O e-commerce está em crescimento e o futuro do segmento promete ser bastante promissor. Contudo, a maioria dos consumidores ainda prefere comprar em um estabelecimento físico, apesar da comodidade oferecida pelas lojas virtuais. As pessoas ainda desconfiam do comércio eletrônico, mas o vendedor digital pode reverter isso. Sabe como?

  • Acabando com o paradigma de que é preciso tocar no produto para comprá-lo: esse é um costume bastante característico do consumidor brasileiro, que prefere se deslocar até a loja para verificar as características do produto com seus próprios olhos. O lojista virtual pode elaborar estratégias focadas em suprir essa necessidade, investindo em descrições caprichadas e vídeos de apresentação para cada produto e também integrando seus canais online e off-line – de modo que o consumidor possa comprar pela internet e retirar o produto na loja física, transmitindo mais confiança. Em pouco tempo, muitos clientes poderão adquirir mais segurança no sistema eletrônico, optando por fazer tudo pela internet.
  • Facilitando ao máximo a experiência de compra: disponibilizar ao cliente uma plataforma que facilite a navegação e simplifique a localização de produtos é uma estratégia interessante para garantir comodidade durante o processo de compra. Ofereça conteúdo relevante e capriche na usabilidade de seu site para conquistar a preferência dos consumidores.
  • Invista (sempre) em conteúdo de qualidade: qualquer tipo de loja, física ou virtual, possui clientes com dúvidas no momento de comprar, que buscam informações com credibilidade e que o ajudem na decisão final. Um e-commerce que ajuda seu cliente nesse processo, indicando um bom produto, por exemplo, ganha a confiança do consumidor, que provavelmente o procurará em uma próxima compra. A saída é investir em blogs, páginas de conteúdo útil, sistema de sugestão de produtos baseado em históricos de navegação, tabelas comparativas, entre outros. Inove e escolha as opções mais adequadas para o seu negócio.

 

Além das dicas acima, é importante lembrar que a confiança é imprescindível para qualquer negócio, inclusive para o e-commerce. Invista em maneiras de facilitar a vida de seu consumidor, contribuindo para que sua experiência de compra seja simples e efetiva, estimulando futuras vendas e contribuindo para que o e-commerce continue crescendo, apesar das particularidades de uma loja física. Bom trabalho!

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