Os empreendedores responsáveis por um e-commerce sabem da importância de cuidar de todos os processos do mercado, como em qualquer outro negócio. Define-se a maior aparência para o site, investindo tempo e capital em recursos como layout, conteúdo, estratégias de divulgação, plano de marketing, promoções e, muitas vezes, esquecem um simples detalhe: nada disso adianta se a operação de compra não for bem sucedida.

No e-commerce, além de se preocupar com os demais pilares que sustentam a atividade, é preciso se dedicar à logística de entrega com verdadeira dedicação. Ainda que pouco lembrados, o tempo e a situação do produto que chega ao endereço do consumidor são fatores bastante relevantes no momento de conquistar clientes. Enquanto se procura constantemente pela maneira mais rápida de realizar uma entrega, existe algo que não recebe a atenção que deveria: a embalagem do produto.

Como representa o único contato “físico” entre sua empresa e seus clientes, é na embalagem que uma loja se destaca da concorrência, não somente pela sua aparência, mas pela segurança com que protege o produto durante o transporte, fazendo com que ele chegue em perfeito estado. Torna-se mais confiável aquele e-commerce que fornece embalagens originais e de qualidade, o que pode fazer com que o cliente volte a comprar em sua loja.

Ao contrário da compra em uma loja tradicional, na internet é preciso reforçar a confiança gerada durante a experiência de compra no site. Para isso, nada melhor do que investir na embalagem, o que mostra que sua empresa se preocupa em proporcionar a melhor qualidade para o produto adquirido pelo cliente, contribuindo para uma experiência diferenciada e que com certeza será valorizada.

Àqueles que acreditam que investir em embalagens mais caras não vale a pena, é bom lembrar: gastar um pouco menos pode sair até mais caro, já que prejudica a imagem junto ao cliente e também pode significar custos com trocas e devoluções, já que o produto não estava devidamente protegido para o transporte.

Quer garantir que seus produtos sejam entregues com segurança e boa aparência aos seus clientes? Preste atenção em nossas dicas!

  1. Avalie as diversas possibilidades de fornecedores e embalagens e fique atento a questões como proteção, quantidade mínima de compra, possibilidade de personalização, segurança, preços e custos com frete, prazo de entrega, entre outros.
  2. Lembre-se que, quanto mais prático for o processo, mais produtividade será observada em sua expedição. Por este motivo, considere a possibilidade de adicionar os produtos e apenas fechar a embalagem, em vez de precisar montar toda a estrutura. Pode valer a pena!
  3. Não deixe de investir em inovação e personalizar suas embalagens, de forma que se destaque sua logomarca, assim como as cores, que devem combinar com a proposta da loja virtual. É muito importante que o cliente recebe os produtos em embalagens com o estilo da empresa, evitando que as confunda com as demais. Pode ser interessante começar trabalhando com menor quantidade de cores, o que significará menores custos com impressão, mas apenas se isto não impactar demais na personalização.
  4. Tenha o cuidado de colocar na própria embalagem o endereço de sua empresa e dados para contato, como telefone e e-mail. Caso o cliente tenha algum problema, isto facilitará que ele contate sua empresa, o que também demonstra preocupação em oferecer suporte ao consumidor.
  5. Prefira as embalagens que ofereçam menor impacto ao meio ambiente sempre que for possível, o que também favorece a imagem de sua empresa, já que os clientes costumam valorizar as empresas ecologicamente corretas.
  6. Garanta que o produto chegue do jeito que o cliente espera (ou ainda melhor!). Para escolher a embalagem mais adequada, entenda que tipo de produto sua empresa entrega e escolha aquela que apresente as características necessárias para garantir segurança em todas as etapas, desde o armazenamento, até a saída da loja e o manuseio pela empresa de transporte ou correio, assegurando-se de que o produto não sofrerá alterações devido a alterações climáticas e trajeto, por exemplo. Este princípio é essencial!
  7. Invista em flyers com propagandas e promoções, brindes, mensagens agradecendo ao cliente por ter escolhido sua loja e tudo que possa fidelizar seu cliente, como um vale desconto ou outro item que reforce sua identidade. O consumidor com certeza ficará surpreso com o cuidado de sua empresa!

Apesar de não ser o foco principal de um e-commerce, a embalagem é um ótimo meio de se diferenciar dos concorrentes, fortalecendo a marca e transmitindo confiança aos consumidores, que tendem a realizar mais compras em sua loja. Saiba satisfazer seu cliente, lembrando-se sempre que a embalagem é mais uma ferramenta de marketing a favor de seu negócio!

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