O e-mail marketing é uma estratégia que pode ser utilizada para aumentar o lucro de seu e-commerce, tanto nas etapas de pré-venda quanto de pós-venda. Cada vez mais empresas buscam entender essa ferramenta para obter os melhores resultados. Em um estudo realizado com mais de 3.500 profissionais, entre especialistas em marketing, desenvolvedores e outros, 86,7% deles afirmaram que pretendem aumentar o investimento em e-mail marketing. Além disso, 71,8% dos entrevistados disseram que querem dedicar mais tempo para a produção e o envio de e-mails.

Confira as vantagens de investir nesta estratégia de grande utilidade e potencial de retorno que é o e-mail marketing no seu e-commerce. Leia o post da Dr. e-commerce!

Você consegue obter e avaliar dados

As plataformas mais conceituadas de e-mail marketing permitem que você gere relatórios com dados e métricas capazes de avaliar o desempenho e a eficácia deles, como a taxa de abertura e de cliques nos hiperlinks. Acompanhando esses números em tempo real, você consegue estimar se a sua campanha está gerando resultados satisfatórios e entender quais mudanças são necessárias para melhorar a sua estratégica com e-mails marketing no futuro.

A possibilidade de segmentação tem melhores resultados

A segmentação é uma maneira de selecionar aspectos, comportamentos ou características do público que você deseja que receba uma determinada mensagem, como o e-mail marketing. Alguns exemplos são: localização, sexo, região, tipos de interação com e-mails passados, entre outros.

Campanhas de e-mail que utilizam segmentação têm uma taxa de abertura 14,31% maior que campanhas não segmentadas. Além disso, o número de cliques em campanhas segmentadas é 100,95% maior.

Uma segmentação bem pensada e pesquisada pode ser o mapa do tesouro para o e-commerce. Ao especificar que apenas usuários possivelmente interessados vão receber o e-mail marketing com uma determinada campanha, você faz com que ela obtenha melhores resultados.

O investimento tem ótimo custo-benefício

Investir em e-mail marketing é um dos investimentos no setor de marketing com o melhor custo-benefício. As principais plataformas costumam trabalhar com valores mensais proporcionais ao número de contatos na sua base e a frequência de envio dos e-mails. Essa mensalidade inclui ainda o agendamento de envio, as respostas automáticas, a segmentação da base, o editor de templates, as informações sobre o desempenho da campanha e outras funções.

O e-mail marketing transforma relacionamento em vendas

O e-mail marketing pode ser um canal pessoal de relacionamento com o consumidor, principalmente se você utilizar artifícios de segmentação. Caso o cliente do seu e-commerce tenha concordado em receber os seus e-mails e newsletters, significa que ele possui interesse na sua marca.

Uma boa estratégia deve incluir conteúdos relevantes com indicações de produtos que possam interessar o consumidor e, consequentemente, se transformar em uma venda. A dica é não exagerar na propaganda e na quantidade de e-mail marketing enviada para não parecer spam.

Quando o comprador perceber a sua preocupação em enviar conteúdos interessantes, a relação entre e-commerce X consumidor será fortalecida e as chances de compra e a recomendação para outras pessoas irão aumentar.

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