Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Cloud Computing é um modelo de gestão de dados e aplicações através de uma rede resistente de servidores que trabalha em conjunto, uma nuvem de servidores. Essa massa de servidores se interliga, assemelhando-se às nuvens no céu. Esse modelo dispensa que as empresas tenham estrutura local, interna, de servidores e armazenamento de dados. Princípio válido também para os computadores em cima de cada mesa, dentro das empresas. Os computadores pessoais, em uma estrutura desse tipo, passam a ser apenas canais de ligação entre o usuário e a nuvem. Não vai ser mais preciso, por exemplo, instalação de programas ou capacidade para armazenamento de dados (memória). Eles ficam reduzidos a um chip interno muito básico, que se liga ao sistema, um teclado, um mouse e uma tela. Todo o resto estará virtualmente localizado na tal nuvem.

Conforme registra a imprensa internacional, Clifton Ashley, diretor de tecnologia do Google para a América Latina, sustenta que “os departamentos de TI gastam hoje 80% do seu tempo com a manutenção de sistemas e não é seu objetivo de negócio manter dados e aplicativos em operação. É dinheiro jogado fora, o que é inaceitável nos dias de hoje”.

Assim, um dos benefícios dessa computação em nuvens é que o custo e toda a tensão diária de manutenção de TI cairão muito. O mesmo ocorrerá com os custos de data centers internos das empresas.

Para o usuário final, alguns dos benefícios dizem respeito à rapidez com que novos sistemas e aplicações poderão ser utilizados. Na estrutura de nuvens, eles são agilmente implantados apenas na rede virtual, e o usuário passa a ter acesso a eles no mesmo instante. Basta apenas pagar por isso, é claro. Acabam-se também os eternos problemas de memória e lentidão das máquinas. Todos os games passam a ser virtuais, armazenados nas nuvens, dispensando sua instalação no computador pessoal.

Isso é igualmente válido no âmbito geral das empresas, que podem também se beneficiar de sofisticados, pesados e complexos sistemas de gestão de negócios, apenas contratando-os a distância e botando tudo pra rodar de forma extremamente mais simples, rápida e barata. É a virtualização de toda a rede, incluindo hard e software.

Estima-se que as cinco maiores empresas de busca da internet tenham, ao todo, um parque computacional de cerca de 2 milhões de servidores. Google e Yahoo, por exemplo, que obviamente fazem parte desse grupo, já operam em sistema de nuvem. Idem a Amazon.

Tudo isso está ainda em fase de teste. As principais dúvidas de eficácia do sistema de nuvens estão em sua segurança. Muitos técnicos ainda duvidam de que uma estrutura dessa natureza possa oferecer sigilo e segurança contra invasões nos níveis exigidos para as operações corporativas.

De todo modo, essa é mais uma novidade que está, literalmente, no ar, voando por aí. Fique de olho.

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?