
Não.
Abrir um e-commerce não é a mesma coisa que colocar um anúncio do seu tênis semi novo no Mercado Livre.
Você não pode encarar o negócio como uma venda ocasional.
Pense em lojas físicas.
Não basta abrir a loja e esperar que os clientes venham, principalmente quando ninguém conhece a sua empresa.
Competir no meio cibernético é como se você estivesse abrindo uma loja na rua mais movimentada e mais concorrida da cidade.
Se não mostrar que a sua loja e os seus produtos estão ali, ninguém vai entrar para comprar.
Bom, pelo menos não se você quiser ganhar dinheiro com isso.
O e-commerce não é preguiçoso, muito menos uma renda extra que entra ocasionalmente.
Eventualmente os clientes virão
Eles não vão vir.
Subir uma loja virtual é relativamente simples e até mesmo de graça, hoje em dia.
Existem diversas plataformas disponíveis no mercado que permitem que não exigem programadores ou designers e oferecem planos gratuitos.
Porém, quando a barreira para ingressar nesse mercado é baixa, significa que ele satura rapidamente.
Pode ser que não no seu segmento ainda não. Mas, tenha certeza que não falta muito.
A internet é um espaço sem fim. Literalmente, sem fim.
Quanto mais é criado, mais espaço tem. Quanto mais tem, maior é a distancia entre a sua loja e o seu consumidor.
Como comentei no item anterior, é como estar abrindo a sua loja na avenida mais cheia da cidade.
E sem divulgações = sem clientes.
Por isso que é importante ficar atento aos indicadores de desempenho do seu negócio. Você até pode sentir que está vendendo bem, mas pode ser que não.
Oferecer frete grátis é complicado
Na verdade não é não. Bom, pelo menos não para quem tem o negócio bem estruturado.
Existem mentiras dentro de mentiras nesse quesito.
Primeiro, não oferecer frete necessário não quer dizer que a loja não vai vender.
O frete grátis deve ser encarado como uma promoção, uma estratégia de marketing para aumento de conversão, e não como uma necessidade para seu e-commerce girar.
Principalmente quando você é uma loja iniciante e não tem grandes volumes de pedidos.
Não há poder de barganha para poder negociar preços e condições.
Por isso, a opção de frete grátis deve ser usada com cautela e bem planejada.
Os custos para abrir um e-commerce são menores do que loja física
Quem me dera.
Essa é uma das mentias do e-commerce mais comuns que ouvimos falar.
Tudo bem que você não precisa de um espaço físico para a loja em si, mas investimentos pesados são necessários para a abertura do e-commerce.
Independente se sua loja é online, você ainda precisa de estoque de produtos.
Os consumidores não gostam de esperar longos períodos de tempo para ter o produto adquirido em mãos.
Sistemas, equipe, marketing, logística… tudo tem um custo.
Então, se alguém disser para você que abrir um negócio virtual é mais barato do que o online, pode ter certeza que não é verdade.
Acredito que todo empreendedor de e-commerce adoraria que realmente fosse mais barato.
Consigo tocar meu e-commerce sozinho
Não vou dizer que é impossível, mas vai ser difícil se você quer fazer seu negócio crescer.
Durante a minha jornada como consultor de e-commerce, já encontre muitas pessoas que queriam tocar o negócio sem equipe.
Quem diz que é possível ter uma operação grande de e-commerce, tocando o negócio sozinho, pode ter certeza que ou é mentira ou o nível de estresse está no máximo possível.
A grande questão é que tocar um e-commerce não se restringe a embalar o produto e enviá-lo ao consumidor.
Entre fotos, cadastro de produtos, descrição, SEO, plataforma, estoque, pedidos, logística, exige muito trabalho.
No começo pode ser que você consiga segurar tudo sem uma equipe.
Porém, a partir do momento em que você quer fazer seu negócio expandir, não dá para ficar sozinho.
Fique atento
O e-commerce é um mercado em crescimento e ainda tem muito potencial.
Não é a toa que existem muitas pessoas interessadas em ingressar nesse ramo e adaptarem suas lojas físicas ou mesmo começarem uma online.
Estudar sobre o mercado e sobre o assunto, te deixa imune das mentiras espalhadas.
Além de te deixar mais preparado para enfrentar os obstáculos que esse mercado coloca.
Fique atento à informações e promessas que parecem fáceis demais. Cuidado com as mentiras do e-commerce.
Mas, não tenha dúvidas que algumas delas bem que gostaríamos que fossem verdade.
Afinal, abrir e gerir um e-commerce não é nada fácil. Não significa dinheiro sem esforço muito menos baixo investimento.
Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil
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