Neste artigo vamos falar sobre estratégias de venda para a Black Friday 2021.

O ano de 2020 foi uma constante Black Friday, no qual observamos vendas e faturamentos recordes desde abril e maio.

Apesar da continuidade da pandemia, 2021 veio com um crescimento mais acostumado à nova realidade, então, o que podemos esperar da Black Friday deste ano?

 

E como os lojistas podem se preparam para esta data de grandes vendas?

Vamos dar algumas dicas para ajudar a fazer uma boa venda para a Black Friday 2021.

Assista a este vídeo sobre como se preparar para a Black Friday 2021

 

 

Diferenças para a Black Friday 2021

Podemos esperar uma Black Friday não tão aquecida como foi 2020.

Afinal, 2020 foi um ano anormal para todos os setores.

Porém, podemos esperar sim um crescimento significativo nesta data de grande venda.

 

Muito provavelmente não vejamos os mesmos 25% do ano anterior, contudo, um crescimento de dois dígitos é minimamente esperado.

Apesar do grande crescimento do e-commerce anteriormente, o varejo online ainda possui muito espaço para crescer e muitos consumidores para conquistar.

 

Assim como na Black Friday anterior, 2021 podemos apostar em auto presentes.

Trabalhadores ainda estão de home office, por isso busca por conforto e bem-estar dentro de casa ainda devem estar em alta.

A Black Friday também é a data oportunidade que os consumidores compram os produtos desejados durante o ano todo e aproveitam as promoções e ofertas.

 

Estratégias de venda para a Black Friday 2021

A Black Friday está se estabelecendo em território brasileiro como uma data para aproveitas as compras e estimular o comércio.

 

  • Recompra

O e-commerce pode aproveitar este período para oferecer promoções e ofertas que atraiam público para que depois possa estimular a recompra.

Ou seja, a Black é uma data de oportunidades para investir em marketing e fazer a captura de novos consumidores, para que eventualmente voltem a comprar em seu e-commerce.

 

Dessa forma, além das grandes oportunidades que são dispostas nesta data, é preciso que sua loja esteja preparada para oferecer boas experiências ao consumidor, para que estimule a recompra futura.

Lojas que oferecem bons preços e boas condições, mas pecam em questões como atendimento, entrega, enfim, acabam fazendo vendas pontuais, porém que não contribuem para fidelizar o consumidor.

 

  • Estoque bem planejado

venda para a Black Friday 2021

 

Uma boa cobertura de estoque pode ser a diferença entre vender bem e vender muito bem.

Afinal, o consumidor não quer receber a oferta de um produto que já não está mais em estoque. Muito menos fazer a compra do produto para depois receber uma mensagem da loja que este acabou.

 

Ao “apostar” em determinados produtos para a Black Friday, tenha certeza de ter uma boa cobertura de estoque, para que haja quantidades suficientes para fazer muitas vendas.

Porém, não adianta fazer a compra de enormes quantidades de todos os produtos, e depois acabar com mercadoria parada no estoque.

 

Mercadoria parada é perda de dinheiro. Então planeje bem e faça os cálculos dos produtos das curvas A, B e C do seu negócio para entender em qual produto apostar para a Black.

Também é preciso pensar que logo após a Black vem o natal, com menos de 1 mês de diferença. E a não ser que sua loja seja o fabricante, não conte com compras de última hora no fornecedor.

 

  • Liquidar estoque

venda para a Black Friday 2021

 

As datas comemorativas são oportunidades para o comércio eletrônico, pois, além de estimularem as vendas, são chances de liquidar o estoque de mercadorias que ficou parado na loja.

São oportunidades para os produtos das curvas B e C terem maior saída a partir de preços melhores, condições de pagamento, brindes ou kits.

 

Aproveite a Black Friday para renovar o estoque da loja, vender os produtos “encalhados” e fazer o fluxo de caixa girar.

No entanto, cuidado para não apenas empurrar os produtos de menor saída para os consumidores.

Estes produtos possuem menor saída por algum motivo e investir as verbas de marketing pesada nos produtos da curva B e C pode não ser uma estratégia inteligente e que rende resultados ao fim no mês.

 

Não é apenas sobre descontos

Errado é o empreendedor que pensa que as vendas da Black ou de qualquer outra data comemorativa são apenas os preços baixos.

Claro que é o motivo principal pela popularidade da data, porém, é preciso lembrar e pensar quem são os consumidores do seu e-commerce e quem são os novos consumidores que sua loja deseja conquistar.

Mesmo porque uma loja pequena lutar em base de preço com lojas de porte muito maior, chega a ser injusto.

 

A Black Friday é sobre oportunidades. Sejam elas de preço, de condições de pagamento, de frete grátis ou de brindes.

Por isso, ao invés de tentar brigar apenas no preço final do produto, experimente estratégias diferentes como condições comerciais melhores ou mesmo brindes.

A Black Friday provavelmente será uma data de auto presente, dessa forma oportunidades que não envolvem apenas o valor do produto, funcionam para esta data.

 

Não está muito cedo para falarmos de Black Friday, aliás, e-commerces que fazem boas vendas na Black já começam o planejamento no ano anterior.

É entender os produtos chefe da sua loja, planejar as companhas de marketing e já começar a negociar estoque e produtos com os fornecedores.

Não deixe de aderir às dicas desse breve guia para Black Friday 2021 e vender mais todos os dias.

 

Precisa de ajuda para se planejar para a Black Friday?

venda para a Black Friday 2021

 

Artigo originalmente postado no E-commerce Brasil

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