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vendas por dispositivos móveis

As vendas por dispositivos móveis ainda não representam a maioria na internet, mas ganham cada vez mais protagonismo. Segundo dados de um levantamento da IDC, encomendado pelo Paypal, entre os 1.798 latino-americanos entrevistados, 69% ainda prefere fazer compras em laptops, mas 53% incluiu tablets e/ou smartphones na resposta.

No México, por exemplo, quase um terço dos usuários costumam comprar a partir de um smartphone. Com o comércio eletrônico em ascensão, entender as demandas desse público é indispensável para as empresas que querem se manter em alta. O problema é que, na prática, os sites de m-commerce nem sempre estão preparados para receber o usuário.

Prova da importância de se adaptar à realidade dos dispositivos móveis é o anúncio realizado pelo Google ainda no início de 2015, que prevê penalizações para os sites que não forem responsivos.

Para não ficar no prejuízo, a saída é se adequar às mudanças. Se o seu objetivo é potencializar as vendas por dispositivos móveis e você não sabe como começar, confira as dicas de Felipe Morais, consultor e especialista em Planejamento Estratégico Digital da RISE7 Consultoria. Ele explica quatro pontos básicos que devem fazer parte das suas preocupações ao elaborar um site para plataformas mobile. Confira:

1. Entenda a diferença entre versão mobile e responsiva

Muitas vezes ambas são tratadas como sinônimos, mas a verdade é que elas possuem pequenas diferentes. Um site com versão mobile – chamado mobile friendly – é aquele que foi desenhado especificamente para um dispositivo móvel, independente da página para acesso em um desktop, por exemplo.

Um site responsivo, por outro lado, é aquele que conta com uma única versão, capaz de se adaptar automaticamente ao tamanho e resolução da tela, seja qual for a plataforma de acesso do usuário.

Consideradas as diferenças, é preciso garantir que o seu site ofereça uma das opções de acesso.

2. Pense a usabilidade dos dispositivos móveis

Acessar um site pela tela do celular é diferente do que ler as informações em um notebook. E essa diferença exige a criação de uma estrutura que coloque a usabilidade em primeiro lugar e tire o layout do foco.

Se for possível desenvolver os dois como você gostaria, ótimo. Do contrário, lembre-se que o mais importante é mostrar ao usuário que ele vai encontrar o que precisa em poucos cliques.

3. Crie campanhas mobile para o ambiente móvel

Pode parecer óbvio, mas ainda é recurso que nem todas as marcas adotam. Se você quer promover o uso dos dispositivos móveis, nada melhor do que desenvolver a sua campanha pensada exclusivamente para quem acessa as informações a partir de um smartphone ou tablet.

4. Desenvolva uma página de carregamento rápido

Como a estrutura de internet na América Latina ainda não é das melhores, páginas com excesso de elementos podem demorar para carregar. Para quem deseja fazer uma compra através de dispositivos móveis, o tempo de espera pode gerar desistência.

Para não perder vendas e clientes, o principal cuidado é criar uma estrutura de carregamento rápido, que não exija muito da conexão e que ofereça uma experiência agradável.

Se você tem alguma dúvida ou sugestão sobre o assunto, deixe um comentário abaixo e contribua com a troca de ideias. Não esqueça de compartilhar esse artigo com seus amigos nas redes sociais.

*A matéria acima conta com a colaboração do nosso consultor e foi originalmente publicada no portal Destino Negócio.

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