Saiba expandir sua loja física para uma virtual.
Hoje ter apenas loja física já não é o suficiente, por isso empresas dos mais variados segmentos cada vez mais aparecem online para continuarem vendendo mesmo em tempos de crise.
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As chamadas lojas híbridas (físicas e virtuais) são realidade no mercado atual e o motivo é muito simples.
Pense bem, quando alguém vai montar uma loja, o ideal é que as instalações sejam em local movimentado, frequentado por bastante gente como shoppings, mercado, grandes centros, dentre outros.
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Ainda tendo isso mente, além da loja física que busca praças movimentadas, há também a internet, que conta com milhares de usuários diariamente.
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Loja física para loja virtual
Existem muitas pessoas interessadas nas compras online por tantos benefícios que esse meio pode trazer, por isso se você deseja se atualizar e ainda aumentar suas vendas veio ao post certo.
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Quer saber como expandir sua loja física para uma loja virtual de sucesso e aumentar suas vendas significativamente em pouco tempo? Continue lendo este conteúdo e descubra!
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Saiba da utilidade de seu produto
Essa é uma dica muito importante, basicamente, é preciso ter total certeza de qual mercado seu produto fará parte e como ele chegará até aquele público.
Por exemplo, um e-commerce que vende produtos de saúde bucal como aparelho dental transparente, já sabe que faz parte do ramo odontológico e quem procura por ele são pessoas relacionadas à área da saúde.
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Há também a possibilidade dessas pessoas serem consumidoras finais e estarem procurando por produtos relacionados a clareamento dental preço ou mesmo um plano dental e por aí vai.
O mesmo acontece com quem vende produtos de cabelo.
O vendedor sabe que seus produtos devem alcançar as pessoas interessadas em cuidar dos cabelos ou até mesmo cabeleireiros que atendam essas pessoas.
O que esses exemplos querem dizer é que você deve conhecer seu mercado e produto e quais desdobramentos eles podem sofrer.
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Conheça sua concorrência
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Pesquise sobre a concorrência antes de abrir o seu e-commerce, isso vai te dar um norte.
Faça pesquisas que seus potenciais clientes provavelmente fariam para encontrar o produto que você vende e se os resultados foram expressivos, você já sabe que tem que adaptar e trazer aquilo ao seu nicho.
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Basear-se nos concorrentes fará com que seu e-commerce evite erros, para isso, faça:
- Pesquisa na página dos principais concorrentes;
- Busca sobre seus produtos;
- Confira seus prazos;
- Veja como eles tratam os clientes;
- Dentre outros.
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Crie uma mecânica de envio
As pessoas compram pela internet porque não querem pegar metrô, ônibus ou mesmo enfrentar o trânsito de carro, ou seja: buscam por praticidade e comodidade.
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Sendo assim, a forma em que você envia seus produtos e também a data de chegada deles influenciam diretamente na experiência de compra do seu cliente.
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Por isso, ao criar uma mecânica de envio eficiente, procure por:
- Transportadoras que tenham cobertura a nível Brasil;
- Fornecedores de embalagens de qualidade;
- Empresas que trabalham com curto prazo;
- Preço do transporte;
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Tenha uma boa política de devolução
Pense assim: se o cliente está devolvendo o produto algo já deu errado na sua experiência de compra, então você precisa reduzir esse impacto negativo.
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Por isso, a política de devolução precisa ser eficiente, detalhada e prática.
De modo que se houver a necessidade de retorno da mercadoria, seus clientes podem encontrar com facilidade o que precisam e saber quais são os critérios para que o retorno seja aceito.
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Tire fotos reais do produto
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A compra online não tem o tato e nem o olfato, por isso o visual faz toda a diferença e deve ser priorizado.
Tire foto dos produtos que você realmente vende por diferentes ângulos e não pegue imagens na internet mesmo que elas sejam idênticas à sua mercadoria.
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Se for o caso, use o fundo branco de uma parede mesmo e faça edições mínimas a fim de corrigir algumas “poluições” na imagem.
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Faça descrições de todos os produtos
Usando um dos exemplos acima, caso seja um e-commerce relacionado à saúde bucal, crie uma descrição completa do que é vendido e também sobre “dúvidas extras” que podem surgir ao longo da busca.
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Por exemplo, caso seja algum equipamento para tratamento de canal, fale brevemente também sobre preço, como funciona e por aí vai.
Descrições assim são importantes pois são mais convincentes e passam ao público o “motivo” do que é vendido custar aquele valor, sua utilidade e demais características.
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Redes Sociais
As redes sociais facilitam as conexões entre pessoas, organizações e grupos que possuem interesses em comum.
Por ser um ambiente de proximidade virtual, você pode utilizar isso a seu favor, divulgando informações sobre o seu negócio, como seus produtos e serviços, por exemplo.
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Vale também investir em um espaço para perguntas e respostas, aproveitando os recursos que as redes sociais disponibilizam.
Isso fará com que a experiência do seu cliente seja ainda mais positiva pois disponibilizará mais meios de contato para que ele possa ser ouvido e atendido.
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Tráfego Pago
O tráfego pago é uma forma de aquisição de visitantes através de anúncios publicitários em plataformas, como o Google, Facebook ou Instagram por exemplo.
Se você investir em criações de sites, blogs, lojas virtuais etc e não tiver um tráfego bom, de nada adiantará tanto esforço pois ninguém estará vendo as suas ações e terá todo um trabalho e tempo perdido.
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O investimento em tráfego pago pode ser um grande aliado para que você conquiste um número maior de visitantes em suas páginas, tornando seu negócio e sua marca mais conhecidos.
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É hora de bombar o seu e-commerce
Neste conteúdo você descobriu um pouco mais sobre lojas virtuais e como elas podem funcionar com eficiência juntamente de lojas físicas.
Além disso conferiu também 8 dicas práticas e aplicáveis que certamente farão o seu e-commerce vender mais e de quebra conquistar a confiança dos clientes!
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Então, não perca tempo! Comece hoje mesmo a aplicar essas 8 dicas e leve a sua loja virtual ao próximo nível.
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Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto
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