Quem administra uma loja virtual precisa garantir que alguns elementos estejam sempre funcionando corretamente, uma vez que, caso haja alguma complicação, ela interferirá automaticamente nos andamento do negócio. Portanto, realmente não vale a pena correr o risco, certo?

As maiores falhas ocorrem, geralmente, no momento de estabelecer o contato entre os clientes e os produtos da loja. O estoque, por exemplo, precisa estar sempre atualizado. É preciso ter o controle preciso a respeito da disponibilidade dos produtos para que a marca não sofra prejuízos e não fique com a imagem prejudicada diante de seus consumidores (principalmente em época de crise, quando é ainda mais difícil atrair e manter consumidores).

Imagine que seu sistema confirme a existência de uma quantidade maior de produtos no estoque do que existe de fato. Quando a informação não é atualizada, gera falha também na reposição de produtos e, assim, na hora de clicar, o cliente verá que o público está em falta. No momento em que não encontra o que está buscando, ele pode simplesmente tentar em outro site, concluir a compra e perder o interesse pela sua loja.

Outro problema que costuma ocorrer é quando as lojas resolvem estabelecer promoções relâmpago, mas deixam de atualizar o preço dos produtos assim que o prazo acaba. Ou seja, os preços continuam abaixo do padrão, acaba rapidamente e não há tempo hábil para repor o estoque, o que faz com que falte produto novamente.

A mesma atualização precisa ser feita o tempo todo no controle das vendas, para saber quais produtos foram vendidos, em quanto tempo e a que preço – informações fundamentais para a reposição de produtos e também para a precificação adequada. É preciso estabelecer um padrão.

Assim como é importante que se estabeleça uma boa relação, baseada em confiança, entre a marca e seu público, a loja também precisa estar em constante contato com seus representantes de vendas, para que esteja sempre atualizada em relação às novidades e às informações a respeito de todos os produtos, para que isso seja apresentado posteriormente aos clientes, favorecendo as vendas.

Em relação ao marketing, existe algo que é extremamente importante: controle. Afinal, de que adianta criar estratégias e implementá-las ao mercado e, depois, não acompanhar seus resultados e analisar sua efetividade, além de traçar melhorias? É preciso conferir se o investimento valeu a pena e, caso a resposta seja negativa, saber o que fazer para melhorar.

É preciso acompanhar tudo! Não deixe para depois, lojista. Vale a pena!

 

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