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As ameaças digitais estão por todos os lados, e podem atingir desde os usuários domésticos às grandes corporações. Embora ninguém esteja livre da ação dos criminosos virtuais, existem medidas que podem minimizar os riscos. Neste post, vamos apresentar algumas dicas para que você possa cuidar da segurança da sua loja virtual.

Segundo o relatório Net Losses: Estimating the Global Cost of Cybercrime, produzido em junho de 2014 pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS) em parceria com a Intel, os ataques virtuais custam à economia global mais de US$ 445 bilhões anualmente.

Essas intervenções podem afetar o desempenho das empresas de diversas maneiras. Entre as consequências mais comuns, podemos citar a interrupção do trabalho, bem como a perda de dados, prejuízo financeiro em transações não autorizadas, além de danos aos equipamentos. Para evitar esses problemas, veja abaixo algumas dicas que podem melhorar a segurança da sua loja virtual. Confira:

1. Fique de olho nas senhas

Adote senhas longas, com letras maiúsculas e minúsculas, além de números e caracteres especiais. Não use a mesma senha para o acesso a diferentes dispositivos e procure modificá-las em intervalos regulares. Por fim, não deixe as senhas registradas em anotações espalhadas pelo escritório.

2. Lembre-se de investir em tecnologia

Há diversos softwares contra malware e spyware à disposição no mercado, com diferentes níveis de proteção. Você vai encontrar de serviços gratuitos a mecanismos caros e complexos. A decisão vai depender do seu nível de exigência e do quanto está disposto a investir. Fique atento, também, aos programas de proteção e verificação para e-mails.

3. Sua equipe deve receber capacitação

No relatório IBM Security Services 2014 Cyber Security Intelligence Index, que abrange dados de clientes em mais de 133 países, a IBM identificou que “erros humanos” estavam relacionados a 95% dos incidentes investigados em 2013. Ou seja, não basta dispor do melhor serviço de proteção: é necessário engajar e capacitar a equipe. Ofereça treinamentos para os colaboradores e mobilize-os para garantir a segurança online da sua empresa.

4. Não utilize conexões públicas de wi-fi

Ao utilizar conexões públicas, você expõe seus dados e equipamentos. Se for realmente necessário operar nessas condições, evite acessar conteúdos sigilosos, que demandem cadastros e senhas.

5. Atenção para a conta bancária

Se você ainda não possui um sistema de alertas para grandes transações – seja por e-mail, por telefone ou por mensagem de texto –, entre em contato com o seu banco e solicite o serviço. Dessa forma, você evita operações não autorizadas e pode atuar rapidamente em caso de fraudes.

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