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Desde que surgiram, redes sociais mostraram às empresas o potencial de se relacionar melhor com os seus consumidores e mantê-los atentos a novidades. Agora, elas são fundamentais para o marketing das empresas, que veem grande potencial no número de seguidores da marca.

Mas o que muitas vezes é esquecido é que além de conquistar novos seguidores, é preciso manter aqueles que já são seguidores e relacionar-se com eles, pois afinal de contas, essa a razão principal para tudo isso.

Com a intenção de descobrir quais os obstáculos e erros que impedem um bom relacionamento entre usuários e marcas que consequentemente fazem com que eles deixem de segui-las, a CoTweet e ExactTarget realizaram uma pesquisa no Twitter e no Facebook.

Apesar de redes com modelos diferentes, as respostas dos usuários foram muito parecidas.

As maiores razões são conteúdo repetitivo, excessivo e de cunho muito promocional.

Muitas vezes as empresas falham em criar bom relacionamento e conteúdo interessante, e só ganham seguidores por causa de ofertas ou descontos, que eventualmente deixarão segui-las.

A aquisição de novos seguidores é uma boa estratégia em longo prazo, mas as empresas devem tomar cuidado e ter a atenção de gerar conteúdo de relevância para que possa manter seguidores genuínos que vão participar das ações e serão consumidores fiéis.

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