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Neste artigo vamos falar sobre como planejar estoque de produtos para e-commerce.

Estoque é uma das principais dores de muitas lojas virtuais. Não é porque a loja é online que significa que não precisa de estoque.

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O brasileiro é um povo ansioso e grandes tempos de espera para entrega de um produto pode ser um obstáculo na hora de concluir a compra.

Neste artigo não vamos abordar os processos para validação do produto para estoques maiores ou menores.

Mas sim, a conta que você deve fazer para ter um estoque que instigará as vendas da sua loja virtual.

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Estoque de produtos

como planejar estoque de produtos para e-commerce

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A parte física do e-commerce começa justamente no estoque de produtos.

Dependendo do seu mercado, é preciso calcular os gastos e investimentos da sua loja virtual contabilizando um espaço para estocar os produtos.

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Planejar o estoque de produtos para e-commerce pode ser uma tarefa complicada, porém, desenvolvemos uma maneira relativamente fácil de você fazer as contas para o seu estoque.

A pior decisão é fazer um estoque exagerado de produtos que você não tem certeza da saída e deixa-los acumulando poeira em seu estoque.

Produtos parados significa dinheiro perdido.

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Existe a possibilidade de desvalorização monetária deste produto e também de “ficarem velhos”.

Ainda mais para quem trabalha com fast fashion cujas coleções mudam a cada estação, ter produtos em grande quantidade da coleção de inverno e estarmos no verão, significa perda de dinheiro.

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Faça liquidações, ofereça cupons e demais promoções para estimular a circulação desses produtos encalhados o quanto antes.

Leia mais sobre em nosso artigo sobre como montar vitrine.

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Planejar estoque de produtos para e-commerce

A conta básica para seu estoque de produtos em sua loja virtual deve ser 1 para 2,5.

Ou seja, a cada produto que se pretende vender, você deve ter essa quantidade vezes 2,5.

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E esse é o mínimo que você deve ter.

Para e-commerces que estão começando, que ainda não possuem projeções ou curvas de venda, essa é a conta básica e inicial que deve ser feita para montar seu estoque.

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Já para lojas físicas, essa proporção é 1 para 5.

Planejar o estoque de produtos para e-commerce pode ser simples assim.

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Curva A B C

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Toda loja tem produtos que são o carro chefe e produtos que saem em menor quantidade. Esse é o conceito de curva ABC.

Os produtos da curva A são aqueles que vendem em maior quantidade no período do mês. B em segundo lugar e os da curva C são os com menor saída.

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Os produtos da curva A, como dissemos, são os produtos carro chefe do seu e-commerce.

Eles representam 80% das vendas da sua loja. Portanto, presumimos que tais produtos tenham que possuir um estoque maior do que os da curva C.

Uma vez validados os produtos que pertencem às respectivas curvas A, B e C, é possível planejar estoque do seu e-commerce de maneira mais precisa.

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Curva A

Para os produtos que mais vendem em sua loja virtual, você precisa ter um estoque maior do que aqueles que saem menos.

A proporção do estoque para a curva A é de 1 para 10.

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Ou seja, se em um mês você pretende vender 30 produtos, a quantidade ideal para o estoque é de 300 peças.

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Curva B

Para a curva B, que são produtos com bastante demanda, porém não chegam a ser o carro chefe, a proporção é de 1 para 5.

Em outras palavras, se pretende vender 30 produtos, no período de um mês, seu estoque precisa de 150 peças.

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Curva C

A curva C configura-se nos produtos de menor saída. E a proporção é 1 para 2,5.

Se pretende vender 30 produtos no período de 30 dias, seu estoque precisa conter um total de 75 peças.

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Sem projeção

Atenção que as contas acima das curvas A, B e C são válidas a partir do momento em que tais produtos são validados.

Caso seja o primeiro mês de atuação da loja ou ainda não conseguiu validar quais são os produtos das respectivas curvas, a conta básica é de 1 para 2,5.

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A projeção também difere um pouco quando o seu e-commerce é o fabricante dos produtos que comercializa.

Roupas, por exemplo. Os produtos que mais vendem você precisam deixa-los já confeccionados para pronta entrega.

O ideal é que os demais também não demorem muito tempo entre ficarem prontos e chegarem ao cliente.

Porém, cada caso é um caso e precisa ser analisado separadamente.

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Demora no tempo de entrega

Por que temos que ter o produto em pronta entrega?

O brasileiro não gosta de esperar para ter o produto em mãos.

O tempo de manuseio dos correios já é um absurdo para alguns, imagina o seu e-commerce demorar para fazer o envio dos produtos.

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Muitos marketplaces levam em consideração o tempo de manuseio do produto para classificar os vendedores.

O Mercado Livre, por exemplo, para se tornar um vendedor com boas recomendações da plataforma, é preciso que os produtos sejam enviados em 24horas ou menos, a partir do momento da compra.

A espera também pode ser um grande fator decisivo para muitos consumidores.

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Se o produto é urgente, vamos dizer um presente necessário para uma data próxima, mesmo que um pouco mais caro, o consumidor se sujeita a pagar para ter o produto em mãos o mais rápido possível.

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Conclusão

Não ter produtos que compõe a curva A de vendas do seu e-commerce pode significar uma queda no faturamento e vendas.

Planejar estoque do e-commerce é uma tarefa que requer atenção e que pode influenciar nas suas vendas.

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Não abra seu e-commerce antes de ter o seu estoque e fornecedores de acordo e funcionando.

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