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Ao longo dos anos, muitos negócios deixaram de atender em um ponto de vendas físico, e passaram a atender através de um site ou loja virtual.

Certamente, o alto custo com aluguel, funcionários e a limitação do atendimento ao público, acabam se tornando desvantajosos para os lojistas.

 

Então se você pensa em migrar a sua loja física para uma virtual, mas ainda está na dúvida se fará um bom negócio, separamos 10 vantagens para ter uma loja online ao invés de uma física.

Aproveite a leitura!

 

Benefícios de ter uma loja virtual

1. Venda todos os dias

Talvez este seja o maior atrativo de ter uma loja virtual, poder vender todos os dias do ano, 24 horas por dia.

Diferente das lojas físicas, onde não é comum às pessoas realizarem compras pela madrugada, em um e-commerce, basta a pessoa pegar o celular e comprar o que deseja, no conforto do seu sofá.

 

Só é preciso ter um bom parceiro para efetuar as entregas, assim você não precisará se preocupar com os prazos e com a preservação dos produtos.

 

2. Não há limites para às vendas

Enquanto uma loja física está limitada ao público daquela região, uma loja online pode vender para pessoas do mundo inteiro.

Hoje já é possível comprar produtos da China e receber em menos de 2 semanas no Brasil.

 

E isso pode ser uma grande oportunidade, já que é possível criar uma loja virtual em qualquer idioma, comprar de fornecedores estrangeiros e entregar em qualquer lugar do mundo.

Você pode ter uma loja internacional sem sair de casa.

 

3. Utilize vários canais de vendas

Benefícios de ter uma loja virtual

 

É fundamental que você tenha vários canais de vendas, isso inclui: perfil em redes sociais como Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp,  além do próprio site.

As pessoas compram a todo tempo, então enquanto ela navega por uma rede social, pode se deparar com o anúncio do seu produto e ter interesse em adquiri-lo.

 

Segundo a pesquisa Global Digital Overview 2020, realizada pelo We Are Social em parceria com a ferramenta Hootsuite, 205,8 milhões de brasileiros possuem telefone celular, isso equivale a 97% da população do país.

Já o acesso às redes sociais é realizado por 66% deste público e passam uma média diária de 3 horas e 31 minutos, consumindo diferentes conteúdos.

 

Agora imagine as milhares de vendas que você já perdeu, por não estar anunciando nestas redes.

 

4. Tenha canais de atendimento integrados

Seu cliente pode estar com uma dúvida sobre o seu produto enquanto navega pelas redes sociais, por isso é importante que elas estejam integradas com um CRM para que o time de vendas tenha informações relevantes sobre o lead.

 

Chatbots podem ser uma boa opção para automatizar o processo para perguntas que são frequentes, o que irá poupar o tempo dos seus vendedores.

Quanto mais rápida for a resposta, maiores são as chances de venda.

 

5. Mobile First

Benefícios de ter uma loja virtual

 

]Não se esqueça que as pessoas passam grande parte do dia conectadas ao celular, por isso o seu site deve ser responsivo e pensado para este tipo de usuário.

 

Leve em consideração a experiência do usuário, muitas vezes para manter a estética da loja virtual, os desenvolvedores acabam mantendo o botão em um tamanho pequeno, o que pode dificultar a compra de pessoas que possuem mãos grandes.

Projete o seu site para abrir da forma correta, em diferentes tipos de telas e resoluções.

 

6. Faça cocriação com seus consumidores

Estamos em um momento onde as pessoas querem interagir com as marcas, principalmente nas redes sociais.

Utilize isso ao seu favor, adaptando a linguagem da marca, criando conteúdos relacionados aos seus consumidores, etc.

 

Isso servirá como prova social para atrair novos consumidores para a sua loja, além de estimular que eles compartilhem opiniões sobre os produtos com amigos e familiares.

 

7. Pessoas compram a toda hora e em qualquer lugar

Benefícios de ter uma loja virtual

 

O Google realizou uma pesquisa sobre a importância dos Micro-momentos, que mostra a importância de otimizar a sua loja para que ela apareça no momento exato em que o seu consumidor está com dúvida.

Mas o que isso significa?

 

Isso mostra a importância de compreender o consumidor.

Enquanto Jonas, que é enfermeiro, está na sala preparando os filhos para ir à escola, ele pesquisa sobre “melhores sapatos para enfermeiro”, uma pesquisa muito específica, mas que demonstra um comportamento de consumo diferente.

 

Hoje este tipo de pesquisa já é mais comum, mas o lojista precisa entender este tipo de comportamento, para promover melhor os seus produtos e serviços.

 

8. Entenda como as pessoas navegam pela sua loja

Ferramentas como Google Analytics e Hotjar podem lhe trazer boas análises sobre como os usuários se comportam na sua loja.

Na imagem acima, quanto mais avermelhado for a região, maior a concentração da atenção dos usuários.

 

O mais atrativo deste tipo de ferramenta, é que você consegue também analisar o impacto das imagens, cores e tamanhos de botões.

Este “Mapa de Calor”, pode ser utilizado em diferentes versões da mesma página (Teste A/B), gerando mais dados para a tomada de decisão.

 

Assista ao vídeo sobre Entendendo o Comportamento do Consumidor no E-commerce.

 

9. Anúncios segmentados

Benefícios de ter uma loja virtual

 

Outra vantagem de ter uma loja online é a possibilidade de criar anúncios que levam os usuários direto para a página do seu produto.

Como vimos anteriormente, o usuário pode decidir em poucos segundos realizar ou não uma compra, e certamente ele não quer perder tempo se deslocando até uma loja física.

 

Através dos anúncios é possível definir as características do público que você quer atrair, o que consequentemente irá trazer um público qualificado e aumentará as vendas.

 

10. Diferentes métodos de pagamento

Embora isso se assemelhe com às lojas físicas que oferecem a possibilidade de pagar com cartão ou dinheiro, uma loja virtual pode aceitar diferentes meios de pagamentos, até mesmo internacionais, de forma simples e prática.

 

Então se um estrangeiro tenta comprar com outra moeda na sua loja online, gateways de pagamento como Paypal, fazem a conversão automaticamente.

Algo quase impossível de acontecer em uma loja física.

 

Loja física ou loja virtual? Benefícios de ter uma loja virtual

Se mesmo após ver todas as vantagens da loja virtual você ainda queira manter algumas operações em sua loja física, saiba que é possível utilizar a estratégia de omnichannel, onde os consumidores compram na loja online e retiram no ponto de venda físico.

 

Pode ser uma ótima estratégia quando os meios de entrega são lentos ou muito caros para o consumidor final.

E você, pensa em migrar a sua loja física para a virtual? Essa mudança pode alavancar as suas vendas se for feita da forma correta.

Se tiver alguma dúvida, compartilhe aqui nos comentários.

 

Conteúdo produzido por William Mendes, mercadólogo e que atua na área de marketing há 10 anos atendendo empresas da China, Espanha e Portugal, e está à frente do LogosBR.

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