Doutor E-commerce –

Vamos falar sobre os três pontos para uma loja de sucesso,  a tríade do sucesso no e-commerce.

A operação de e-commerce é mais complexa do que parece.

 

Mais do que esperar entrar pedidos e embalar produtos, o e-commerce profissional envolve mais áreas e estratégias do que podemos imaginar.

Dentre todo este processo da gestão do e-commerce, podemos, de maneira bem resumida, colocar 3 principais fatores que fazem a loja movimentar-se bem.

 

Estes são:

  • Produto
  • Marca
  • Mídia

 

E apesar de chamarmos de tríade do e-commerce, e pensarmos em um triângulo, poderia muito bem ser representado por um ciclo, uma vez que o e-commerce é um ciclo de estratégias que influenciam todas as áreas envolvidas.

 

Produto

É preciso oferecer os produtos certos para o público certo.

Ou seja, é necessário entender quem é o público do seu e-commerce, bem como a persona dele.

 

Não adianta oferecer produtos de origem animal para veganos e vice e versa.

Ou mesmo produtos que não despertem o interesse do seu público.

 

Fazer a análise de persona e entender para quem você está vendendo ajuda a direcionar comunicação e facilita a produção de mídia e campanhas para incentivar compras.

 

Apesar de as vendas serem online, esperar entrar um pedido para começar a produção de um item, ou pior fazer o pedido ao fornecedor é uma decisão que não fará o e-commerce crescer.

Sendo o brasileiro um povo muito ansioso e com pressa, esperar muito tempo para a chegada de um produto é um grande obstáculo para a compra.

 

Oferecer produtos em estoque e à pronta entrega pode ser o diferencial entre você e o concorrente.

Deixar zerar o estoque de um produto muitas vezes não é sinal de vendas bem-sucedidas.

 

Afinal, se houvessem mais produtos, as vendas continuariam a acontecer.

Além do mais, planejar campanhas de marketing e o produto acabar antes do previsto é um orçamento mal utilizado.

 

Marca

Mesmo se a marca existir no ambiente físico, ela não existe no ambiente online.

E vice e versa. Por isso, o erro que muitas lojas cometem ao ir para o online, é supor que a marca já é conhecida ou investir pouco em divulgação e nome.

 

A internet é um ambiente extremamente amplo e que compete com lojas nacionais e internacionais. O investimento em marca ajuda a criar autoridade para a loja, reputação e credibilidade.

Afinal, já parou para pensar a razão pela qual são escolhidas determinadas marcas ao invés de outras?

 

O consumidor novo gosta de segurança então é mais provável que faça as primeiras compras em lojas mais bem conhecidas ou indicadas por algum conhecido.

 

Mídia

A TRÍADE DO SUCESSO NO E-COMMERCE

 

A mídia fecha a nossa tríade do e-commerce.

É através do investimento em mídia e campanhas que seu e-commerce será conhecido e captará novos clientes. Feito bom trabalho nos itens anteriores, o que resta para a loja vender, é divulgação.

 

O investimento em mídia paga é como se fosse um tiro de canhão.

Atingimos um maior número de pessoas de uma só vez.

Mas, não adianta disparar o tiro sem ter um público definido. Se não é atirar em um campo vazio.

 

A tríade do sucesso no e-commerce

Boa cobertura de estoque, sustentando por um bom trabalho de marca e mídia é o que faz a engrenagem das vendas funcionarem.

 

Erros comuns que empreendedores comentem é a falta de cobertura de estoque e um trabalho de mídia pouco direcionado, que resulta em números nada significativos, não trazendo o retorno esperado.

 

E isso torna-se um ciclo contínuo dentro da operação de vendas online.

Pois a loja não para e o empreendedor precisa buscar sempre aumentar o mix de produtos, oferecer melhores condições em datas específicas para aumentar os consumidores e fazer um bom trabalho de gestão para entender a razão pela qual a loja não cresce mais.

 

E-commerce não possui fórmula mágica, mas sim pontos que podem ser melhor trabalhados para resultados significativos nas vendas.

 

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