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compras online

Está pensando em viajar? Então continue lendo: o consumidor que planeja compras online em lojas de passagens ou pacotes de viagens precisa ficar atento. É possível, sim, pagar mais barato, mas não esqueça de alguns cuidados básicos. Quando o preço é muito mais baixo do que o comum para o destino e a temporada, desconfie – principalmente quando a oferta vier de um site que não pertence a nenhuma companhia aérea.

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Santos orienta que os usuários prestem atenção às ofertas e somente adquiram aquilo que, de fato, é verdadeiro – mas como fazer isso? Em primeiro lugar, dê preferência aos sites de agências já conhecidas e/ou que já possuam lojas físicas. Mesmo que o preço não seja o menor oferecido pela web, vale a pena comprar com confiança e certeza de que não se trata de um golpe.

Na hora do pagamento, opte por boletos ou depósitos em conta, que são mais seguros para o consumidor em compras online. O cartão de crédito também é uma boa opção, já que é possível bloquear a quantia caso o produto não seja entregue. Guarde todos os comprovantes e notas fiscais para evitar problemas e comprovar o pagamento se for necessário. O cliente também pode exigir reembolso caso se arrependa da compra. O Código de Defesa do Consumidor assegura o direito a arrependimento por sete dias – ideal para quem comprou por impulso.

Para se proteger de “empresas” falsas que atuam na web, o consumidor deve desconfiar, comparar preços, averiguar com cautela as ofertas milagrosas e decidir se realmente vale a pena adquirir determinado produto ou serviço naquele momento. Caso a decisão de compra comprometa seu orçamento, vale a pena pensar mais um pouco, não acha?

Em segundo lugar, todo cliente deve obter a maior quantidade possível de informações sobre a empresa, como endereço comercial físico (se houver), telefones e CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). É interessante checar todos os dados antes de concluir a compra, assim como observar se o site possui dados blindados (quando existe o símbolo de um cadeado no canto superior direito da página), o que significa que os dados de seu cartão não serão compartilhados na web e não poderão ser acessados por ninguém.

Desde o começo do ano, pesquisas já apontaram que o consumidor brasileiro passou a confiar mais nas compras realizadas pela web, perdendo aquele receio que era comum entre todos. O índice de satisfação dos brasileiros é alto, portanto vale a pena aproveitar a facilidade da internet e comprar com mais praticidade – basta tomar cuidado. Exija comprovantes de compra para resolver qualquer problema que possa ocorrer, busque por referências da loja virtual escolhida e consulte o Código de Defesa do Consumidor sempre que houver dúvidas a respeito de seus direitos e deveres. Boas compras!

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