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Introdução

Os usuários da web de hoje têm uma série de expectativas fundamentais sobre o que deve ser capaz de fazer online. Independentemente do tipo de site (mídia, entretenimento, varejo, entre outros), os usuários estão cada vez mais esperando um elemento de interatividade social. Essa mudança de comportamento cria nova aquisição e engajamento de oportunidades para os comerciantes.

Este artigo explora as melhores práticas para a incorporação das seguintes ferramentas sociais em seu site, incluindo as principais considerações sobre como, quando, por que e onde integrar componentes sociais, bem como os exemplos do mundo real.

Componentes abordados:

  • Social login;
  • Compartilhamento social;
  • Alavancar o gráfico social de seus usuários;
  • Fidelidade e recompensas;
  • Consideração do mobile e tablet;

 

1. Alavancar identidades sociais existentes

O usuário online dos dias de hoje mantêm contas em diferentes redes sociais, como o Facebook, Twitter, Google e LinkedIn.

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O Social Login, permite que usuários se conectem a seu site usando uma identidade social existente.

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Eles já associam ferramentas sociais com redes sociais, e estão dispostos a usar essas ferramentas em toda a web. Historicamente os usuários necessitam criar um novo perfil, sites específicos, a fim de ter uma interação significativa com um website.

Com as ferramentas do social login, como o Janrain Engage, o usuário conecta sua conta de determinada rede social em seu website, e pode trazer seus dados de perfil daquelas contas para seu site. Isso inclui as informações básicas, como nome, endereço de e-mail e a data de nascimento, bem como as informações mais profundas, como o seu gráfico social existente.

Assim a experiência é mais fácil para seus usuários do que criar uma conta tradicional. Eles podem começar a ter interações sociais mais ricas em seu site utilizando as ferramentas sociais que usam seus dados de perfil existentes.

Do ponto de vista técnico, o processo de integração do Janrain Engage para o social login em seu site é muito fácil, mas é importante começar com a definição da experiência do usuário que incentiva o registo com uma identidade social.

*Já falamos sobre Social Login, confira este artigo também (https://www.doutorecommerce.com.br/conteudo/panorama-social-login-compartilhamento-infografico)

 

2. Defina razões para registrar

Primeiro, e mais importante, você deve definir claramente e comunicar o por quê um usuário deveria se registrar no site em primeiro lugar. Este passo crítico é muitas vezes o mais esquecido. Seus usuários são agentes econômicos racionais. Eles vão pesar o que eles estão desistindo (informações pessoais) para o que eles estão recebendo em troca. Mesmo quando não há dinheiro envolvido, os usuários ainda precisam encontrar o valor nessa troca.

Embora haja um número de maneiras de fornecer valor para a inscrição, aqui estão algumas ideias para começar:

  • Conteúdo premium: Alguns sites mantêm um conteúdo de alta importância atrás de uma “parede” de inscrição. Há muitas maneiras de construir valor no conteúdo, como a criação de relatórios em formato longo, vídeos, ou acesso antecipado ao conteúdo normal. Para sites de conteúdo dirigido, esta é a maneira mais fácil de criar valor para usuários registrados.
  • Concursos e promoções: Concursos de curto prazo com valiosos prêmios são uma ótima maneira para “construir a inscrição”. Lembre-se que os prêmios não precisam ser necessariamente caros, mas devem ser valiosos para seu público. Uma reunião feita pessoalmente com algum cantor famoso não custa nada, mas tem um valor enorme para os fãs.

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Bicycling.com faz um bom trabalho descrevendo por que o usuário deve registrar, e o que eles terão acesso a através do registo.

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O website de Matthew Morrison cumprimenta os visitantes quando voltam com um forte lembrete visual de seu provedor de login de sua escolha.

  • Comunidade: O acesso aos quadros de mensagens, comentários ou a rede social de sua marca são completamente valiosos para a experiência de seus usuários, e são, por vezes, a experiência principal de seu website. Nesses casos, é natural se registrar para participar.

O tipo de experiências que você colocou atrás inscrição vai ditar o tipo de usuários que se inscreverem. O seu fã mais leal vai querer ter acesso ao conteúdo premium, os usuários mais casuais podem estar interessado em um concurso (dependendo do prêmio). Considere seus objetivos em relação à regra de 1/9/90: em geral, 1% dos usuários criam conteúdo, 9% irá comentar essas criações, e 90% será leitores passivos.

Claro, existem outras maneiras de desencadear um evento de login. A maioria dos usuários irá registrar em um site para participar de uma atividade que requer o login, a maioria não vai acessar sem um propósito claramente definido.

 

3. Proporcionar uma experiência de retorno de boas-vindas

Naturalmente, se um usuário se registrar no seu site, ele provavelmente vai querer voltar no futuro. Portanto, é importante considerar a experiência de retorno no início do processo de definição de seu processo de registro. Para muitos websites, o valor de um usuário conectado é significativamente maior do que um novo usuário anônimo. É interessante tornar mais fácil para o usuário reentrar no site e se sentir conectado.

Este tipo de saudação pelo nome foi concebido para mostrar ao usuário que o website reconhece e se lembra dele, e está pronto para oferecer experiências personalizadas se o usuário se logar novamente.

Adaptando o usuário para fazer o login no seu site em cada visita proporciona um objetivo estratégico fundamental: que lhe permite construir um perfil detalhado do perfil de cada usuário ao longo do tempo. Isso se torna cada vez mais importante para que você segmente experiências e ofertas baseadas em projeções de valor do cliente da vida.

Outras coisas a considerar sobre a experiência de retorno:

  • A mensagem de “bem vindo de volta” pode ser discreta, no canto, na frente ou no centro, em modo de sobreposição ou utilizando o real estado da tela principal.
  • Você quer que o primeiro prompt de login apareça quando eles retornem ao seu site, ou em algum outro ponto, conforme eles estão navegando no site?
  • Quantas vezes você quer estimular um usuário a acessar seu site quando retornem? Isso não tem que ser apenas uma vez.

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O NASDAQ permite aos usuários mapear várias contas para o seu perfil de utilizador

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AMC permite aos usuários escolher qual o suspeito é o assassino no programa de TV “The Killing”.

 

4. Incentivar os usuários a ligar várias contas sociais

A pesquisa mostra que o usuário de hoje mantém as identidades em uma variedade de redes sociais para servir finalidades diferentes. Enquanto um usuário pode preferir fazer o login usando sua identidade Google, eles podem querer compartilhar conteúdo no Twitter, ou convidar seus amigos do Facebook. Oferecendo a capacidade de vincular múltiplas identidades torna esse processo mais fácil para os usuários.

O mais importante é você construir uma imagem mais completa do usuário individual ligando os dados de várias contas em um só lugar. Essa é a estratégia por trás do site NASDAQ.com, que permite aos usuários mapear várias contas ao seu perfil de login.

Considere usar uma barra de progresso ou outro ícone de medição para mostrar ao usuário quanto tempo falta para completar o seu perfil para incentivar a ligação de múltiplas identidades.

 

5. Incentivar o compartilhamento social

O compartilhamento social é quando usuários compartilham links do seu site com suas comunidades no Twitter, Facebook ou outras redes sociais. Isse permite que os usuários falem em suas redes sociais sobre o conteúdo ou atividade que descobriram em seu site. O compartilhamento já percorreu um caminho local a partir de widgets de restrição. O Janrain oferece flexibilidade incomparável e rastreamento para compartilhamento social de transmissões simultâneas de rede para compartilhar a partir de um dispositivo móvel.

O compartilhamento social pode começar com um clique em um botão de compartilhamento, ou em outras certas maneiras. Algumas possibilidade de compartilhamento incluem:

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Chegar ao final de um artigo: Os usuários que leem um artigo por inteiro são mais passíveis de compartilhar do que os usuários que leem apenas o primeiro paragráfo. Incentivar o compartilhamento com um disparo no botão da página.

Comentar sobre um pedaço de conteúdo: A publicação de um comentário pode desencadear um evento de ação recomendada. Neste caso, o utilizador não é feito o fluxo comentário até eles decidirem se querem ou não dividir o comentário para a sua rede social.

Completar a sequência de eventos: Concluir eventos ou alcançar realizações são potencialmente experiências compartilháveis​​, se o usuário chegar ao final de um processo de checkout vendo uma série de vídeos, ou interagindo com elementos de anunciantes em seu site.

 

6. Conduza o engajamento com o convite de amigos

Enquanto o compartilhamento social é uma grande ferramenta de transmissão, às vezes os usuários querem enviar uma mensagem específica para vários de seus amigos selecionados. É por isso que a possibilidade de convidar ou consultar amigos é uma importante ferramenta adicional. É diferente de um cartaz para festa de sexta à noite que diz “vem um, vem todos”, ou de um convite para a festa entregue por correio. Mais específicas, mais pessoal.

Esta funcionalidade pode ser utilizada para diversos fins, como compartilhamento de um acordo ou de uma oferta, dizendo a amigos sobre uma conquista, visando uma mensagem sensível para as melhores conexões da a rede do usuário, ou perguntar a um amigo se ele não deseja se juntar ao usuário em nova experiência social.

O Janrain oferece a funcionalidade “Convide um amigo” para o Facebook, MySpace, Twitter, Google, Yahoo e Windows Live (Hotmail). O resultado final nas redes sociais é uma mensagem de rede (por exemplo, uma mensagem no Facebook ou uma mensagem direta no Twitter) do usuário para o amigo; para o Google, Yahoo e Windows o resultado final é um e-mail do usuário para seu contato de e-mail.

Para implementar essa funcionalidade, você deve primeiro assegurar que você pediu as permissões corretas do usuário. No Facebook, o usuário tem que autorizar seu site a ter acesso aos seus contatos. Nos provedores de e-mail o usuário autoriza o acesso para sua agenda de contato.

Existem duas opções comuns para a renderização de listas de contato. Você pode enfileira-las para serem auto-preenchida a partir de um gatilho de teclas, como o Gmail, ou você pode importar fotos e permitir que os usuários verifiquem quais os contatos que quer se comunicar.

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Gmail oferece auto listas de contatos

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Matchmove Jogos permite que o usuário convide amigos de redes sociais

Certifique-se de permitir que o usuário selecione todos ou nenhum de seus contatos com facilidade, além de alternar uma seleção para um contato individual com facilidade. Observe também que JanRain não retornará nenhuma informação do facebook do amigo de um usuário que o amigo não tenha autorizado para que o usuário de acesso.

Outra maneira de alavancar o gráfico social do seu usuário é através da experiência “Indique um Amigo”. Esta é uma maneira altamente segmentada para manter a exclusividade de uma experiência, limitando o acesso às referências sociais. Você pode melhorar a sensação de “corda de veludo”, limitando o número de amigos que podem ser referidos.

Convidar amigos com uma mensagem direcionada é uma funcionalidade importante a considerar para o valor mais alto, ou mais experiências sensíveis, que não fazem sentido para os usuários, transmitido para toda a sua rede. Não é surpreendentemente que também são as mensagens de marketing mais eficaz do que qualquer coisa que você poderia enviar diretamente da marca. As taxas de abertura de mensagens e e-mails de contatos conhecidos são 43% mais elevados do que a partir de e-mail marketing, e as taxas de transação são 2,5 vezes maior.

 

7. Otimizar Experiências do navegador para celular

O mobile e o social trabalham bem juntos porque as pessoas querem compartilhar experiências com a sua rede social conforme experimenta no mundo real. Eles querem tuitar sobre o show de rock, enquanto eles estão lá, e permitir que os seus amigos sintam um pouco de sua emoção em tempo real.

De fato usar uma identidade social faz ainda mais sentido em um dispositivo móvel do que no desktop. O fato da tela ser menor e dificuldade de digitação para os campos do formulário faz com que o usuário clique no botão para fazer o login com uma identidade social, que é uma escolha natural para a maioria dos usuários. Os usuários esperam maior facilidade de uso para experiências móveis, sem sacrificar ferramentas sociais.

Se você está construindo uma interface personalizada para a sua experiência de login, você deve construir em um fluxo de login móvel otimizado. Os tamanhos de botão com o número de seleções e experiências de retorno de visitantes devem ser projetados para interfaces sensíveis ao toque, com botões maiores, ocupando a maior parte da tela.

Muitas vezes é mais eficiente olhar para um serviço que está em conformidade com os navegadores móveis automaticamente. O Layout, as fontes e os tamanhos de imagens irão processar corretamente fora da caixa, economizando tempo e recursos de desenvolvimento.

 

8. Demonstre as metas do Usuário com recompensas

Programas de Fidelidade e Recompensa ajudam a educar os usuários sobre que tipo de atividades “sociais” e outras atividades para assumir o seu site. Quando os usuários ganham distintivos e pontos por suas ações também se torna um momento naturalmente compartilhável, que por sua vez impulsiona toda a experiência social em seu site. É por isso que programas de fidelidade e recompensas são essas ferramentas sociais úteis.

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O website de Matthey Morrison constrói interações com o usuário através de uma variedade de comportamentos de recompensa

 

Estabelecer os caminhos de uma tarefa clara e metas para os usuários ajuda a aclimata-los para o local rapidamente, e prevê incentivos para comportamentos úteis, como o preenchimento de seu perfil de usuário, que pode ser aproveitado para socializar ainda mais a experiência do site.

Além disso, evoluir o seu programa de fidelização ao longo do tempo é importante para manter interações elevadas para os usuários de longa data. Não permita que seus usuários mais valiosos sintam que já conhecem o sistema e que já entendem as regras, e que não há nada de novo para eles descobrirem.

Evoluindo as maneiras pelas quais os usuários constroem credibilidade e reputação em seu site é uma maneira importante de conduzir engajamento duplamente, pois ele dirige a atividade de seus membros mais importantes. Apenas alguns são pioneiros, mas eles vão definir normas e comportamentos para a maioria.

Rastrear e incentivar contribuições de usuários, comportamentos e ações em seu site comunidade ajuda a definir um programa de crescente relevância para seus usuários e para o valor da sua marca.

Claro, comunicar novas atividades e incentivos é tão crítico. Certifique-se de que você tem um plano de comunicação claro em lugar sempre que mudar os incentivos do usuário.

Uma outra dica de uma solução Nacional é a 6YX (www.6yx.at), que trabalha com um programa de remuneração para os usuários. Confiram o vídeo abaixo:

6YX: compartilhe suas experiências from Opinibox.com on Vimeo.

 

9. Oferecer classificações e comentários

Os consumidores acreditam uns nos outros mais do que sua equipe de marketing fala. Então, de aos usuários a chance de ter suas vozes ouvidas com plataformas de revisão que permitam que os produtos específicos sejam discutidos pelos usuários que podem estar no mercado, ou que já tenha usado o produto antes.

Uma preocupação com classificações é que elas são “agredidas” com críticas pagas ou incentivadas por todos os lados – concorrentes, marqueteiros e afiliados.

A fim de manter a qualidade de suas avaliações ativas, é importante exigir uma identidade real a ser vinculado à conta do usuário. Ainda melhor: os usuários usam seus nomes reais, e colocam um rosto e reputação para uma revisão crítica. Claro, isso se torna mais um elemento compartilhável na página, assim configura o compartilhamento social para todas as ações de revisão.

 

10. Testar, aprender e interagir

Uma coisa é certa nas mídias sociais: haverá novas funcionalidades e experiências que os usuários respondam no futuro. É por isso que testar e aprender continuará a ser importante.

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O Sears trabalha construindo o envolvimento da comunidade em seu site de e-commerce através da oferta de classificações e opiniões sobre todos os produtos

 

Controlar o tempo no local, taxas de conversão, pageviews, e outros elementos básicos de análise de sites para usuários logados contra usuários anônimos. Isto irá mostrar o valor aumentado de usuários socialmente engajadas imediatamente, e ajuda a construir um business case para atrair mais usuários em funis sociais ao longo do tempo.

Além disso, analisar o desempenho de indicadores sociais como recência e frequência de visitantes, média de atividade de compartilhamento e tráfego de retorno dos canais sociais; qualidade de anúncio de visitantes que se envolvem com o conteúdo social. Isso permite que você entenda quais as experiências são valiosas para o seu público, e evoluir o seu conteúdo e tecnologia com base nessas lições.

As soluções que se integram com ferramentas de análise existentes são críticas. Além disso, certifique-se que a análise independente fornece valor adicional além do que as métricas que você está seguindo atualmente.

 

Conclusão

Um ambiente social saudável requer uma série de elementos que trabalham em harmonia. Muito parecido com qualquer outra comunidade, os sites precisam de atividades para os usuários realizarem. Eles também precisam motivar claramente os usuários agirem. Finalmente, eles precisam suportar uma variedade de experiências sociais para permitir aos usuários seus caminhos de tarefa mais confortáveis e familiares.

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