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Omnichannel é um termo que, se você está por dentro do mundo do e-commerce, com certeza já ouviu falar. Cada vez mais, as lojas têm investido e inovado para oferecer uma experiência única ao consumidor, que ultrapasse a ação da compra. Para isso, elas apostam em diferentes canais que se integram para atender os compradores em qualquer lugar, possibilitando que eles transitem entre os meios físicos e virtuais e tenham ótimas experiências.

Esse movimento parte de uma necessidade do consumidor de utilizar vários meios para efetuar as suas compras e das lojas de estarem sempre presentes para vender os seus produtos e fidelizar os clientes.

Se você ainda não sabe o que é omnichannel, não se preocupe, porque vamos explicar, mas não perca tempo para o seu e-commerce não ficar para trás!

O QUE É OMNICHANNEL?

Se analisarmos o termo omnichannel temos o prefixo “omni”, que em latim transmite o sentido de tudo e inteiro. Já “channel” é uma palavra inglesa que pode ser traduzida como canal. Ou seja, o significado mais próximo seria algo no sentido de todos os canais.

O conceito de omnichannel é considerado o futuro do mercado varejista e consiste na integração das lojas físicas e virtuais para que o consumidor explore todas as possibilidades de interação com a marca. O omnichannel integra lojas físicas, virtuais e compradores. Dessa maneira, é possível explorar todas as possibilidades dessa interação.

É bom lembrar que ser omnichannel não se restringe a ter um e-commerce, além da loja física. Você precisa proporcionar uma interação do consumidor com o produto e com a marca, do estoque às mídias sociais, ampliando as suas possibilidades.

Um exemplo: se você quiser comprar um perfume, pode pesquisar na internet as melhores ofertas e pedir dicas às amigas nas redes sociais. Em vez de ir diretamente a uma loja física, você avalia as possibilidades de compra no ambiente digital e pode fazer a compra por meio de uma loja virtual, com a vantagem de receber o produto em casa. Caso não goste do relógio, você pode ir até a loja física, experimentar outros perfumes e trocar o produto.

MULTICANAL E OMNICHANNEL SÃO A MESMA COISA?

Ao contrário do que muitos pensam, multicanal e omnichannel não são sinônimos. A diferença está no fato de que, para ser uma loja multicanal, você precisa apenas oferecer vários meios de atendimento, como por exemplo, lojas físicas, call center, chat e e-commerce.

Conforme explicamos logo acima, o omnichannel é mais amplo, unificando todos os canais em uma única experiência. Um exemplo disso é permitir que o cliente retire o produto que comprou pelo e-commerce em uma loja física. Claro que para isso dar certo é preciso muito planejamento e estratégia.

COMO SER OMNICHANNEL?

Investir em marketing digital é um excelente caminho para se tornar omnichannel e buscar novos consumidores para o seu e-commerce. O público tem buscado informações em diferentes canais, por isso é interessante disponibilizar várias formas de contato e interação com o cliente.

Redes sociais, blogs e e-mails marketing, por exemplo, são boas formas de oferecer conteúdo relevante e personalizado ao consumidor, proporcionando uma experiência do usuário diferenciada, um dos princípios do omnichannel.

Para atingir os objetivos e encantar o consumidor é importante também promover uma integração interna na sua empresa. O cliente pode, por exemplo, comprar na loja virtual e trocar em qualquer loja física. Para isso acontecer, o processo logístico deve estar integrado e os sistemas tecnológicos devem permitir que isso ocorra sem complicações. Com diferentes setores trabalhando juntos é possível criar soluções inovadoras que vão ajudar no desempenho do e-commerce, torná-lo omnichannel e aumentar a satisfação do consumidor.

A livraria Saraiva é uma das empresas brasileiras que aderiram à nova tendência. Ela permite que os clientes comprem na internet e troquem nas suas filiais. A empresa possui totens nas lojas físicas para o consumidor adquirir um produto diretamente no e-commerce, além de ter aplicativo para iOS, Android e Windows Phone.

OMNICHANNEL E E-COMMERCE

Se o seu negócio já nasceu na internet, você está um passo à frente para ser omnichannel. As principais gerações que consomem em e-commerce têm a característica de serem extremamente digitais porque nasceram após a popularização da internet. Por isso, já estão presentes em outros canais online, como as redes sociais. Isso torna o seu trabalho muito mais fácil, diante de um público que valoriza a experiência e a omnicanalidade.

Nós, da Dr. e-commerce, podemos ajudar o seu e-commerce a se tornar omnichannel! Navegue pelo site e conheça os nossos planos.

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