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Neste artigo, vamos te falar alguns pontos que você deve considerar para planejar uma Black Friday de sucesso.

Uma das datas mais importantes para os lojistas sejam físicos ou virtuais, a Black Friday acontece na última sexta feira de novembro, e você já tem tudo pronto?

 

Não, não está muito cedo para pensar nisso. Aliás, se você lojista, ainda não começou a planejar a sua Black Friday, pode correr, pois já está bem atrasado.

A black Friday é uma das “datas comemorativas” de maior venda no Brasil.

Em alguns setores, as vendas da Black Friday podem representar mais de 50% do faturamento anual. Mas, como saber desde quando você tem que começar o planejamento para essa data?

 

Como planejar uma Black Friday de sucesso

 

 

O recomendado é que você comece os preparativos para a Black Friday um ano antes.

A falta de planejamento leva muitos negócios a deixar de lucrar devido à demanda que data trouxe para suas lojas.

Se essa não é a sua primeira data comemorativa, baseie-se em vendas anteriores e faça estimativas.

  • Faça barulho: crie expectativas nos consumidores. Contagem regressiva, e-mails marketing, facebooks e instagram ads e campanhas.
  • Pré-black Friday: descontos especiais e ofertas diferenciadas algumas semanas ou dias antes da data em si.
  • “Gostinhos” do que estão por vir: libere uma oferta ou outra para que os consumidores tenham uma prévia dos descontos e se interessem.
  • Coordene estratégias: utilize todos seus canais para divulgar e maximizar as vendas no dia.
  • Descontos de último minuto: sempre tem os atrasados que deixaram para a última hora e perderam as promoções.

Planejar uma Black Friday de sucesso não é tarefa fácil, não basta por descontos exorbitantes se ninguém souber que sua loja existe.

 

Descontos e mais descontos

Muitos consumidores já esperam para fazer as compras nessa data em novembro devido aos grandes descontos.

Não dá para esperar que sua loja performe bem durante a data comemorativa se você oferecer 5-15% de desconto.

O brasileiro gosta de números e ver a palavra OFF, SALE, PROMOÇÃO e DESCONTOS DE ATÉ.

Além de um grande número estampado junto, desperta desejos de consumo que ele mesmo não sabia que tinha.

A grande chamada da Black Friday são os grandes descontos.

Não tenha medo de basear suas campanhas em grandes chamadas com números tentadores para planejar uma Black Friday de sucesso.

 

Clientes VIP

 

 

Ofereça suas melhores ofertas para seus clientes VIP.
Mostre que a loja lembra-se dos clientes que já compraram ou fazem parte da lista VIP e que existem benefícios.

Ofereça acesso aos descontos com antecedência.

 

Planejamento, não pode faltar

Gosto sempre de reforçar que uma estratégia bem planejada pode levar ao sucesso.

Não deixe para montar sua estratégia em cima da hora, porque é quando mais precisamos que as coisas começam a dar errado.

 

Não tem estoque, o site caiu, o responsivo não funciona, não está emitindo nota…

 

Bom, acho que vocês já entenderam

Tenha sempre o plano B e C na manga e imagine possíveis cenários caóticos sobre o que você pode fazer para resolver os problemas.

Porque a loja tem que continuar rodando no dia seguinte!

 

Em vídeo no meu canal, falo um pouco sobre a história da Black Friday da loja Wear Ever, um dos clientes da consultoria.

No ano anterior a me procurarem, na Black Friday, as vendas foram tantas e como nada estava organizado, o site teve que ser fechado no mês seguinte.

Sim, o site ficou fora do ar, porque a produção não conseguia acompanhar o número de pedidos!

Assista ao vídeo aqui e saiba o que fizemos na data do ano seguinte para que a loja não tivesse o mesmo problema.

 

Lembre-se que além do seu e-commerce, outros milhares estão apostando fichas na Black Friday.

E por menor que seja o problema do cliente na hora da navegação ou da finalização da compra, o consumidor foge para outra loja.
Ai o resto é com você. Está preparado para a Black Friday 2019?

 

Artigo originalmente publicado no site da E-commerce Brasil.

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