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Neste artigo, vamos entender alguns dos motivos importantes em utilizar um ERP na gestão do e-commerce.

 

Empreender no universo online é um caminho bastante comum para o nosso tempo.

Nos últimos anos, o crescimento do e-commerce ocorreu de uma maneira exponencial e para ambos os lados: lojistas e consumidores.

 

Mas para acompanhar a dinâmica das vendas online, é preciso contar com ferramentas de tecnologia que auxiliam o seller a manter a organização do negócio, e também proporcionam uma melhor experiência de compra ao consumidor.

 

O que é um ERP?

ERP na gestão do e-commerce

 

O Enterprise Resource Planning, ou simplesmente ERP, é um sistema que oferece fácil acessibilidade para gerir os dados de uma empresa de uma maneira mais integrada e confiável.

 

Isso porque é um método completo de gestão que tem como objetivo principal integrar os processos dentro de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

Ter um sistema integrado auxilia gestores nas demandas de informações, reduzindo custos e melhorando a qualidade dos processos.

 

Quais as principais funcionalidades do ERP na gestão do e-commerce?

Uma gestão unificada por si só já é importante para manter a organização integrada e escalonar os negócios online, mas as principais funcionalidades do sistema de gestão ERP são auxiliar em diferentes setores como:

  • Faturamento;
  • Financeiro;
  • Compras;
  • Estoque;
  • Gestão de Vendas;
  • Integração com E-commerces;
  • Cadastro de Clientes e fornecedores;
  • Controle fiscal;

 

Para vender mais online é preciso contar com uma organização interna efetiva.

Os benefícios da ferramenta também são interligados entre si, já que um ERP faz com que os setores da empresa fiquem sincronizados e auxiliem na gestão e no processo de vendas.

 

E quais as principais vantagens?

ERP na gestão do e-commerce

 

Interligar os setores do negócio é muito importante para que o gestor possa se preocupar com as estratégias de venda e deixe o ERP fazer as sincronizações entre vendas, estoque, emissão de notas e logística.

 

O ERP permite que o empreendedor gerencie o seu negócio com segurança, facilidade, agilidade e eficiência.

Separamos algumas outras vantagens interessantes:

 

  • Torna os processos mais organizados: Para vender em múltiplos canais, é preciso que os processos internos de cadastros, compras, vendas, estoque e entrega estejam alinhados. Com um ERP integrado, é possível manter a organização de um sistema único e ainda contar com integrações aos marketplaces e parceiros logísticos. Mesmo quando as vendas são de clientes diferentes em canais diferentes, o sistema financeiro, emissor de notas e boletos permanece com a mesma informação e realiza esses processos de forma automatizada.

 

  • Possibilita a análise de resultados: O ERP online atualiza as informações de vendas e mantém o empreendedor informado com relatórios de resultados, estoque, clientes, e outras informações.

 

  • Integrações: Além da integração interna, outra parte importante é a integração aos marketplaces que o sistema gera, facilitando vendas e ampliando o campo comercial.

 

  • Mobilidade: Com um ERP online e em nuvem é possível acessar o sistema em qualquer lugar e de qualquer dispositivo. No nosso tempo, é fundamental que a empresa não fique presa a sistemas fixos em um local específico. Com uma plataforma cloud computing (sistema em nuvem), o trabalho se torna possível em qualquer lugar, a partir de qualquer dispositivo móvel. A segurança também é maior porque a criptografia dos dados, e inclusive os backups são feitos automaticamente.

 

  • Economia: Além do baixo custo da mensalidade do sistema ERP, a economia também se dá na otimização de equipe administrativa, já que os processos tornam-se mais automatizados e menor necessidade de mão de obra.

 

Integração e Organização

O sistema de gestão é uma ferramenta para facilitar o trabalho do dia a dia e dar ao empreendedor uma visão mais ampla sobre o seu negócio, e seu mercado.

 

A gestão também pode ser feita de forma manual, porém, com a amplitude de vendas que o e-commerce permite, rapidamente o negócio passa a escalonar as vendas e acaba se tornando cada vez mais complicado manter o negócio organizado sem o auxílio de um ERP.

 

A reputação do negócio online se dá com base na experiência do usuário, e por isso, é preciso pensar desde a pesquisa no site ou canal e vendas, até a sincronização de estoque e entrega para que o consumidor receba o seu produto dentro do prazo estimado e com uma boa experiência.

 

Quanto mais integrado for o seu negócio, mais amplas se tornam as chances de venda em canais variados, permitindo vendas concomitantes, sem perder a organização do negócio.

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