Neste artigo vamos falar sobre velocidade de carregamento da loja.
Um ponto que prejudica, e muito, o desempenho de sites de e-commerce é a velocidade de carregamento do site.
Colocando-se na posição de consumidor, ficar esperando muito tempo para o site carregar é um grande motivador para desistência da compra.
.
Existem diversos pontos a serem considerados quando falamos em velocidade de carregamento, mas um dos mais simples e fáceis de serem resolvidos é o tamanho da imagem de sua loja.
O tamanho das imagens que você faz o upload em seu site pode estar comprometendo essa velocidade de carregamento e afetando as suas vendas.
.
Vamos mostrar como diminuir o tamanho da imagem para colocar em seu site.
.
Como deixar as imagens da sua loja mais leves
.
Não precisa de editor de fotos, photoshops, ser especialista em nada para fazer esse processo.
A internet é nossa amiga e as ferramentas que diversos sites oferecem, também.
.
Para deixar as imagens da sua loja mais leves, basta entrar no site do Tiny e fazer o upload das fotos lá, que automaticamente ele comprimirá o tamanho das suas imagens.
Servindo tanto para fotos no formato JPEG e PNG o Tiny consegue diminuir drasticamente o tamanho das suas fotos.
O melhor de tudo: de graça!
.
Significando minúsculo em inglês, o tiny é uma ferramenta que todo e-commerce deveria utilizar.
Além de ocupar menos espaço, o carregamento da imagem será mais rápido.
Portanto, o carregamento do seu site também.
.
Por que é importante?
Como citamos no começo do artigo, o tempo de carregamento do site influencia em suas vendas.
Quem trabalha com e-commerce sabe a importância da qualidade que as fotos precisam ter na loja.
Afinal, é o único contato que o consumidor terá com o produto antes de fechar a compra.
.
Por isso, as fotos precisam conter detalhes do produto, mostrar cores e qualidade do que se está vendendo.
As descrições precisam ser detalhadas para que o consumidor possa entender os materiais e a usabilidade daquele produto.
.
Então, fazer o upload de uma imagem em boa qualidade é imprescindível para o seu negócio.
Porém, imagens muito pesadas tem o tempo maior de carregamento ao abrirmos o site.
.
Velocidade de carregamento da loja
Quando o tempo de carregamento é demora temo demais, o algorítimo do Google automaticamente identifica o seu site como “não amigável” e não o coloca nas primeiras posições de busca.
.
Ou seja, mesmo que o cliente esteja disposto a esperar pelo carregamento, mesmo que seu SEO esteja impecável, a loja cujo carregamento for mais rápido, terá prioridade nas buscas do Google.
- A cada 1 segundo a mais no carregamento de uma página gera queda de 11% nas visualizações de página e 16% na satisfação dos clientes, de acordo com o Aberdeen Group;
- Segundo pesquisa da Kissmetrics, 40% dos visitantes abandonam páginas que levam mais de 3 segundos para carregar e cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões;
- 88% dos usuários que tiveram uma experiência ruim ao acessar um site devido a velocidade de carregamento são menos propensos a comprar nele e mais de um terço desses usuários vai compartilhar a experiência ruim com os amigos, revelou uma pesquisa da Econsultancy.
.
De acordo com o Google, um bom tempo de carregamento é 2 segundos.
De acordo com o Pingdom, que possui ferramenta para medir a velocidade de carregamento dos sites, a média brasileira é de 5 segundos.
.
Como testar a velocidade do site?
Uma das grandes ferramentas indispensáveis para o e-commerce é um medidor de velocidade de sua loja.
Existem diversos sites que podem essa medição. A nossa recomendação é o PageSpeed.
Teste a velocidade de abertura em diversos dispositivos, desktop, notebook e móveis. A velocidade pode variar dependendo do dispositivo.
.
Como identificar?
.
Para demonstrarmos o conteúdo desse artigo, vamos testar a velocidade de carregamento da loja, ou melhor, do nosso site com este artigo.
Vamos deixar a imagem destacada, ou seja, a imagem do começo do artigo, pesada, sem passa-la pelo tiny.
A imagem original tinha 508,7K enquanto a comprimida ficou com 134,9K.
.
E as demais ao longo do artigo, a deixaremos comprimidas, inclusive a mesma imagem destacada.
Podemos perceber que as demais imagens carregaram mais rapidamente do que a imagem destacada, pois eram menores.
.
A velocidade de carregamento pode sofrer variações de acordo com a velocidade e qualidade de sua internet no momento.
Porém, é possível observar “a olho nu” a diferença do tempo de carregamento.
.
Conclusão
E-commerce é mais do que anunciar seus produtos na internet e esperar que alguém entre em sua loja.
São detalhes visíveis e outros nem tanto, que fazem a diferença de uma loja que fatura muito e outra que nem tanto.
.
São pequenos detalhes que tem que ser revisados minuciosamente para que sua loja se encontre nas primeiras posições de busca do Google.
Afinal, sua competição não é apenas as lojas do bairro, mas sim, a nível mundial.
Não deixe detalhes simples como o tamanho da imagem atrapalhar suas vendas e o desempenho do seu e-commerce.
.
A velocidade de carregamento da loja é um dos 200 fatores de raquemento do Google, por isso, não se esqueça de revisá-los sempre!
.
.
QUER ABRIR SEU E-COMMERCE HOJE?
Aproveite o curso PASSO A PASSO PARA ABRIR SEU E-COMMERCE DO ZERO, DE FORMA PROFISSIONAL com o especialista Thiago Sarraf.
Acompanhe o passo a passo para abrir sua loja virtual junto com o Thiago Sarraf e comece a vender online!
Deixe um Comentário