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De acordo com dados da E-bit, a edição brasileira da Black Friday – o maior evento de varejo do mundo – faturou R$ 770 milhões em 2013, o que significou um aumento de mais de 200% em relação ao ano anterior. A estimativa para este ano, com vendas marcadas para 28 de novembro, é de R$ 1,2 bilhão.

Os lojistas esperam por grandes movimentações em seus negócios, enquanto os consumidores esperam por ofertas e descontos realmente significativos. Segundo o estudo Black Friday, produzido pela empresa de pesquisa Opinion Box e pelo portal Mundo do Marketing, os produtos mais visados pelos entrevistados são eletrônicos (62%), itens de informática (55%) e eletrodomésticos (50%).

Apesar de representar uma febre de consumo em todo o mundo, no ano passado, muitos consumidores reclamaram em órgãos de defesa a respeito dos descontos praticados na Black Friday – que muitas vezes não ocorriam ou eram colocados a preços acima do habitual.

Uma boa dica para consumidores é pesquisar os preços daquilo que pretendem adquirir durante algum tempo antes, para se certificar de que os preços realmente estarão menores no dia 28. Esse tipo de problema, infelizmente, é bastante comum, por isso todo cuidado é pouco para não cair em armadilhas!

O estudo Black Friday ainda apontou que 58% dos consumidores vão esperar pelo dia 28 para comprar o que estão planejando por um menor preço; 47% vão esperar pela primeira oportunidade em que o produto estiver mais barato. Outros 38% afirmaram que irão aproveitar a data para adquirir aquilo que já estão pesquisando há bastante tempo, enquanto 27% anteciparão as compras de natal.

E você, lojista? O que está planejando em sua loja virtual para aproveitar o “grande dia”? Lembre-se de verificar as particularidades de seu negócio antes de anunciar grandes ofertas – e sempre respeite o seu consumidor!

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