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Convidado pelo portal Santander Negócios & Empresas para falar sobre algumas tendências do e-commerce para 2016, nosso consultor e especialista em e-commerce, Christoph Mayer-Loos, destaca pontos como o mobile, entrega em 24 horas e o uso de ferramentas de marketing. Além disso, ele também enumerou cinco peças-chave para o sucesso dos e-commerces. Confira abaixo a matéria na íntegra:

Tendências para o e-commerce em 2016

tendências-para-o-e-commerce em 2016O brasileiro está bastante familiarizado com as compras online, mas algumas questões ainda impedem a conclusão da compra, como a segurança do site (56%), o tempo de espera do produto (22%) e as opções de pagamento (15%). Foi o que mostrou um levantamento divulgado em outubro pelo Ibope Conecta.

O que Amazon, Netshoes e Natura têm em comum? Segundo o consultor e especialista em e-commerce, Christoph Mayer-Loos, os sites dessas marcas são referências por terem a inovação em seus DNAs. ‘A Amazon revolucionou o setor de livros; o Netshoes já está criando um modelo B2B (business to business) que irá ajudar muitos lojistas a iniciarem suas operações e a Natura usou o e-commerce para estreitar ainda mais o seu relacionamento com o consumidor final e seus revendedores’, explicou.

Tendências 
Confira agora as 3 principais tendências para o e-commerce em 2016, de acordo com Mayer-Loos:

1. Mobile
Acredito que o mobile já não é uma tendência, mas sim uma realidade. Porém, em um futuro próximo, não bastará somente ter uma versão mobile, pois será necessário trabalhar esse consumidor de maneira diferente. Muitas pessoas usam o celular para pesquisar produtos, mas nem todos realizam a compra naquele momento porque esperam chegar num local onde poderão acessar seu Desktop para ver o produto com mais calma, ler melhor sobre ele e então tomar a decisão de compra. Geralmente, isso acontece com produtos que têm um valor mais alto. A loja precisa estar adequada para que o consumidor possa ter a primeira experiência da melhor forma possível, facilitando a sua volta para o site.

2. Entrega em 24 horas
Outra tendência é a entrega no prazo de 24 horas, que muitas lojas já estão fazendo. No entanto, a prática ainda não é tão comum no mercado. Além disso, também existe a possibilidade de retirar os produtos em um ponto físico.

3. Ferramentas de Marketing
Contando com evoluções constantemente, outra área muito importante é o Marketing. Estão surgindo novas ferramentas cada vez mais inteligentes e isso pode facilitar a vida do lojista com automatizações de campanhas, por exemplo.

As 5 peças-chaves do sucesso
Além da inovação, e-commerces de sucesso como Amazon, Natura e Netshoes precisam ter:

1. Qualidade do conteúdo
De acordo com Mayer-Loos, a descrição do produto precisa proporcionar ao consumidor a mesma sensação de quando ele compra em uma loja física, com a explicação do vendedor. ‘A maioria dos clientes que compram na internet ainda não teve um contato físico com o produto.’

2. Qualidade da imagem
Sem o produto em mãos, a imagem será uma das maiores aliadas do lojista para apresentar o produto. ‘É preciso que o cliente possa ver todos os detalhes dos produtos com zoom e qualidade’, diz ele.

3. Investimento em mídia
Segundo o especialista, ‘o investimento em mídia torna-se essencial visto que é necessário levar pessoas (tráfego) para conhecer sua loja.’

4. Gestão com excelência
Para Mayer-Loos, não adianta ter muito dinheiro para investir se os responsáveis não souberem utilizá-lo da maneira correta. ‘Se o lojista se preocupar somente com um desses cenários, provavelmente ele irá quebrar sua loja. Para ter uma maior rentabilidade, por exemplo, uma das estratégias é negociar com o fornecedor um volume de compra maior com um pagamento mais atrativo para ele, normalmente à vista.’

5. Planejamento bem definido
Você precisa saber aonde quer chegar e como irá chegar. Para alcançar esses objetivos, é preciso definir quais serão as estratégias. ‘Esse planejamento poderá se alterar ou se adaptar conforme o tempo, e isso é totalmente normal.’

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