Doutor E-commerce –

O live e-commerce é uma categoria de vendas que vem crescendo de forma impressionante, principalmente, por ter sido uma alternativa às vendas durante o lockdown ocasionado pela pandemia de Covid-19.

 

Esse formato de vendas, que também é chamado de live de venda e shop streaming, tem se popularizado em diversos países e tem chegado ao Brasil com resultados surpreendentes para os seus adeptos.

 

Explicando o live e-commerce

Havia um formato de comercialização, por meio da mídia audiovisual, que era popular na televisão na década de 1990, mas caiu em desuso pela falta de interação entre empresas e consumidores.

 

No entanto, essas lives de venda caíram nas graças da população, com o advento do isolamento social, isso pelo fato de que muitos indivíduos passam a maior parte do seu dia nas redes sociais, consumindo principalmente vídeos.

O live e-commerce é uma evolução do modelo de vendas normal, quase como uma churrasqueira gourmet moderna em comparação com os outros modos de comercializar produtos, que perto dessa forma de comércio, seriam como fogueiras antiquadas.

 

Seu grande diferencial está no formato, no qual o cliente pode realizar compras e ver como os produtos funcionam no conforto e na praticidade de seus lares.

 

Além disso, ele pode interagir com a empresa, diferente do que ocorria no modelo televisivo. Visto que no live e-commerce, o consumidor pode:

  • Tirar dúvidas;
  • Conversar com o vendedor;
  • Debater com outros consumidores;
  • Ver como o produto funciona na prática.

 

No entanto, é importante entender bem seu funcionamento, para que ele seja utilizado de forma simples para as empresas e de modo acessível para os clientes.

 

Como funciona uma live de vendas?

Esse tipo de evento, que funciona de forma remota, é voltado para a venda de produtos, assim como acontecia na televisão aberta em anos anteriores.

 

Dito isso, basta pensar que assim como uma fabrica de chaveiros, o live e-commerce pode abrir diversas portas e gerar novas oportunidades para um empreendimento.

No entanto, existem mudanças cruciais nesse modelo, a exemplo da possibilidade de presença de um influenciador na live.

 

Esse indivíduo, quando bem relacionado ao ramo da empresa que está realizando a live, pode ajudar a fidelizar o cliente, uma vez que o consumidor pode ver a avaliação de um produto por meio de uma pessoa que realmente o testou.

 

Além disso, a flexibilidade de formatos, podendo ocorrer em diversas redes sociais ou em plataformas de streaming próprias, garante que a marca possa explorar a melhor abordagem para o seu público.

Há também o fator entretenimento nesses eventos, onde muitas empresas que utilizam o live e-commerce não apenas vendem durante as lives, mas também trazem divertimento ao público.

 

São comuns shows com músicos e a presença de celebridades que além de promoverem um certo nível de lazer, também podem ser convidados a utilizar os produtos e os serviços da empresa e avaliá-los ao vivo.

 

Por exemplo, um empreendimento que comercializa uma camiseta personalizada formatura pode trazer um influenciador jovem, que esteja perto de se formar, para experimentar a camisa e falar um pouco da sua experiência com ela.

Todas essas ações ajudam a humanizar o evento de vendas e a alavancar a comercialização de produtos e serviços oferecidos por uma empresa, além de gerar identificação do público, caso haja uma celebridade ou um influenciador.

 

Os benefícios do live e-commerce

live e-commerce

 

Com isso em mente, no próximo tópico serão tratados os benefícios do live e-commerce e de que maneira ele pode ser utilizado por uma empresa, independente do ramo em que ela atua.

 

1- Flexibilidade

O primeiro ponto benéfico do live e-commerce é a sua flexibilidade, como dito anteriormente, ele pode ser realizado em qualquer plataforma, mas também é importante salientar que podem ser explorados diferentes formatos.

 

Por exemplo, uma confeitaria pode realizar uma live com um tutorial de algumas receitas simples que os seus clientes podem realizar em casa.

 

Já uma empresa que trabalha com manutenção ar condicionado residencial pode realizar uma live com um especialistas da área, explicitando seus benefícios e sanando as principais dúvidas sobre o assunto.

Essa versatilidade é positiva, já que pode ser explorada por empresas de diferentes nichos, bastando adaptar seu conteúdo.

 

2- Interatividade

live e-commerce

 

Um segundo ponto positivo desse evento de vendas é a interatividade. Um fator que as vendas online perderam com a mecanização do comércio foi o fator humano, o contato do cliente com o vendedor.

Essa conexão é importante, pois ajuda o cliente a tomar decisões e a receber informações que vão além das instruções do produto.

 

O live e-commerce permite que o possível comprador tenha contato não só com o ítem desejado, mas também proporciona a troca de informações entre a empresa e o cliente.

Nesse formato, um vendedor pode auxiliar o consumidor a realizar a melhor compra, dar dicas e comparar produtos, mesmo sem o contato cara a cara entre os dois indivíduos.

 

Por exemplo, um cliente interessado em brindes para eventos corporativos não vai precisar vagar sozinho por um site ou sair do conforto de sua casa para comprar esses itens, ele pode receber sugestões e tirar dúvidas durante uma live de vendas.

 

3- Captação de leads

Esse contato entre empresa e consumidor leva à terceira vantagem do live e-commerce, a possibilidade de captação de leads.

 

Os leads são conhecidos pelos profissionais do marketing como clientes em potencial.

São aquelas pessoas que passam na loja “dando apenas uma olhadinha”, mas que com o apelo certo, podem se tornar clientes fiéis da marca.

O live e-commerce pode aumentar a conversão de leads em consumidores de um produto ou serviço justamente pela sua presença em um importante espaço da vida cotidiana das pessoas: a internet.

 

Muitas vezes, alguém passando só para ver ou com uma dúvida pequena para ser solucionada acaba sendo convencido a comprar por causa desses eventos de venda.

 

4- Venda virtual

A última e provavelmente a mais frutífera das vantagens dessa modalidade de vendas virtual é a facilidade do cliente realizar uma compra instantânea.

A tomada de decisões do consumidor é crucial para o empreendimento e essa ação sofreu mudanças quando passou para o formato online.

 

Isso ocorreu, principalmente, pelo fato de que o clientes podem deixar ítens “no carrinho”, o que adia a realização da transação e pior pode fazer com que ela nunca aconteça.

 

O live e-commerce, pelo contrário, garante que as vendas sejam realizadas durante o espaço de tempo em que o evento ocorre, seja por meio de promoções-relâmpago ou da oferta de cupons limitados.

 

Além disso, essa oferta de bonificações durante as lives ajuda a aumentar a quantidade de espectadores, o que pode acarretar em novos leads, aumentando exponencialmente o sucesso da marca.

 

Dicas para a realização de lives de venda

Vistas as suas vantagens, a seguir serão mostradas algumas dicas para a realização de uma ótima live, que gere renda para uma empresa.

A primeira e maior dica para realizar uma live de sucesso é planejá-la com antecedência. Assim como ocorre na arquitetura, a organização e a definição de um planejamento do que vai ser feito é essencial para o sucesso da construção.

 

É importante, por exemplo, ao construir uma sala planejada apartamento, verificar se a estrutura e as ferramentas que se tem são suficientes para que a obra ocorra. Uma live de vendas se comporta do mesmo jeito.

Por exemplo, se as ferramentas de áudio utilizadas na live forem de baixa qualidade e o público não puder entender o que está sendo dito, poucas pessoas a assistirem.

 

Um outro ponto importante a se pensar é nas câmeras que serão utilizadas para a transmissão das lives.

Se forem utilizados telefones, é crucial que seja confirmada a qualidade da imagem. Já no caso da utilização de câmeras, a atenção deve ser dada ao foco da filmadora que está sendo utilizada.

 

Assim, é primordial planejar o evento com antecedência. A logística que envolve o live e-commerce pode ser simples, mas deve ser muito bem construída para evitar problemas.

Uma outra dica é garantir uma boa iluminação do local em que a live será realizada.

 

Se o local do evento for uma sala com uma janela que tem uma persiana horizontal 2 metros, é importante posicionar essa cortina de forma a garantir que a imagem captada pela câmera seja nítida e bem iluminada.

Lugares com iluminação natural são uma boa opção para a realização dessas lives.

Porém, é preciso atenção aos horários em que serão feitos esses eventos, de forma a garantir que a visualização da live não seja prejudicada com a mudança de luz.

 

Assim, se um evento ocorre no fim da tarde, é necessária atenção em relação à luz do ambiente, e dar preferência a eventos durante períodos claros do dia, como a manhã.

Caso não haja essa possibilidade, o uso de luzes artificiais pode ajudar a garantir uma boa execução do live e-commerce.

 

Por fim, é primordial que o conteúdo dos eventos de venda on-line sempre tenham como foco o seu consumidor e planejem suas estratégias se baseando nele.

Conhecer bem o público de uma marca é um fundamental, pois assim é possível criar o conteúdo baseado nos tópicos que já são familiares à audiência.

 

Ademais, construir um roteiro do que será falado ajuda a manter a fluidez do evento e deixará os consumidores envolvidos com a temática.

 

Considerações finais

Não existe uma fórmula secreta que garanta o sucesso do live e-commerce.

Porém, tal qual uma etiqueta tag personalizada, a criação de eventos voltados para a venda deve levar em consideração os indivíduos que os consumiram.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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