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O Dia das Mães está chegando, mas existem muitos outros momentos do ano que você pode aproveitar para investir em condições especiais em seu e-commerce – e também aumentar suas vendas!

As datas comemorativas são, inclusive, um dos fatores responsáveis pelo crescimento que vemos hoje no universo das lojas virtuais.  Como exemplo, temos o caso da Black Friday, que geralmente aumenta significativamente o faturamento do e-commerce em geral – na edição de 2014, os lucros ultrapassaram a marca de R$ 1 bilhão, segundo dados do e-bit.

Além da Black Friday, datas como Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados e Dia das Crianças são bastante lucrativas para o e-commerce. Sendo assim, você, lojista, conta com um cenário bastante positivo e com muitas possibilidades para a sua empresa. Quer saber como pode aproveitar isso?

1)    Estabeleça um planejamento adequado para sua estratégia: avalie seus produtos e estabeleça quais serão mais adequados e interessantes para cada ocasião (pense em kits, combinações e diversas possibilidades que poderão ser oferecidas aos consumidores e reserve um estoque específico para a data!); elabore a promoção com cuidado, informando os clientes com antecedência a respeito dos benefícios de comprar em determinada data, trazendo diferenciais como preço, frete, brindes e muito mais; crie metas a serem superadas e acompanhe tudo através de um relatório – pode ser muito útil para repensar estratégias no próximo ano;

2)    Anuncie a promoção com antecedência: é importante que seus clientes saibam o que será oferecido com um pouco de antecedência para que eles possam se preparar para comprar! Afinal, você não quer que percam esse dia, não é mesmo? Invista nas redes sociais e no e-mail marketing para apresentar o que será oferecido e aproveite para fazer chamadas convidativas, oferecer descontos e muito mais. Crie expectativa e faça com que não se esqueçam de aproveitar!

3)    Faça com que o cliente se envolva com o clima da loja: prepare também a ambientação do site, para que o consumidor se sinta participante daquele momento. Personalizar o layout e fazer com que os usuários percebam que aquele não é um dia comum é essencial! Crie banners e vitrines de produtos compatíveis com a época para criar um apelo emocional que torne as pessoas mais propensas a aproveitar as promoções;

4)    Lembre-se de outras datas: comece a fugir do tradicional! Existem muitas datas comemorativas durante todo o ano, sabia? É Dia do Consumidor, Dia da Secretária, Dia do Amigo… Entre tantas outras possibilidades. Basta selecionar as que se relacionam melhor com seu tipo de negócio, estudando novas estratégias que combinem com a sua marca. Estude bem o calendário e selecione tudo aquilo que possa ser útil para você. Programe-se com antecedência!

5)    Invista em vales-presente: o vale-presente é, em qualquer época, uma estratégia de fidelização muito eficiente. Conquiste seus consumidores oferecendo a opção de presentear e ganhar vales-presente e, quem sabe, aproveitar os descontos especiais da data com ainda mais benefícios. Os clientes com certeza se lembrarão de sua loja em uma próxima oportunidade!

6)    Capriche no pós-venda: outro método de fidelização e aproximação com clientes, o pós-venda é uma das estratégias mais adequadas para esse momento, já que o intuito é criar laços afetivos com a data. Envie um e-mail marketing agradecendo pela participação e pelos pedidos do dia e também pergunte sobre a experiência de compra e navegação, estimulando futuras visitas e mais compras. Apresentar as redes sociais da empresa, oferecer cupons de desconto para uma próxima oportunidade e elaborar chamadas para os próximos momentos comemorativos são maneiras de fortalecer a relação entre sua loja e os consumidores.

Para elaborar a melhor estratégia e aproveitar datas comemorativas, não existem segredos, padrões ou fórmulas: o importante é focar nas necessidades e nos interesses dos consumidores, pensando na melhor forma de atraí-los e conquista-los – sempre de acordo com o seu estilo de negócio.

Seja transparente, responsável e antenado para não perder as próximas oportunidades! Aliás, já começou a olhar o calendário?

Bom trabalho e ótimas vendas!

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