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Neste artigo vamos falar sobre preço de venda para diferentes plataformas.

A definição de preço de um produto é uma das grandes decisões que precisam ser feitas, pois afeta quase todos os aspectos do seu negócio.

O preço de venda é um fator decisivo em todo o fluxo de caixa, margens de lucro e quais despesas são necessárias cobrir.

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E a definição do preço de venda ainda causa dúvidas nos lojistas, especialmente quando o produto é colocado à venda em diversos canais.

Existem muitos fatores a serem considerados ao estabelecer o preço de venda de um produto, e eles podem sim variar de plataforma para plataforma, pois os fatores não são exatamente os mesmos.

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Um preço muito abaixo do mercado pode gerar desconfiança, e pelo contrário do que se acredita, nem sempre estimula maior número de vendas.

Um preço muito acima, não é atraente e instiga seus consumidores a procurarem a concorrência com preços melhores.

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O preço é sim uma grande estratégia de vendas que tem influência no desempenho da sua loja e um exercício de má precificação pode resultar em baixar taxas de conversão ou até mesmo prejuízo.

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COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA PARA DIFERENTES PLATAFORMAS

Ao calcular o preço de venda de um produto, muitos lojistas caem em um poço sem fundo ao procurarem métodos de estabelecer o preço, pois a precificação engloba tudo do seu negócio, desde quesitos Operacional, Marketing, Embalagens e Entrega tem que ser inclusos na conta.

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Sim, tudo isso e todos os gastos que envolvem o empreendedor colocar aquele produto à venda e disponibilizá-lo até a casa do consumidor.

A soma de todos esses fatores, sem esquecer do lucro, porque o e-commerce tem que render dinheiro, é o que vai resultar no preço de venda final.

E também é preciso observar a média do mercado, para entender se o seu preço está brigando com a concorrência.

O preço de venda para diferentes plataformas deve ser levado em considerações os gastos de cada meio de venda e os investimentos necessários.

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preço de venda para diferentes plataformas

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Porém, observar o preço da concorrência não significa que o preço tenha que ser o mesmo.

A pior decisão na hora de estabelecer o preço de venda do produto é copiar o preço de venda alheio.

Afinal, não se sabe quais contas foram feitas para chegar a aquele preço, nem se as contas foram feitas.

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Além dos custos “pessoais”, digamos assim.

O custo operacional do seu e-commerce que está começando agra não será o mesmo da grande rede. Nem mesmo as taxas de intermediários de pagamento, ou investimento em marketing.

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Estabelecer o preço do produto não significa que este valor precisa ser o mesmo para sempre.

Taxas mudam, preço de compra sofrem alterações e tudo é volátil quando o assunto é dinheiro.

Por isso, não tenha medo de fazer alterações no preço do produto caso ele não esteja performando tão bem quanto o esperado.

Acesse a planilha de precificação para entender como funciona a definição de preço para diferentes plataformas.

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O PREÇO DO MARKETPLACE É DIFERENTE DA LOJA PRÓPRIA?

Muitas vezes sim.

A grande vantagem do marketplace, além de ter um fluxo constante de visitantes, é que não há gastos com questão de fraude e pagamento, pois o próprio marketplace cobre estes quesitos.

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Assista ao vídeo sobre como precificar os produtos para maketplace.

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Bem como o investimento em marketing necessário é muito menor do que na loja própria.

E mesmo apesar da comissão que cada marketplace cobra, os custos acabam sendo menores do que anunciar na loja própria, ou vice e versa.

Por isso não é incomum observar produtos que possuem preços diferentes de acordo com o canal de compras.

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CONCLUSÃO

A diferença dos preços em plataformas diferentes não é algo com o que o lojista tenha que se preocupar, e nem o consumidor.

É preciso fazer a precificação correta dos produtos para que as vendas sejam maximizadas, pois preços abaixo do mercado tanto quanto preços acima, podem não resultar em conversões tão boas quanto esperadas.

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Fazendo o exercício correto da precificação fica mais fácil aplicar promoções como descontos, frete grátis ou fixo e em grandes datas promocionais como a Black Friday.

Pois, dessa forma é possível saber onde investimentos podem ser reduzidos ou aumentados para que o saldo no final do mês seja positivo.

Afinal, ninguém quer pagar para vender.

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