fbpx

ATENÇÃO!!

NÃO SOMOS O FACEBOOK, NÃO DAMOS SUPORTE PARA O FACEBOOK!!

Somos uma empresa de Consultoria de E-commerce Chamada Dr.e-commerce e postamos diversas Notícias como esta. Reforço que não temos nada haver com o Facebook e nem o seu Market Place. Qualquer informação de aprovação ou dúvida, devem procurar a Ajuda do Facebook – https://www.facebook.com/help/

Pedimos desculpas por postar este alerta, mas recebemos muitos contatos, e infelizmente, com ameaças e palavras de baixo calão por conta do serviço desta empresa. Seguimos o nosso objetivo de informar e manteremos a matéria.


Disponível desde 2016 nos Estados Unidos e presente em 47 países, o Facebook Marketplace começou a ser liberado no Brasil em janeiro deste ano para usuários maiores de idade.

A ferramenta de compra e venda de produtos oficializa uma prática já bastante comum nos grupos de comércio presentes na própria rede social, que contam com a participação mensal de aproximadamente 550 milhões de usuários.

O marketplace possui uma seção específica, que pode ser identificada através de um ícone e acessado tanto na versão web quanto no mobile da rede social. Desta forma, fica muito mais fácil para os usuários utilizarem a ferramenta de forma isolada do feed de notícias.

Este é, inclusive, um dos diferenciais da ferramenta, pois permite que todas as publicações feitas nela não sejam reproduzidas no feed de notícias ou no perfil do usuário, mantendo uma separação entre as postagens pessoais e os anúncios voltados a negócios.

Como o próprio Facebook explica em seu site, a proposta do marketplace é facilitar que as pessoas encontrem os mais variados produtos – de roupas a eletrônicos, e até mesmo imóveis e veículos –, tanto novos, quanto usados.

Continue a leitura e descubra tudo sobre o Marketplace!

O QUE É UM MARKETPLACE? DIFERENÇAS ENTRE MARKETPLACE E E-COMMERCE

O marketplace é um ambiente virtual em que diferentes lojistas podem colocar os seus produtos à venda. É como um shopping center, com várias marcas expostas em um mesmo ambiente online.

A palavra marketplace é uma junção dos termos ingleses market, que significa “mercado”, e place, que significa “lugar”. O mercado pode acontecer em um espaço físico ou em um virtual, como no caso do Facebook Marketplace.

Já o e-commerce representa um ambiente virtual em que o empreendedor oferece os seus próprios produtos. Ele trabalha a sua marca e deve investir em estratégias de marketing para aumentar o conhecimento da sua loja virtual e posicioná-la em destaque no mercado.

COMO FUNCIONA O FACEBOOK MARKETPLACE?

O processo de venda na plataforma é bem simples. O anunciante só precisa tirar fotos do produto, inserir as informações sobre o mesmo através de uma descrição e determinar o preço.

Para compradores será exibida uma lista com os produtos cujos vendedores estão mais próximos. Mas é possível utilizar filtros por categoria, preço e localização, além do mecanismo de busca por palavras-chave. Os interessados no produto entram em contato através do próprio anúncio e realizam a negociação através do chat da rede, o Messenger.

FORMA DE PAGAMENTO

O Facebook não faz a intermediação de nenhuma transação financeira. As formas de pagamento e de entrega devem ser acordadas entre as partes envolvidas.

Apesar disso, podemos esperar que a possibilidade de pagamento pela própria rede social possa ser adicionada em um futuro próximo. Isso porque algumas das principais ferramentas do grupo (Messenger e WhatsApp) já estão testando a funcionalidade.

DIFERENÇA COM RELAÇÃO AOS GRUPOS

Com uma interface específica para exibição de produtos, a ferramenta se diferencia dos grupos de comércio já existentes principalmente pela facilidade de organização e a localização dos produtos.

Quem quiser comprar algo pelo marketplace só precisa digitar o nome do produto no campo de busca, sendo possível filtrar os resultados por categorias, preço e localização. Há ainda a opção de salvar como favoritos os produtos que quiser analisar futuramente, caso ainda não esteja seguro da compra.

E COMO FICA A SEGURANÇA?

A princípio, o Facebook não está realizando nenhum tipo de cobrança pela ferramenta e não interfere no processo de compra e venda, sendo apenas um meio de interação entre os usuários. Por isso, é preciso ter atenção ao realizar uma negociação.

A rede social, no entanto, dá algumas orientações em sua página sobre como proceder para evitar fraudes, permite que os usuários façam avaliações e denúncias, e ainda estabelece uma Política de Comércio a ser seguida, contendo o que pode ou não ser vendido, tornando as transações mais seguras.

QUEM PODE UTILIZAR A FERRAMENTA?

No momento, o recurso só está disponível para os perfis pessoais, mas o Facebook já declarou que está estudando a possibilidade de liberar o marketplace para as páginas. Isso pode levar algum tempo, mas vale a pena que as empresas já comecem a se preparar para a oportunidade que deverá chegar ao Brasil futuramente.

Agora que você já conhece o Facebook Marketplace, que tal nos contar o que achou da ferramenta? Deixe o seu comentário!

12 Comentários

  1. StephanieK-Reply
    16 de março de 2018 em 17:06

    muito obrigado meu caro!

  2. Avilla-Reply
    26 de setembro de 2019 em 18:33

    achei legal, nunca fui muito fã do facebook, mas meus amigos falaram do marketplace é muito legal e consegue fazer bons negócios, resolvi abrir minha conta e começar a usar o face…
    Vamos ver qdo será disponibilizado p/ mim essa ferramenta. Espero q em breve!!

  3. Sofia Amorim-Reply
    16 de outubro de 2019 em 08:53

    E quanto às contas novas do facebook?
    quanto tempo demoram a ter acesso ao marketplace?

    • Redação Dr. e-commerce-Reply
      13 de novembro de 2019 em 15:00

      Isso você consegue verificar certinho com a Ajuda do próprio facebook!

  4. maria-Reply
    5 de fevereiro de 2020 em 16:14

    quanto tempo demora para o marketplace ativar no meu facebook ???

    • Redação Dr. e-commerce-Reply
      11 de fevereiro de 2020 em 15:36

      para vendas depende bastante dos processos de checagem do facebook. Caso esteja demorando muito, aconselhamos entrar em contato com o suporte do próprio facebook

  5. fábio tavares-Reply
    18 de março de 2021 em 17:42

    muito bom! é mais uma ferramenta para ser utilizada por por nós usuários. muito obrigado por mais uma iniciativa.

  6. 5 de abril de 2021 em 21:22

    Como faço pra ver algo q vendi em 2017 e exclui o anumcio apos a venda

    • Redação Dr. e-commerce-Reply
      7 de abril de 2021 em 11:03

      Olá,
      tente ver com o suporte do facebook se eles conseguem resgatar para você!

  7. Denise-Reply
    8 de junho de 2021 em 02:13

    a minha dúvida é:

    o marketplace divulga meu produto para meus amigos e para outros perfis aleatórios?
    eu tenho que me inscrever em alguns grupos de compra e venda para que não produto seja divulgado nesses grupos?

    e se eu desmarcar a opção marketplace é marcar apenas os grupos, meus amigos do facebook ainda poderão ver o que estou vendendo?

    • Redação Dr. e-commerce-Reply
      9 de junho de 2021 em 10:16

      Oi Denise, tudo bem?
      Então, o marketplace do facebook funciona como um Mercado Livre, vamos assim dizer.
      Tudo que você anuncia lá aparece para quem estiver procurando o produto em questão.

      Aqueles grupos de compra do facebook você pode anunciar seus produtos, eles não estarão necessáriamente no marketplace, então apenas os integrantes daquele grupo verão o seu anúncio.
      Para demais dúvidas, aconselhamos entrar em contato com a AJUDA do facebook!

  8. PAULO CÉSAR DE AGUIAR E SOUZA-Reply
    13 de junho de 2021 em 15:33

    Eu queria anunciar pelo marketplace mas não gostaria que aparecesse para meus amigos.
    É possível?
    Meus amigos são notificados quando posto no marketplace?

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?