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Sua empresa adotou a estratégia do e-mail marketing para conquistar novos clientes e fidelizar antigos. Ótimo! O problema é que algum tempo já se passou e a iniciativa não tem apresentado resultados significativos. Será que ela não funciona? Nem sempre. Às vezes, você só precisa ajustar o horário em que os e-mails serão disparados, o que pode fazer toda diferença no aproveitamento do recurso.

Mas, afinal, como determinar qual é o melhor horário para enviar um e-mail marketing? Nós contamos para você.

É claro que não existe uma resposta pronta e que também não dá para seguir alguns passos como em uma receita de bolo. Tudo depende de cada caso, de cada empresa, de cada cliente. É por isso que, para determinar o (seu) horário mais adequado, é preciso conhecer as particularidades de seu negócio.

Existem muitos testes dedicados a esse estudo, mas que, certamente, não podem ser aplicados a 100% das situações, já que, como já dissemos, é necessário considerar outros fatores, como o conteúdo da mensagem, o perfil do público-alvo e as características do produto ou serviço que se quer ofertar.

Como exemplo, pense no seguinte: se o perfil de seu público envolver mais pessoas que trabalham em escritório, as chances de que se leia sua mensagem será maior durante o horário comercial. Ou, então, caso seu cliente seja um comprador assíduo de diversas lojas virtuais, é preciso considerar que ele tem, certamente, uma caixa de entrada recheada de e-mails marketing, portanto é preciso se destacar!

Enquanto alguns afirmam que de terça a sexta-feira está o melhor período para o envio das mensagens, já que na segunda as pessoas ainda estão distraídas por conta do fim de semana e na sexta já estão ansiosas por ele, outros acreditam que é justamente durante o fim de semana que os clientes estarão mais tranquilos e com mais tempo para verificar e-mails.

A verdadeira lição é a seguinte: o melhor horário para enviar e-mail marketing é aquele em que seu cliente estiver pensando sobre o assunto. Cabe a você descobrir qual será, portanto pesquise o alvo de sua campanha e ajuste-a ao comportamento de seu consumidor. Alguns testes, disparando e-mails em horários diferentes, também podem ser úteis. Não espere mais. Faça a estratégia funcionar em seu e-commerce também!

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