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Neste vídeo, Thiago Sarraf fala sobre o que é taxa de conversão, que foi uma das perguntas que ele ouviu em um webinar que fez.
Confira aqui o Vídeo na íntegra sobre o tema: O que é taxa de conversão?

A seguir, um resumo do que foi abordado no vídeo O que é taxa de conversão:

Existe uma preocupação como formador, como profissional, professor, de realmente repassar conhecimento e informar as pessoas.
Capacitar e poder contribuir com o conteúdo de qualidade e muitas vezes as pessoas acabam esquecendo sobre a introdução do tema e vão comentando, comentando, comentando, sem explicar o que de fato são as coisas e, por incrível que pareça, nesse webinar ele estava falando sobre taxa conversão e muitos não sabiam o que era.
Como para ele é uma coisa introdutória e é do seu dia a dia, esqueceu que aquelas pessoas do webinar,  não tinham ouvido ainda a definição. Então em homenagem aos participantes, ele fez um vídeo, e está aqui a prova, gravou um vídeo sobre taxa de conversão.
A taxa de conversão é uma métrica. Muito utilizada no e-commerce, dividindo o número de pedidos pelo número de visitantes da sua loja virtual, o resultado, é taxa de conversão. Ela é muito importante em uma análise de campanha. Seja na estratégia de marketing e ou publicidade online, além de ser também uma métrica do seu e-commerce em pedidos de venda.
 
O objetivo é medir a taxa conversão.  Entender qual o resultado real que tem sido gerado por uma dessas estratégias (campanhas), ou a venda do seu e-commerce, quantidade de pedidos.
Para calcular a taxa conversão, pega o número de conversões obtidas no site (quantidade de pedidos) e dividir pelo número de sessões que a loja obteve (esse número pode ser pego direto do Google Analytics), e chegamos no fator de conversão.
Então se uma loja tem 20.890 sessões e 720 conversões, pegamos 720 e dividimos por 20.890, assim obtemos o índice de taxa de conversão, que seria de 3,4%.
  • Sessões: 20.890
  • Pedidos: 720
  • Taxa de Conversão: 720/20.890 = 3,4%
Essa é uma métrica de acompanhamento de um e-commerce. E é muito importante você ter ciência de como calcular ela. O índice médio da taxa de conversão do e-commerce hoje, medido também pela Hitiwise, um instituto que acompanha algumas pesquisas, é de 1,65% de taxa de conversão no e-commerce brasileiro. Então neste exemplo dado a taxa de conversão está excelente.

Como saber se a minha taxa de conversão está boa?

Essa taxa sofre também de acordo com o segmento de atuação que o e-commerce atua.
Seja calçados, roupas ou moda temos um índice menor de conversão, diferente de pneu que tem uma taxa maior, e em outros segmentos esse índice tende a ser até maior. É importante sempre olhar a média de mercado e olhar o histórico do seu segmento de atuação, esse você vai obtendo conforme o tempo.
Essa era a preocupação de falar sobre o que que seria a taxa conversão. Para você entender de fato o que ela é e como que ela é calculada principalmente. Você pode fazer esse cálculo da forma geral no teu site, ou fazer ela por midia. Pegue uma quantidade de visitas do Google AdWords, também as conversões obtidas por ele e divida com as conversões do Google Adwords pelo número de visitas, chegamos na taxa de conversão. Se esse índice for maior do que a média do teu site, quer dizer que ele está puxando para cima e a gente precisa descobrir qual canal de venda está puxando para baixo a sua média, e atuar nele, trabalhar nele para poder melhorar essa taxa de conversão e subir o volume de vendas que você tem dentro do seu negócio.
Esse é o ponto mais importante para você trabalhar, descobrir um número e mapeando que ele pode trazer de bom ou ruim para o seu negócio. Neste vídeo Sarraf trouxe um conteúdo rápido, mais dinâmico,  explicando exatamente o que é taxa de conversão para e-commerce.
Se ficou com alguma dúvida comente aqui, ou mande um e-mail para contato@thiagosarraf.com.br.
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