fbpx

Os erros de SEO no e-commerce podem ocasionar problemas como a queda de tráfego no site, na geração de leads e até mesmo nas vendas. Com tantas páginas e produtos na loja online eles podem acontecer bem comumente e acabar trazendo prejuízos. Por isso, os cuidados com as páginas de categorias e produtos cadastrados, que estão sempre mudando, devem ser constantes, além da otimização do e-commerce, de forma geral.

Confira alguns erros de SEO que costumam atrapalhar as lojas online e aproveite nossas dicas para consertá-los e aumentar seus lucros!

Erro 404: página não encontrada

Com certeza você já se deparou com esse código e essa mensagem em seu computador ou dispositivo móvel. Esse é um problema bem comum nos e-commerces e acontecem quando um link está quebrado. Mas o que isso significa?  Alguns produtos são descadastrados quando saem de linha ou não são mais vendidos, mas seus links podem continuar a existir e receber tráfego.

Para acabar com esse erro de SEO, o certo é redirecionar o link inexistente para uma nova URL, que funcione e contenha produtos. Outra opção para não frustrar os visitantes de seu e-commerce é criar uma página de erro personalizada pedindo desculpas, falando do que pode ter acontecido e sugerindo novos links dentro do site.

Seu site não é otimizado para mobile

O Google está sempre de olho nos erros de SEO e penaliza sites não otimizados para mobile, portanto, pense se seu e-commerce permite uma navegação tranquila e agradável para o consumidor, não só visualmente, mas também funcionalmente. Ele tem que ser capaz de ler os textos, enxergar os botões e, claro, realizar compras facilmente.

A estimativa da Ebit é de que as compras via mobile representem 32% do total das vendas do e-commerce até o final de 2017, por isso, opte pelo mobile first.

Descrições ruins ou duplicadas

Dose o uso das palavras-chave nas descrições dos produtos para evitar erros de SEO. Para garantir uma leitura fluida e não ser penalizado pelo excesso de termos repetidos, utilize medidores de densidade. Além disso, descreva detalhadamente os produtos sem ser redundante para passar credibilidade ao consumidor.

Muitos e-commerces copiam a descrição dos produtos do site do fabricante, por isso você encontra várias iguais em sites diferentes. No entanto, o Google valoriza muito o conteúdo original. Cópias ou páginas duplicadas são penalizadas e podem fazer sua loja online perder relevância no ranking. Para evitar esse erro de SEO, escreva somente descrições únicas com base nos conceitos de copywriting.

Você está escolhendo mal as palavras-chave

As palavras-chave são um dos principais assuntos quando falamos de erros de SEO ou da técnica em geral. Isso porque as pessoas fazem buscas através de palavras-chave, então a melhor estratégia é selecionar os termos mais utilizados pelos consumidores.

Uma dica é usar as palavras-chave long tail, de cauda longa, pois elas são capazes de atrair um público mais específico com chances maiores de ver o produto e efetuar a compra no seu e-commerce.

Gostou das dicas? Evite esses erros de SEO e aumente seus lucros! Continue acompanhando o nosso blog e confira os planos de consultoria da Dr. e-commerce!

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?