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Estratégias para atrair clientes são mais simples do que parecem ser e podem auxiliar de pequenas a grandes empresas. Existem algumas medidas que podem ser tomadas por qualquer tipo de loja virtual e que, certamente, ajudarão os lojistas a reforçar sua imagem perante os clientes, além de trazer confiança para a sua marca e mais compras no futuro. Observe tudo que pode ser feito!

PARA ATRAIR

  •  Integrar a loja virtual às mídias sociais: é importante criar uma relação mais próxima com o cliente. Isso fará com que ele crie mais simpatia pela sua loja, além de trazer uma série de outros benefícios;
  • Otimizar sua marca e seus produtos nas ferramentas de busca: estar entre os primeiros nos resultados de busca é a melhor forma de ampliar a visibilidade de seu e-commerce. Utilize o auxílio de plataformas especializadas, mas também invista em conteúdo! As duas estratégias são igualmente relevantes;
  • Estar presente em sites comparadores de preços: importante para ampliar as possibilidades de venda. Procure se associar a sites confiáveis, como Buscapé e ShoppingUOL;
  • Associar a empresa a comunidades de compra e venda: ótima opção para atrair mais consumidores, estar cadastrado em um marketplace confere mais credibilidade à loja.

 

PARA CONQUISTAR E FIDELIZAR

  • Investir em promoções e ofertas especiais: são as estratégias que mais atraem clientes! Uma boa medida é fornecer cupons de desconto, estimulando ainda mais a compra.
  • Ter cuidado com o estoque e prazos de entrega: esses cuidados de logística demonstram organização e respeito pelo cliente. Caso o pedido não seja entregue dentro do prazo estabelecido, por exemplo, o cliente pode, simplesmente, não confiar mais em sua loja para realizar compras. Tenha cuidado.
  • Trabalhar a comunicação com os consumidores.
  • Variar na oferta de produtos: além de ser entediante para o consumidor ver sempre as mesmas ofertas disponíveis, conter um mix básico de produtos oferece mais comodidade. Caso sua loja seja exclusiva para um segmento, invista em qualquer tipo de variação que seus produtos contenham, como cores. Diversifique!
  • Produzir conteúdo de qualidade: é cada vez mais importante que as empresas invistam em conteúdo, desde que o mesmo seja relevante e que ofereça informações úteis ao usuário. O excesso de informações desnecessárias gera a perda de interesse e, consequentemente, a perda de venda. O envio de e-mail marketing, por sua vez, também deve destacar o conteúdo essencial com clareza, sempre de acordo com o perfil do consumidor. É preciso lembrar que, quando visita um e-commerce, o cliente procura comodidade, facilidade e rapidez. Seja objetivo e facilite a experiência de compra!
  • Diversificar as condições de pagamento: o valor da compra e as condições de pagamento são fatores primordiais na decisão de compra. Faça o que puder para facilitar a vida de seu cliente e ofereça a ele mais de uma opção nesse quesito. Vale a pena investir.
  • Oferecer um canal de atendimento: além de promover um bom atendimento e de treinar sua equipe para que ela consiga tirar dúvidas e satisfazer as necessidades de seus clientes, é interessante estabelecer um canal de comunicação que seja simples e eficiente.
  • Oferecer benefícios: diferencie clientes, personalize o tratamento, invista em diferencias aos clientes mais antigos, entre outras estratégias. Faça com que sua marca seja lembrada pela maneira positiva com que lida com seus consumidores.
  • Manter o ambiente organizado: seja em uma loja física ou virtual, a desorganização confunde o olhar e atrapalha a experiência de compra do cliente, o que pode fazer com que ele desista de seus produtos. Preste atenção!
  • Administrar as redes sociais de forma amigável: quando utilizadas de forma adequada, as redes sociais podem se tornar a melhor maneira de estabelecer vínculos com seus clientes.
  • Incluir frete grátis (de acordo com as melhores condições para a empresa e para os clientes).
  • Ter o cuidado de apresentar as informações sobre os produtos de maneira completa, pois ela é o interesse principal do cliente: invista em imagens de boa resolução, que consigam ilustrar todos os detalhes do produto oferecido. Além disso, faça descrições relevantes e, principalmente, sinceras.
  • Desenvolva uma maneira amigável de manter o botão de “comprar” como o centro das atenções: caso seja difícil de encontrá-lo, o cliente pode perder o interesse; portanto, nada de deixá-lo escondido!
  • Pense em estratégias para recuperar seus clientes: mesmo se a compra não for finalizada, não se desespere! É possível atraí-lo de volta à sua empresa através de alguns artifícios, como enviar um e-mail com o link do carrinho ou fornecer um desconto nos produtos anteriormente abandonados. Além disso, é interessante presentear seu cliente com um brinde para que ele retome a compra.

 

E você? Existe algo que ainda não fez pelos seus clientes e pela sua loja? Implemente melhorias e descubra já o que elas podem fazer com suas vendas! Boa sorte.

Um Comentário

  1. Rayssa-Reply
    7 de junho de 2015 em 21:14

    Prezados,

    Gostei muito do texto acima e gostaria de referenciá-lo em minha monografia, mas não encontrei o nome do autor do mesmo. Ficaria muito grata se vocês me enviassem essa informação!

    No aguardo.

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