Neste artigo, vamos falar sobre como evitar fraudes no e-commerce.
Um dos maiores medos, tanto por parte dos consumidores quanto por parte dos lojistas são as fraudes.
Esse é, ainda, um dos grandes obstáculos quando falamos em compras online.
Apesar de a cultura das compras online estar mais presente na vida de muitos jovens e adultos, os mais velhos ainda sentem o receio das compras online.
Já em relação a versão das lojas virtuais, não é tão raro testemunharmos casos de fraude por parte dos consumidores.
Por isso também, é sempre importante reservar uma parte da verba para cobrir as fraudes sofridas.
Fraudes no e-commerce
Em 2019, de acordo com dados do Mapa de Fraudes 2020 da ClearSale, o comércio eletrônico evitou um prejuízo de quase 2 bilhões de reais em fraudes.
O número significou um aumento de 36% em relação a 2018.
Ainda de acordo com o levantamento, a cada R$100 em compras realizadas, R$3,47, em média, são tentativas de fraudes.
Os horários mais comuns são durante a semana, entre 12h e 23h, com 83% das tentativas.
Isso demonstra que as ações fraudulentas seguem a curva de vendas, registrando picos em horários comerciais.
Celulares, games e bebidas são as categorias campeãs em fraudes, devido à facilidade em revender o produto.
A compra de Celulares concentra o maior registro de tentativa de fraude em 2019, com 8,73%, seguido por Bebidas, 8,04%, Games, 7,61% e Eletrônicos, 4,33%.
Os produtos mais visados são aqueles com maior facilidade de serem revendidos no mercado paralelo.
Como evitar fraudes no e-commerce
Para os consumidores, seguem as dicas básicas de sempre:
– Evitar comprar em sites desconhecidos
– Checar os selos de segurança da loja
– Preferência para pagamento em cartão de crédito
E mesmo validando todos esses itens, ainda pode ser que ocorra a fraude, especialmente quando fazemos compras em sites como Mercado Livre.
Não estamos dizendo que Marketplaces são mais propensos a fraudes.
Porém, é importante ficar atento às políticas de anti fraude da loja e pedir reembolso sempre que necessário.
Em um vídeo, o especialista Thiago Sarraf conta sobre a fraude que sofreu em uma compra do Mercado Livre.
Apesar de validado todos os itens que listamos e a loja possuir boa reputação no Marketplace, o produto enviado não era o correto.
O cuidado com as fraudes vale para os lojistas também.
Para o lojista
Infelizmente, o que não faltam são pessoas mal intencionadas que querem passar a perna em lojas.
E também, não tem como “avaliarmos” o cliente antes de fazer a venda.
Os meios mais comuns são pagamentos falsos e até mesmo devolução de mercadoria incorreta.
A consultoria já atendeu clientes, de sapatos, cujo o comprador acionou a devolução de mercadoria e quando o produto voltou para a loja, era um totalmente diferente da venda feita.
Por isso, durante a precificação do produto, é necessário separar uma porcentagem para fraude, aconselhamos 2%.
Em 2019, a fraude em Bebidas cresceu, saindo de 5,10% para 8,04%.
Games, que estava em segundo lugar em 2018, agora ocupa o terceiro, mas as fraudes na categoria seguem crescentes, saindo de 6,36% em 2018 para 7,61% em 2019.
Segurança
Um dos pilares da nossa consultoria em e-commerce, a segurança é um quesito muito importante para você vender.
Os consumidores estão mais alertas, e uma loja sem os selos e a segurança apropriada é pedir para não vender.
É preciso conquistar a confiança do consumidor, que é muito frágil. Uma falha sequer e você perde milhares de vendas online.
Não deixe de fazer todas as verificações dos selos em seu e-commerce e transmitir um ambiente seguro para seus clientes fazerem as compras.
Já para o lojista, a saída é contar com as possíveis fraudes ainda na precificação, especialmente se seus produtos estão entre os mais fraudados.
E não deixar abalar-se com isso.
Vai acontecer uma hora, e se você fez tudo conforme os eixos, suas perdas serão minimizadas.
O Brasil ainda é visto como um país de inovações quando falamos de fraudes e maneiras de realizar roubos.
Por isso é importante que o seu negócio se mantenha firme e que passe segurança para seus consumidores.
Para que possamos evitar mais fraudes e o negócio online crescer ainda mais.
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