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Você já está decidido: quer mesmo abrir sua própria loja virtual. Como se esta decisão já não precisasse de muito planejamento, assim que ela se resolve, outras ocupam o seu lugar: como vou começar? Quem devo contratar? Com o que devo me preocupar primeiro? Quanto terei que gastar? Quando tudo estará acertado? Em quanto tempo começarei a ver os resultados?

Caso isso esteja acontecendo com você, não se preocupe. Abrir um negócio virtual não é uma tarefa simples, mas com planejamento, trabalho e dedicação tudo acaba dando certo.  É preciso contar com um projeto alinhado desde o começo, definindo metas, prazos e o perfil da empresa, para que você não se perca durante o processo. Por este motivo, cada pequena decisão, mesmo que pareça um mero detalhe, não pode ser tomada sem os devidos cuidados.

Dedique-se a cada providência com empenho e se organize para que cada etapa seja cumprida no tempo certo – contar com o auxílio de um roteiro que contenha todas as atividades que devem ser executadas é fundamental! Entenda mais um pouco sobre o que deve entrar no roteiro:

1.    Planejamento

Esta etapa é fundamental para o sucesso do empreendimento, já que neste momento serão definidas todas as características do projeto, como mercado de atuação, plano de negócio, abertura da empresa, custos e receitas, definição de metas, entre outros.

 2.    Sistemas e integrações

Este momento é dedicado à definição de todos os sistemas envolvidos no projeto. É através das integrações que a plataforma selecionada para o negócio conseguirá realizar os procedimentos para a conclusão de uma venda

3.    Equipe

Este momento é bastante trabalhoso, principalmente pela falta de especialização dos profissionais que se encontram no mercado atualmente. É preciso definir alguns aspectos estruturais, assim como as atividades principais, as responsabilidades de cada função, os processos das diversas áreas, o organograma e as matrizes de decisões.

4.    Comunicação visual

Esta etapa é de extrema importância, pois é a comunicação visual que dará vida ao seu e-commerce (e também o que chamará a atenção dos consumidores!). Os profissionais precisarão estar preparados para tomar decisões e escolher as melhores práticas para aumentar as vendas. Outras estratégias também deverão ser definidas aqui, como as referências para o briefing, funções, usabilidade, aspectos do layout, mídia interna e interligações entre as versões web e mobile. Vale a pena caprichar!

5.    Conteúdo

Enquanto a comunicação visual tem a missão de atrair clientes, o conteúdo precisa manter o consumidor interessado na loja, portanto é igualmente (ou até mais) importante que o processo anterior. O conteúdo gerencia tudo aquilo que estará visível ao usuário, como textos, imagens, vídeos, descrições de produtos, regulamentos, banners, entre outros. Nesta etapa, organizam-se as informações de maneira atrativa e simpática para que os usuários se sintam interessados. O mais importante é fornecer conteúdo de relevante ao público-alvo, de forma clara e objetiva.

 6.    Logística

Esta etapa precisa ser definida com bastante cuidado, principalmente porque ela envolve os processos realizados após o recebimento do pedido. Esta fase se compara ao setor “físico” da loja virtual, pois este é o único momento em que o cliente estabelece um contato físico com a sua operação, o que demanda um bom processo de atendimento e políticas para manter a imagem de sua empresa como positiva para os clientes. É durante as definições de logística que são discutidas questões como gestão de estoque, escolha de fornecedores, formas de entrega, processos, fluxo de pedido, gestão de equipe, entre outros fatores importantes para garantir a satisfação dos clientes com a experiência de compra em sua loja.

 7.    Pagamentos

Apesar de não receber a atenção devidamente merecida em alguns projetos, esta etapa é uma das mais importantes para o resultado do projeto, pois é o momento de receber o dinheiro transacionado durante as operações de seus clientes, mas, também, de fornecer viabilidade nas formas de pagamento. Neste ponto, torna-se importante considerar o fornecedor escolhido na etapa da logística e observar se é possível obter uma boa taxa de negociação com ele, pois isto será muito importante durante o processo e impactará em seus custos de operação.

 8.    Selos e segurança

Esta etapa é responsável por garantir segurança para seus clientes e credibilidade para sua loja começar a vender pela internet. É extremamente importante para definir a reputação de seu e-commerce na web, mostrando também a opinião de quem já comprou de sua empresa e resolver fazer um relato desta experiência. Também deverão ser definidos os certificados de segurança que sua empresa estabelecerá para proteger os clientes durante a compra, além de alinhar a questão com os processos da empresa e com os fornecedores, através de um acompanhamento. Para ser considerada uma empresa segura e confiável, é interessante possuir um cadastro no ebit, empresa referência no fornecimento de informações sobre o e-commerce nacional. O ebit analisa a satisfação dos consumidores e transmite segurança aos usuários que encontrarem uma boa avaliação de sua loja virtual através dele.

 9.    Marketing

Após o planejamento da loja virtual, a escolha da plataforma, a organização da logística de operação e distribuição, a atribuição de funções à equipe e a estruturação de todo o negócio, chega a hora de anunciar o e-commerce, apresentando os produtos e serviços que serão oferecidos por ele. Um bom plano de negócio para o marketing de sua loja virtual é uma ferramenta fundamental para o sucesso de seu empreendimento, portanto esta fase precisa ser desenvolvida com atenção, cuidado e (muita) criatividade!

Sim, realmente, não é uma tarefa tão simples. Mas, é claro, nós também podemos te ajudar! Conheça mais sobre nossos serviços e conte com a gente para que nada saia do controle durante o processo de abertura de sua loja virtual.

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