Neste artigo vamos trazer para vocês 14 ferramentas grátis para e-commerce que podem ser muito úteis em sua loja virtual.
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Esta ferramenta funciona como um “sintetizador” de dados, aquilo que é público na internet, você teria acesso.
Ela traz as visitas, a rejeição do site, a distribuição dos canais de origem de visita, como acesso direto, pesquisa, sites de referência, e-mail marketing e social.
Também é possível observar percentual da pesquisa, o que é orgânico e o que é pago, as principais palavras utilizadas, páginas populares e concorrentes.
É uma ferramenta que traz uma boa base e te ajuda a entender um pouco mais sobre o mercado.
Assista ao vídeo sobre mapeamento de mercado
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Semrush
Esta é uma ferramenta muito legal para utilizar. O modo gratuito já te fornece várias informações, mas indico o modo pago, pois é um investimento que vale a pena. A Semrush nos traz dados sobre a visitação e até mesmo a parte orgânica do site.
Você consegue ter uma noção de:
- Volume de tráfego orgânico
- O volume de palavras que ele trabalha
- Quanto rende de pesquisa paga
- Backlink
- Concorrentes
- Posicionamento das palavras
São informações importantes para começar a desenhar uma estratégia para seu e-commerce.
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Pingdom
Esta é uma ferramenta que verifica a performance do site. A Pingdom analisa:
- Tempo de carregamento
- Peso do site
- Quantidade de requisições
Recomendo que o tempo de carregamento do site não ultrapasse 4 segundos, pois o Google prioriza sites de carregamento rápido. O tamanho da página não ser maior que 1,5MB – muitas imagens ou muitas vitrines acabam não sendo tão efetivo.
A quantidade de requisições é relativa, pois depende do tipo de plataforma que você trabalha, mas não devia passar de 100. A maioria dos sites de e-commerce acaba tendo uma requisição pesada, tem um tempo maior para carregar e páginas grandes, justamente pela quantidade de vitrine e ofertas.
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Google Trends
O google trends é uma ferramenta que prevê o comportamento de pesquisa do usuário na internet.
Assim você pode ter noção de termos pesquisados, produtos em alta, dúvidas e montar sua estratégia.
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Social Mention
Como o nome sugere, essa ferramenta traz as menções sociais desse e-commerce nas redes sociais. Ele consegue medir:
- Força
- Recepção
- Reincidência
- Quantidade de palavras trabalhadas
- Relação com usuário
- Links
- Conteúdo
É uma ferramenta interessante para quem trabalha bastante redes sociais e, principalmente, vende por elas.
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Web Grader
A ferramenta analisa diferentes partes do seu site e suas atividades sociais. Então te fornece um resumo de todos os resultados com valores em 1-100.
Com esta ferramenta você pode observar:
- Frequência de tweets
- Opções de compartilhamento nas redes sociais
- Se seu site está otimizado para dispositivos móveis
- Links externos
- Páginas indexadas
Com essa ferramenta você também pode mensurar palavras, o que estão dizendo sobre você e sobre o concorrente também.
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Uber suggest
Esta ferramenta é uma mistura do Google Trends, da parte paga do Google adwords e o Google em si.
Esta é a ferramenta do Neil Patel, um gigante na área de marketing, que eu acompanho bastante.
Ao inserirmos o termo “pomada para cabelo”, o resultado foi que ela tem um movimento mensal de 1600 pesquisas, um CPC médio de R$0,32 e um índice de competitividade alto, ou seja, vai custar mais do que R$0,32 para poder aparecer bem.
Leia mais sobre tendências de compra
Ela mostra outros termos procurados pelos usuários, que você pode inserir em seu produto e aumentar suas vendas.
A ferramenta traz a quantidade de backlinks, domínios, page rank e aonde a URL está sendo utilizada no mercado.
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SpyFu
Ela traz um overwiew geral das informações do seu site.
- Quantas palavras orgânicas
- Quantos clientes gerados das buscas orgânicas
- Custo estimado em SEO
- Palavras dos competidores
- Quantos % da origem do tráfego é de inboud
- Quantas palavras pagas
- Estimativa de gastos
Eu gosto muito dessa ferramenta para fazer essa “geral” nos sites e observarmos detalhes que passam despercebidos.
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Alexa
Essa ferramenta foi comprada pela Amazon e admito que senti um pouco de dificuldade ao voltar a utilizá-la. Mas, você pode aproveitar os 7 dias gratuitos que ela oferece.
A Alexa funciona como um Ibope da internet.
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Siteliner
Traz informações relacionadas à estrutura do site. A ferramenta escaneou 700 páginas do meu site e ela traz um relatório sobre páginas duplicadas, páginas com erro e algumas outras questões.
Ela é legal para uma visão mais técnica do site.
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Rank Signals
A ferramenta traz a quantidade de backlinks, domínios, page rank e aonde a URL está sendo utilizada no mercado.
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Buzzsumo
Informa tudo o que está sendo feito em relação à determinada palavra na internet, ou seja, o que está em alta.
Por exemplo, quantas vezes o Facebook olhou a palavra e-commerce. Quantos conteúdos foram compartilhados no Linkdin, Twitter, Pinterest e assim por diante.
Essa é uma ferramenta bem legal de monitoramento de termos na internet como todo.
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Google Adwords – Keyword Planner
Para planejamento de palavras chaves a serem compradas.
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Wappalyzer
É uma ferramenta que cobre a tecnologia usada nos sites. Ela detecta a programação e os usos de publicidade.
É um retrato do site. E permite que você entenda um pouco mais daquele usuário.
Conclusão
Essas são as 14 ferramentas grátis para e-commerce que utilizo no meu dia a dia e recomendo para os clientes da consultoria.
Elas são gratuitas, mas possuem versões pagas que disponibilizam maior variedade de ferramentas e opções.
É importante manter-se atualizado e sempre monitorando palavras chave, desempenho do site e trends para que você sempre tenha seu e-commerce atualizado, recomendado pelo Google e encontrado por clientes.
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