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Segunda pesquisa divulgada hoje pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), em 2009 cerca de 19% dos internautas fizeram compras na web. Quase 12 milhões de usuários no Brasil usaram a web para comprar.

A pesquisa divulgada hoje também relembra os dados apontados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento no ano passado, que mostram que o e-commerce no Brasil e no México tem potencial de crescimento de 260% nos próximos anos.
A pesquisa do Ipea mostra que enquanto nas áreas urbanas cerca de 20% dos internautas comprou pela internet, apenas 9% de internautas das áreas rurais comprou em 2009. Entre homens e mulheres, os que mais compraram foram eles, que figuram como 22% dos compradores de 2009, contra 17% de compras feitas por mulheres.

No geral, o perfil de compradores pela web é de pessoas com maior grau de escolaridade, de renda acima da média nacional e entre 25 e 59 anos de idade.

Em quase 5 mil empresas comerciais que vendiam pela internet naquele ano, a maioria tinha menos de 20 empregados, e as vendas de maior volume eram na área de jóias, bijuterias, materiais preciosos, artigos funerários, animais vivos, construção civil e produtos eletrônicos.

Apesar das grandes expectativas de crescimento apontadas no ano pasado, para tirar total proveito o e-commerce brasileiro deve levar em consideração algumas recomendações do instituto para que haja “melhora na qualificação dos trabalhadores através da implementação de políticas públicas, inclusive na área da tecnologia da informação”. Segundo o técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea, Luis Claudio Kubota, a falta de qualificação na área da tecnologia de informação das empresas é apontada como outro entrave para o desenvolvimento tecnológico e setorial.

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