Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Loja Integrada é uma plataforma de criação e gestão de lojas virtuais para pequenas empresas e empreendedores. Dentre as suas principais vantagens estão planos gratuitos ou bem acessíveis, design responsivo, temas prontos, disponibilidade de personalização e integração com outras aplicações.

 

Loja Integrada é uma oportunidade para pequenos e médios lojistas criarem e-commerces e expandir seu negócio para a web.

Por meio da plataforma já foram criadas quase 1 milhão de lojas virtuais, vendidos mais de 20 milhões de produtos e gerados mais de 12 bilhões de reais em vendas, segundo dados da própria empresa.

Nada mal, não é mesmo?

 

O comércio eletrônico brasileiro possui crescimento gradativo desde os primeiros registros de análise.

Para 2022 a expectativa é alta e prevê um crescimento na casa de 10% e faturamento acima de 100 bilhões de reais.

 

Em 2020 chegamos a representar 11% do varejo total, contra 4% em 2019 e projetado acima de 20% em 2022. Tem muita água para rolar.

O e-commerce é, portanto, uma grande oportunidade para empreender mesmo em tempos de crise e reestruturação econômica. É a grande revolução do varejo desde o surgimento dele há mais de 5 mil anos.

 

Quem é a Loja Integrada?

loja integrada

 

Fundada em Novembro de 2011 com uma visão bem revolucionaria, democratizar o e-commerce brasileiro com uma solução simples, fácil e totalmente integrada com aquilo que precisa.

Já em Novembro de 2013 ela foi adquirida pela Vtex, fazendo parte do maior grupo de plataformas de e-commerce do Brasil.

 

Poucos anos depois, juntou forças com a aquisição da Xtech via Vtex, atendendo os lojistas de entrada.

Isso em Dezembro de 2017. Mas, essa não teve o final feliz da Loja Integrada, foi descontinuada por limitações e problemas de estabilidade nas BlackFridays no final de 2019 e começo de 2020.

Mas aqui vamos falar só da LI (loja integrada).

 

Como você se interessou por esse assunto, imagino que já esteja praticamente convencido (a) de montar a sua loja virtual, certo? Então:

 

Como a Loja Integrada pode ajudar com meu e-commerce?

Segundo dados do próprio site da Loja Integrada, a plataforma de e-commerce já foi utilizada na criação de mais de 500.000 lojas, gerando cerca de 8.300.000 vendas e quase R$ 500.000.000 em receita para os empreendedores.

 

Outro fato curioso é que ela tem mais de 40.000 lojas novas criadas todos os meses.

Vale lembrar que a Loja Integrada funciona no sistema de SaaS (Software as a Service).Ou seja, o valor do plano escolhido é debitado mensalmente, no modelo de assinatura.

 

E não são cobradas taxas e comissões sobre transações realizadas na loja.

Separamos alguns diferenciais competitivos da plataforma como um resumão.

 

Assim você já pode prosseguir seu projeto com algumas informações básicas sobre a Loja Integrada:

  • Não são cobradas comissões sobre as transações realizadas na loja (muitas cobram!)
  • O e-commerce pode ter o domínio próprio da empresa
  • O layout é personalizável para se adequar a identidade visual da sua marca (fora a loja de temas)
  • Não é necessário qualquer download ou instalação. Tudo está salvo na nuvem.
  • Integração com Mercado Livre e outros diversos Marketplaces (através de soluções de integradores!)
  • Variadas opções de pagamento para seu cliente (apenas subadquirentes, como PagSeguro, MercadoPago, etc.)
  • Uma opção de plano grátis

loja integrada

 

Continue lendo nosso conteúdo para entender em detalhes porque a Loja Integrada pode ser útil ao seu negócio digital. Neste post, vamos abordar os seguintes temas:

  1. Loja Integrada é confiável?
  2. Planos Loja Integrada
  3. Como funciona a Loja Integrada
  4. Funcionalidades da Loja Integrada
  5. Temas Loja Integrada
  6. Suporte Loja Integrada
  7. Conclusão

 

Importante: Caso esteja considerando abrir um e-commerce, é fundamental estudar o mercado digital e todas suas possibilidades antes de começar o seu projeto.

 

Monte um bom planejamento e estabeleça metas e prazos antes de iniciar.

Separamos um conteúdo complementar sobre Planejamento para te ajudar, uma Playlist no canal do Thiago Sarraf

 

 

Loja Integrada é confiável?

A Loja Integrada faz parte da Vtex desde 2013, quando foi comprada por R$10 milhões.

A Vtex é uma gigante do mundo do e-commerce, presente em mais de 20 países e desde 2021 está listada na Bolsa de Valores de Nova York, com um valor de mercado de aproximadamente U$ 4bi.

 

Tem um portfólio de clientes que inclui Coca-Cola, Boticário, Brastemp, Avon, entre outros. Todo esse background passa confiança na plataforma e em seus eventuais aperfeiçoamentos.

Temos o estudo do Comparativo de Plataformas de Entrada (confira todos os materiais aqui).

Mas, críticas são encontradas no site Reclame Aqui.

 

As principais reclamações são referentes a queda no servidor e problemas com ausência de suporte (Não há atendimento para usuários da Loja Integrada Grátis e nem atendimento telefônico, apenas chat ou chamado).

No estudo do Comparativo de Plataformas você irá encontrar muito mais conteúdo falando sobre ela e suas concorrentes, realmente vale a pena conferir.

 

Planos Loja Integrada

loja integrada

 

A Loja Integrada é uma plataforma de bom custo-benefício para pequenas e médias empresas porque seus planos possuem preços acessíveis e adaptados para o tamanho do e-commerce.

Mas na consultoria, utilizamos muito ela para o modelo MVP (produto viável mínimo), conceito para validar uma ideia de um projeto antes de começar ele por completo.

 

Principalmente para grandes empresas que ainda possuem dúvidas no modelo online de negócio.

Na consultoria, estamos obtendo excelentes resultados, não só validando a ideia, mas conseguindo seguir com a solução além da fase inicial, pela sua praticidade e simplicidade de operação.

Viabilizando bastante o custo e deixando o cliente colocar dinheiro onde de fato deve colocar no começo, Estoque e Marketing!

 

Atualmente, o modelo de negócio da plataforma se baseia em 4 planos PRO pagos e 1 gratuito. Confira os planos aqui.

Além disso, somos parceiros e temos uma URL de afiliado! Confira benefícios exclusivos.

https://app.lojaintegrada.com.br/public/assinar?utm_source=partners&utm_campaign=31

 

O plano grátis permite o cadastro de até 50 produtos e suporta acessos mensais de 5.000 usuários.

As restrições da plataforma grátis vão desde menos opções de pagamento na loja (não está disponível boleto bancário e depósito em conta, por exemplo), até suporte e ferramentas de gestão do e-commerce.

 

A diferença entre os planos pagos se dá pela quantidade de produtos cadastrados na loja e volume de acessos aceito.

Todas as outras ferramentas e funcionalidades são disponíveis aos planos PRO.

Justamente por essa flexibilidade é que a Loja Integrada se torna uma excelente porta de entrada para empresas que estão iniciando uma jornada no e-commerce.

 

Os planos são divididos da seguinte forma:

Loja Integrada Grátis

Visitas: 5.000
Produtos: 50
Usuários (logins de acesso): 1
Mensalidade: R$ 0

 

Loja Integrada PRO 1

Visitas: 10.000
Produtos: 100
Usuários (logins de acesso): 1
Mensalidade: R$ 49,00

 

A partir desse Plano você tem algumas ferramentas adicionais liberadas como:

  • Google Analytics
  • Google Ads
  • Domínio próprio
  • E-mail marketing
  • Chat online
  • Loja de aplicativos
  • Recuperação de carrinho
  • Favicon
  • Certificado SSL
  • Selos no rodapé
  • Cupom de desconto
  • Loja de temas
  • API
  • Diário de Bordo
  • ERP
  • Loja Catálogo
  • Loja Orçamento.

 

Loja Integrada PRO 2

Visitas: 20.000
Produtos: 300
Usuários (logins de acesso): 2
Mensalidade: R$ 99,00

 

Loja Integrada PRO 3

Visitas: 30.000
Produtos: Ilimitados
Usuários (logins de acesso): 3
Mensalidade: R$ 199

 

Loja Integrada PRO 4

Visitas: ilimitadas
Produtos: Ilimitados
Usuários (logins de acesso): Ilimitados
Mensalidade: R$ 399

 

Como é possível ver acima, os planos Loja Integrada PRO começam com mensalidades a partir de R$ 49,00.

Sempre indicamos aos clientes que usem alguma das modalidades pagas para terem acesso integral ao suporte, funcionalidades da plataforma e melhor proveito de todos seus recursos.

 

Mas não impede de começar pelo grátis e ir escalando mediante necessidade.

A migração de plano não interfere em nada no conteúdo já publicado pela loja, apenas possui “travas” dos recursos mais avançados nos planos mais simples.

 

Como funciona a Loja Integrada

loja integrada

 

Todo processo de cadastro e criação da loja é feito diretamente pelo site da Loja Integrada.

Não é necessário qualquer tipo de download ou instalação de sistema para gerenciamento do e-commerce e seu conteúdo, está tudo na nuvem.

 

Também não há qualquer taxa de iniciação da loja ou comissão sobre as transações realizadas no site.

Ao acessar a Loja Integrada o usuário terá acesso ao painel para montar o e-commerce de acordo com as funcionalidades existentes.

 

Veja o passo a passo da configuração inicial:

1 – Cadastro

Preenchimento de dados básicos como e-mail, nome, CPF/CNPJ, etc. A inscrição é feita diretamente pelo site oficial da ferramenta: https://app.lojaintegrada.com.br/public/assinar?utm_source=partners&utm_campaign=31

 

2 – Configuração de forma de envio

O primeiro passo da configuração da sua loja é a escolha pelo modelo de envio dos seus produtos.

É possível escolher serviços dos Correios como PAC ou SEDEX, como também outros modelos mais personalizados que exigem um contrato prévio assinado com tais suportes, como motoboys, transportadoras, etc.

 

Lembrando que tirando o correios, as configurações de entrega são manuais. Mas fique atento aos planos PRO que possuem integrações com soluções de Gateways de Frete para automatizar essa parte!

As configurações são importantes porque já ajudam a ferramenta a calcular automaticamente o frete e a gerenciar informações sobre o prazo.

 

3 – Configuração de forma de pagamento

A plataforma possui 12 formas de pagamento (apenas 4 para a Loja Integrada grátis): PagSeguro, Paypal, Mercado Pago, Pagamento na Entrega, Débito em conta, entre outros.

 

Importante monitorar e validar as formas de pagamentos atuais, pois podem variar de mês a mês. Validamos na data de publicação do post e essas eram as vigentes.

Ainda não possui PIX direto, apenas via MercadoPago por exemplo.

 

4 – Cadastro de produtos

Esta etapa é referente ao cadastro dos produtos, estoque, descrição e fotos. Este detalhamento é fundamental para a conversão na sua loja.

Por mais que os números do e-commerce não parem de crescer, ainda há receio e insegurança de muitos usuários com compras na internet.

 

Reunir o máximo de informações sobre o produto é fundamental para passar confiança ao seu cliente.

Elementos visuais são também muito importantes para o convencimento da compra. Tenha sempre fotos e imagens atrativas sobre de seus produtos.

 

Gosto bastante desse post da própria Loja Integrada que dá dicas sobre a exposição do seu produto no e-commerce: Passo a passo para apresentação de produto em loja virtual.

Além desse conteúdo, separei um monte de artigo sobre o tema para te ajudar:

https://www.doutorecommerce.com.br/?s=cadastro+de+produto

 

loja integrada

5 – Seleção de tema

Seleção de um layout pronto para sua loja que pode vir a ser personalizado por você ou um profissional especializado.

Você até pode começar sua loja com o tema padrão que vem habilitado e editar o visual, cores e fontes, mas quanto mais profissional, melhor.

 

Os temas oscilam no valor de R$ 399,00 que na minha opinião é super justo!

Eu indico muito o trabalho da Globe, para mim, é o que vem funcionando melhor. Confira os temas no site deles:

Site da Globe

 

6 – Definição de domínio

Domínio é o endereço do seu site na internet.

Por padrão, ao criar seu e-commerce na plataforma, você gera um subdomínio com o nome da sua marca, como nomedaloja.lojaintegrada.com.br.

 

Recomendo fortemente o uso do próprio domínio. Ter um site com o nome da sua marca é fundamental para a conquista de credibilidade.

Ponto importante: A Loja Integrada oferece certificado digital de segurança gratuitamente (independente do plano) para uso com domínio próprio em todas as páginas da loja.

 

Este é mais um fator importante para credibilidade do consumidor com um site.

 

Funcionalidades da Loja Integrada

loja integrada

 

A Loja Integrada possui recursos próprios e integração com algumas ferramentas para facilitar a gestão do e-commerce. Também há soluções visando trabalhar a usabilidade e até estratégias de marketing digital da sua loja online.

 

Listamos algumas das funções mais populares para tornar tangível as possibilidades disponíveis:

1 – Diário de bordo

Ferramenta desenvolvida pela Loja Integrada exclusiva para clientes dos planos PRO.

 

Com ela é possível ter uma visão 360º do seu negócio: faturamento, acompanhamento de vendas e ticket médio por região e até comparador de resultados com outras lojas do mesmo segmento.

Este tipo de dados pode ser um diferencial interessante para a tomada de decisões estratégicas dentro do seu e-commerce.

 

2 – Relatórios

Além do diário de bordo, é possível gerar relatórios de desempenho da loja que vão auxiliar na organização dos produtos, categorias e planejamento de marketing digital.

 

Muitas plataformas pecam e muito na parte de relatórios e infelizmente aqui eu não acho diferente.

 

3 – Checkout transparente

Você já fez alguma compra em um site cujo pagamento era feito via PagSeguro ou MercadoPago?

Em diversas páginas, ao optar por pagar via tais ferramentas, o usuário é direcionado para o próprio site delas e só depois de confirmar os dados consegue voltar ao e-commerce do produto que estava comprando.

 

Como esta aplicação, toda a configuração de pagamento é feita dentro do seu próprio e-commerce. Não haverá navegação por outros sites mesmo que o método escolhido tenha sido de um serviço externo.

Mas algumas formas de pagamento como o Pix, precisa habilitar o redirecionamento, e isso tira o cliente do seu ambiente, fica o alerta aqui.

 

4 – Importação de produtos

Um dos objetivos da digitalização dos serviços é que ela seja acompanhada da digitalização dos processos.

 

A otimização de tempo gera produtividade para você e sua equipe. O foco é gastar as energias em estratégias e ações voltadas para conversão e atendimento ao cliente.

Por isso, as plataformas para sites possuem opções de importar informações em massa diretamente para o site.

Caso seus produtos estejam já cadastrados em um Excel, você pode colocar todos no site só com algumas etapas.

 

Fique atento ao seu email, geralmente essa parte de exportar ou importar pode demorar até 30 minutos. Depende da janela de tempo e também a requisição dos servidores.

 

5 – Soluções para Marketing Digital

Para atingir o sucesso do seu e-commerce é fundamental planejar sua estratégia de marketing digital.

Como os usuários vão conhecer e chegar ao seu site? Como manter o relacionamento com clientes? Como impulsionar a taxa de conversão em vendas?

 

Todas essas perguntas devem ser respondidas para que seja possível alcançar o sucesso online.

Pensando nisso, recomendamos aproveitar funcionalidades existentes na Loja Integrada voltadas para táticas de divulgação, fidelização e conversão.

 

Vamos aproveitar esta apresentação de soluções e integrações da Loja Integrada para dar também algumas dicas de ações que podem ser trabalhadas no marketing do seu e-commerce.

 

SEO

Search Engine Optimization é o conjunto de estratégias usadas para facilitar que seu site esteja bem posicionado no Google.

O objetivo é que as suas páginas sejam encontradas por usuários que buscaram por palavras-chave relevantes para seu negócio.

 

A Loja Integrada permite o cadastro de tags Title e Description para páginas de produto e categorias e também a edição das urls para o formato “amigável”.

Esses recursos facilitam a leitura do Google sobre o seu conteúdo e o consequente rankeamento das páginas no buscador.

 

Porém, vale lembrar que dentro dela não é possível fazer Redirect das páginas de categoria e páginas de conteúdo, apenas de produtos…infelizmente isso não é bom, mas dá para seguir.

 

Cupons de desconto

Quer fazer uma oferta especial ou criar parcerias com outras lojas/serviços e seu e-commerce?

Cupons de desconto são excelentes opções parar trabalhar este tipo de estratégia e podem ser configurados em sua Loja Integrada.

 

Ainda com algumas travas, mas usando a criatividade, não passa apertos.

 

Aviso de disponibilidade

Quando um cliente entra em sua loja, o objetivo deve ser conquistar maneiras de criar um relacionamento com ele.

Na web isto não é diferente e pode se dar, principalmente, com a solicitação do cadastro de e-mail para contato.

 

Pode ser frustrante para um usuário encontrar o produto desejado e ver que ele não está em estoque naquele momento.

Criar a funcionalidade de “Aviso de disponibilidade” abre um portal de relacionamento com o cliente ao solicitar o seu e-mail.

 

Esta estratégia garante que esse potencial consumidor não seja perdido e possa voltar ao site quando o produto estiver novamente disponível.

 

E-mail Marketing

Já falamos na importância de manter o contato com compradores e potenciais clientes.

O e-mail marketing é a principal ferramenta de relacionamento, pois permite personalização e mensagens relevantes para diversas etapas do processo de compra do usuário.

 

A Loja Integrada possui integração com Ferramentas de Mercado que viabilizam os disparos de e-mails que pode ajudar em sua régua de relacionamento. Porém, algumas é mediante contratação.

 

Abandono de Carrinho

Como já mencionamos, um dos objetivos do marketing digital em um e-commerce é impulsionar a taxa de conversão da loja.

Recomendamos instalar a integração com a ferramenta de abandono de carrinho, que estimula o usuário que está saindo da página a finalizar a compra que já havia iniciado.

 

A configuração também é feita através de parceiros homologados.

 

Integração com Facebook

A Loja Integrada permite a instalação do plugin de comentários do Facebook.

 

Com isso, é possível criar uma área de comentários sobre os produtos do seu e-commerce e estimular a interatividade dos usuários e clientes.

Também podem gerar catálogos dinâmicos e aproveitar o Remarketing no Facebook Ads.

 

Temas Loja Integrada

Para explicar melhor como funciona a Loja Integrada em relação ao seu visual, precisamos diferenciar entre as configurações gratuitas e as que necessitam de investimento.

 

Configurando o site gratuitamente

loja integrada

 

Para o desenvolvimento de um e-commerce totalmente gratuito, a ferramenta oferece um painel em que é possível selecionar a disposição dos recursos disponíveis da loja.

Ao acessar o item Visual da Loja, dentro do menu configurações, o usuário poderá configurar um tema para seu e-commerce e as suas especificações.

 

Com esse painel de visualização, o usuário pode escolher o “estilo do tema”, que nada mais é definir entre algumas opções pré-montadas de como estarão dispostos os boxes de conteúdo do site.

O lojista pode continuar a configuração do e-commerce definindo cores e textos para alguns elementos como: boxes do site, menu, botões, páginas específicas.

O formato é intuitivo e permite sempre que o usuário monte o site de acordo com os padrões já definidos da própria ferramenta.

 

Como já mencionamos, é possível sim começar por aqui, mas um layout bem apresentado passa profissionalismo e até mesmo mais credibilidade.

Vale sim o investimento!

 

Investindo em um tema profissional

Independente do plano da Loja Integrada que o cliente resolveu assinar, para personalizar o layout será necessário investir em um profissional.

A personalização do e-commerce é fundamental para aplicar opções de cores, fontes, ícones, imagens, formatos dos boxes e interações entre os elementos que não estejam nos recursos padrão da ferramenta.

 

A loja pode e deve seguir a identidade visual da marca e assim aproveitar melhor os recursos necessários para estimular a conversão dos usuários.

A importância do design de interface é muito maior do que construir algo bonito.

Junto com a usabilidade, este conceito é fundamental a para criação da autoridade da marca e possui papel ativo na indicação do caminho de compra do seu usuário.

 

A Loja Integrada já funciona de forma responsiva, ou seja, adaptável para diferentes tamanhos de tela.

No entanto, um especialista pode trabalhar em ajustes personalizados que ajudem o seu cliente a ter mais facilidade e acessibilidade à visualização dos produtos e ao processo de compra.

 

Dentro da própria plataforma é possível encontrar alguns layouts prontos para compra online. Também é possível ter um tema totalmente exclusivo negociando com agências especializadas, como é o caso da Globe.

 

Suporte da Loja Integrada

loja integrada

 

Como mencionado, o suporte da Loja Integrada costuma ser uma crítica comum à plataforma no Reclame Aqui e alguns Grupos de Lojistas.

Isto acontece principalmente porque não há atendimento direto para o plano gratuito.

 

A Loja Integrada disponibiliza para os clientes PRO um sistema de abertura de chamados diretamente na área de painel ou através do Chat, que aparece logo quando se loga no painel administrativo.

Os usuários também podem tirar dúvidas via página de perguntas frequentes. Ainda há a opção de frequentar a comunidade Loja Integrada, fórum para discussão sobre a plataforma.

 

Exemplos de Lojas na Loja Integrada

A Loja Integrada possui milhares de lojas já cadastradas. Aqui vamos listar algumas para conferir o trabalho.

 

  1. Loja Iluminim

Uma das mais antigas e maiores lojas dentro da Plataforma. Com recursos mais avançados e muitas mas muitas customizações.

https://www.iluminim.com.br/

 

  1. Loja Frutoze

Um dos clientes da Casa, usamos a Loja Integrada para viabilizar o projeto está dando super certo!

https://www.frutoze.com.br

 

  1. Loja Batedor de Porta

Minha loja modelo do meu Curso de Criação de Loja Virtual (https://pay.hotmart.com/N24758090F?checkoutMode=10). Criei essa loja para mostrar no curso como fazer do 0. Vale a pena conferir!

 

https://www.batedordeporta.com.br

 

Mas afinal, a Loja Integrada vale a pena?

loja integrada

 

A Loja Integrada, ou qualquer outra plataforma de e-commerce, nunca será 100% personalizável como fazer um site totalmente do zero.

No entanto, não há dúvidas que se trata de um produto com custo-benefício bem vantajoso como já mencionei acima no Artigo.

 

A plataforma oferece soluções com bons preços e portfólio de funcionalidades. Mesmo que seja feito o investimento para construir sua loja por um profissional, o custo-benefício é bem vantajoso.

As integrações e recursos da plataforma fazem com que ela seja mais do que um ambiente para sua loja.

 

 

A plataforma tem potencial de dar todo suporte necessário para desenvolvimento e aplicação da sua estratégia de marketing e atendimento.

O que nunca pode ser esquecido por qualquer empreendedor é que nem a Loja Integrada, nem qualquer outra plataforma de e-commerce atingirá o sucesso sozinha.

 

Estude o universo digital, as tendências, o seu público e as possibilidades do marketing digital. Tenha investimento, tempo e paciência para trabalhar, testar, errar e aprender.

Estes serão sempre os passos necessários para atingir suas metas e objetivos.

 

Você se capacitar é um ótimo ponto também. Para isso tenho uma Esteira de opções, aqui vou deixar a dica da minha Comunidade Mentoria Fit. Bora conhecer?

https://cursos.drecommerce.com.br/mentoriafit

 

Espero ter esclarecido suas dúvidas! Se ainda tiver, deixei comentários, face parte dos grupos e se inscreva no meu canal do Youtube.

 

 

 

 

 

 

Um Comentário

  1. 17 de setembro de 2023 em 12:31

    Uso a loja integrada a mais de 5 anos, a plataforma evoluiu muito com a tempo, mas ainda falta algumas funcionalidades e funções que se tivessem, concerteza a LI ia ser a maior e melhor plataforma em comparação a outras no mercado.

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?