A integração dos canais de um e-commerce, como proposto pelo Omnichannel, se torna cada vez mais importante em tempos nos quais a vida virtual ganha a mesma proporção da vivida no espaço físico. Investir em ações que visam proporcionar experiências cada vez mais completas para os clientes é uma ação que gera aumento da rentabilidade e tem atraído a atenção de lojas online.

Antes de aplicar o formato em seu negócio, é importante que o empreendedor entenda as expectativas do consumidor. De acordo com pesquisa realizada pela empresa de desenvolvimento de software Zendesk, 64% dos compradores desejam receber assistência em tempo real, independente do canal de atendimento utilizado.

Além disso, 87% acreditam que as marcas devem se concentrar em criar uma experiência sem obstáculos para o cliente. Os dados apontam para a oportunidade de uma ação integrada e completa por parte das empresas e o formato Omnichannel é um meio de oferecer essa experiência. Para entender mais sobre o assunto, veja as seis características dessa tendência que nós, da Dr. e-commerce, separamos neste post.

Funcionamento global

O significado da palavra Omnichannel ajuda bastante a entender seu conceito: “omni” vem do latim e refere-se à palavra “tudo”, enquanto “channel” significa “canais”. Dessa forma, Omnichannel diz respeito ao uso de todos os canais relacionados a seu e-commerce no construção do relacionamento com o cliente.

Sincronismo de plataformas

Para entender como o conceito funciona na prática, o caminho é pensar em um sistema global no qual todos os setores e plataformas da loja online atuam em sincronismo. Isso acontece quando os setores físicos e virtuais de armazenamento, logística, entrega e atendimento do seu e-commerce se unem para construir um relacionamento com a clientela. Sua loja online pode ser Omnichannel ao possibilitar que o cliente compre no seu e-commerce e retire a encomenda em uma loja física, por exemplo.

Fidelidade da clientela

Além de facilitar o processo de compra, a modalidade permite que sua loja online interaja de diferentes formas com o público-alvo ao se inserir em esferas diversificadas do cotidiano do consumidor. Quando bem aplicado, o Omnichannel é um aliado para conseguir a fidelidade dos clientes do seu e-commerce.

Alcance maior

Lojas online Omnichannel têm poder de alcance muito maior. Isso porque o seu formato engloba áreas que possuem contato tanto com clientes que normalmente compram em e-commerce quanto os que preferem fazer compras em lojas físicas. Assim, ser Omnichannel passa a se configurar como uma oportunidade para atrair mais clientes em potencial para o seu negócio.

Integração rentável

A integração entre as plataformas tem impacto direto no faturamento do seu e-commerce. Ao disponibilizar diferentes ferramentas de contato com cliente, seu negócio passa a conhecer melhor a clientela, o que permite que sejam planejadas soluções para atender, e até mesmo superar, as expectativas do público-alvo. O resultado é a conversão em vendas cada vez maior.

Além disso, os clientes que têm contato com o formato Omnichannel têm gastado entre 15% e 30% a mais do que os que compraram através de sistemas menos globalizados, o que justifica o fato de ser a grande aposta do mercado varejista atual, sendo destaque entre os sites de e-commerce, inclusive.

Monitoramento de mídias

Estratégias Omnichannel que levam em consideração o comportamento da clientela em dispositivos móveis são sinônimos de sucesso. Isso porque, de acordo com pesquisa realizada pelo Google em parceria com Ipsos MediaCT e Sterling Brands, 71% dos consumidores consideram seus celulares como parte importante no processo de compra. A porcentagem é bastante significativa levando em consideração que 76 milhões de brasileiros possuem smartphone, o que abre uma janela de oportunidades interessantes para as empresas Omnichannel.

Seja Omnichannel e construa um relacionamento forte com o seu público-alvo. Aposte também em um bom atendimento via SAC para se destacar no mercado. Conte com a Dr. e-commerce para alcançar o sucesso em sua loja online.

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