Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

Após a chegada da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid 19), o número do comércio online aumentou significativamente.

.

É fato que as vendas realizadas na internet vem crescendo cada vez mais. De acordo com pesquisa realizada pelo NZN Intelligence em 2019, dados mostram que 74% dos brasileiros preferem comprar online.

Neste cenário, muitos consumidores buscam a praticidade de comprar produtos através do e-commerce.

Se você atua na venda de embalagens plásticas no comércio eletrônico, é importante fazer o gerenciamento do estoque a fim de evitar impactos negativos em relação às vendas.

.

Afinal, nenhum consumidor deseja passar por uma experiência de comprar um produto ao acessar um e-commerce, e o item não está disponível no estoque.

Situações como esta, podem gerar a insatisfação de clientes e má reputação da marca.

Se você não deseja perder clientes para os concorrentes, é de fundamental importância fazer uma gestão de estoque com eficiência a fim de proporcionar a entrega do produto ao consumidor final sem haver conflitos.

.

Pensando nisso, listamos cinco dicas indispensáveis para você aplicar no seu e-commerce e ter uma gestão de estoque de sucesso.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando este post e confira.

.

Afinal, qual a importância de gerenciar o estoque em um e-commerce?

e-commerce

.

Para qualquer negócio é necessário obter o controle de um estoque, seja em relação a materiais para fabricação de placa de circuito impresso, por exemplo, ou para realizar a venda do produto ao cliente.

.

Por se tratar de um modelo de vendas online, muitos ignoram a importância do gerenciamento do estoque e, consequentemente, um email informativo de que o produto será entregue em outro prazo por falta de disponibilidade no estoque, resulta em impactos negativos e evita o sucesso do empreendimento.

Imagine que você – como consumidor- está interessado em um novo equipamento martelete demolidor para a sua empresa executar as atividades.

.

Logo, adquire o produto em uma loja virtual e tem um prazo definido para a entrega e, certamente vai se programar e obter uma expectativa para receber o item no prazo estabelecido.

Se a gestão de estoque for mal executada, além de proporcionar a insatisfação de um cliente, também pode impactar em relação a outros processos e finalidades que fez com que comprasse na loja virtual.

.

Como fazer a gestão de estoque do seu e-commerce?

Agora que você já sabe da importância de gerenciar o estoque da loja online, chegou o momento de conferir como fazer o gerenciamento de modo correto e eficiente.

Continue lendo e confira cinco dicas importantes para o seu negócio virtual.

.

1. Faça o controle de entrada e saída dos produtos

É fato que um empreendedor deseja potencializar as vendas e, muitas vezes, pode passar despercebido um item que já foi vendido e realizar a venda sem a disponibilidade do item solicitado pelo consumidor.

Dessa maneira, controlar o que entra e o que sai do estoque com frequência é primordial para o sucesso das vendas online.

.

Isso porque ao obter produtos esgotados, no momento em que houver reposição é possível disponibilizar novamente para venda.

Logo, o cliente que não conseguiu fazer a aquisição anteriormente, pode voltar na sua loja virtual e concretizar a compra.

Além disso, o controle permite o planejamento de quais produtos devem ser repostos para evitar a oferta no site e gerar o excesso de demanda.

.

2. Invista em bons fornecedores e mantenha boa relação

Um fornecedor também envolve o gerenciamento do estoque da sua loja virtual. Afinal, sem o produto, é impossível que o cliente receba o item, certo?

Por isso, bons fornecedores proporcionam segurança e confiança na produção de modo que não impacta nos prazos de entrega ao cliente.

.

Além do mais, uma boa relação permite evitar conflitos e empecilhos para os processos de respirações, por exemplo.

Logo, entender a política de compra, prazo de entrega, entre outros, garante um estoque de sucesso e a sua marca agrega valor no mercado.

.

3. Organize o estoque

e-commerce

.

Está tendo sucesso nas vendas online? Isso é excelente!

Contudo, organizar o estoque deve ser uma ação constante, com o objetivo de garantir a satisfação do cliente.

Como já citado anteriormente neste post, controlar o que entra e o que sai é essencial. Mas é importante ressaltar a importância de organizar corretamente os produtos que você vende na internet.

.

Em um e-commerce é possível divulgar produtos variados de uma loja que também atua no meio físico. Assim sendo, evite confusões nas compras do meio online com a física.

Além do mais, o cadastro de itens na loja virtual é indispensável.

Cada produto deve ser direcionado por categorias, tipos tamanhos e afins para melhor identificação do cliente, a fim de evitar pedidos de troca.

.

4. Escolha o tipo de estoque para o seu e-commerce

Você sabia que existem diferentes modelos de estoque para as lojas virtuais?

.

É muito importante entender quais são e como funciona para que você faça a escolha ideal para o seu negócio e proporcionar o melhor gerenciamento. Os modelos são:

  • Modelo próprio: relacionado ao espaço físico para guardar os produtos e repor conforme a demanda do e-commerce;
  • Modelo descentralizado: é caracterizado por estoques espalhados por todo Brasil para oferecer mais agilidade na entrega;
  • Modelo consignado: é realizado um acordo entre lojista e fornecedor para determinar o prazo para venda dos produtos;
  • Modelo compartilhado: é um estoque único, sendo ele para a sua loja virtual e física;
  • Modelo terceirizado: não envolve o gerenciamento pelo empreendedor, neste caso, tudo é feito pelo consumidor.

.

5. Monitore as entregas

Por fim, mas não menos importante, ao realizar as vendas através da loja virtual, o consumidor vai aguardar por um prazo determinado no ato da compra.

Logo, é importante comprar as entregas e verificar se os produtos foram entregues corretamente.

.

Pois, como já citado, se houver a necessidade de trocar um item, basicamente, o que foi vendido vai voltar para o seu estoque e outro irá sair.

Compreende a importância se todos os processos para o gerenciamento de estoque? Se a resposta for sim, basicamente, já está no caminho certo.

Portanto, embora a entrega seja realizada no prazo definido, o produto recebido deve estar correto para garantir ainda mais satisfação ao consumidor.

Vale ressaltar que estes processos permitem fidelizar clientes com a qualidade e eficiente no seu e-commerce.

.

Agora que você já sabe como fazer a gestão de estoque de sucesso para o seu e-commerce, o que está esperando para colocar em prática?

Gostou do post? Deixe o seu comentário!

.

Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais

Deixe um Comentário

Abrir whastapp
Precisa de Ajuda?
Olá posso te ajudar?