Após a chegada da pandemia gerada pelo novo coronavírus (Covid 19), o número do comércio online aumentou significativamente.
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É fato que as vendas realizadas na internet vem crescendo cada vez mais. De acordo com pesquisa realizada pelo NZN Intelligence em 2019, dados mostram que 74% dos brasileiros preferem comprar online.
Neste cenário, muitos consumidores buscam a praticidade de comprar produtos através do e-commerce.
Se você atua na venda de embalagens plásticas no comércio eletrônico, é importante fazer o gerenciamento do estoque a fim de evitar impactos negativos em relação às vendas.
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Afinal, nenhum consumidor deseja passar por uma experiência de comprar um produto ao acessar um e-commerce, e o item não está disponível no estoque.
Situações como esta, podem gerar a insatisfação de clientes e má reputação da marca.
Se você não deseja perder clientes para os concorrentes, é de fundamental importância fazer uma gestão de estoque com eficiência a fim de proporcionar a entrega do produto ao consumidor final sem haver conflitos.
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Pensando nisso, listamos cinco dicas indispensáveis para você aplicar no seu e-commerce e ter uma gestão de estoque de sucesso.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue acompanhando este post e confira.
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Afinal, qual a importância de gerenciar o estoque em um e-commerce?
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Para qualquer negócio é necessário obter o controle de um estoque, seja em relação a materiais para fabricação de placa de circuito impresso, por exemplo, ou para realizar a venda do produto ao cliente.
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Por se tratar de um modelo de vendas online, muitos ignoram a importância do gerenciamento do estoque e, consequentemente, um email informativo de que o produto será entregue em outro prazo por falta de disponibilidade no estoque, resulta em impactos negativos e evita o sucesso do empreendimento.
Imagine que você – como consumidor- está interessado em um novo equipamento martelete demolidor para a sua empresa executar as atividades.
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Logo, adquire o produto em uma loja virtual e tem um prazo definido para a entrega e, certamente vai se programar e obter uma expectativa para receber o item no prazo estabelecido.
Se a gestão de estoque for mal executada, além de proporcionar a insatisfação de um cliente, também pode impactar em relação a outros processos e finalidades que fez com que comprasse na loja virtual.
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Como fazer a gestão de estoque do seu e-commerce?
Agora que você já sabe da importância de gerenciar o estoque da loja online, chegou o momento de conferir como fazer o gerenciamento de modo correto e eficiente.
Continue lendo e confira cinco dicas importantes para o seu negócio virtual.
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1. Faça o controle de entrada e saída dos produtos
É fato que um empreendedor deseja potencializar as vendas e, muitas vezes, pode passar despercebido um item que já foi vendido e realizar a venda sem a disponibilidade do item solicitado pelo consumidor.
Dessa maneira, controlar o que entra e o que sai do estoque com frequência é primordial para o sucesso das vendas online.
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Isso porque ao obter produtos esgotados, no momento em que houver reposição é possível disponibilizar novamente para venda.
Logo, o cliente que não conseguiu fazer a aquisição anteriormente, pode voltar na sua loja virtual e concretizar a compra.
Além disso, o controle permite o planejamento de quais produtos devem ser repostos para evitar a oferta no site e gerar o excesso de demanda.
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2. Invista em bons fornecedores e mantenha boa relação
Um fornecedor também envolve o gerenciamento do estoque da sua loja virtual. Afinal, sem o produto, é impossível que o cliente receba o item, certo?
Por isso, bons fornecedores proporcionam segurança e confiança na produção de modo que não impacta nos prazos de entrega ao cliente.
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Além do mais, uma boa relação permite evitar conflitos e empecilhos para os processos de respirações, por exemplo.
Logo, entender a política de compra, prazo de entrega, entre outros, garante um estoque de sucesso e a sua marca agrega valor no mercado.
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3. Organize o estoque
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Está tendo sucesso nas vendas online? Isso é excelente!
Contudo, organizar o estoque deve ser uma ação constante, com o objetivo de garantir a satisfação do cliente.
Como já citado anteriormente neste post, controlar o que entra e o que sai é essencial. Mas é importante ressaltar a importância de organizar corretamente os produtos que você vende na internet.
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Em um e-commerce é possível divulgar produtos variados de uma loja que também atua no meio físico. Assim sendo, evite confusões nas compras do meio online com a física.
Além do mais, o cadastro de itens na loja virtual é indispensável.
Cada produto deve ser direcionado por categorias, tipos tamanhos e afins para melhor identificação do cliente, a fim de evitar pedidos de troca.
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4. Escolha o tipo de estoque para o seu e-commerce
Você sabia que existem diferentes modelos de estoque para as lojas virtuais?
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É muito importante entender quais são e como funciona para que você faça a escolha ideal para o seu negócio e proporcionar o melhor gerenciamento. Os modelos são:
- Modelo próprio: relacionado ao espaço físico para guardar os produtos e repor conforme a demanda do e-commerce;
- Modelo descentralizado: é caracterizado por estoques espalhados por todo Brasil para oferecer mais agilidade na entrega;
- Modelo consignado: é realizado um acordo entre lojista e fornecedor para determinar o prazo para venda dos produtos;
- Modelo compartilhado: é um estoque único, sendo ele para a sua loja virtual e física;
- Modelo terceirizado: não envolve o gerenciamento pelo empreendedor, neste caso, tudo é feito pelo consumidor.
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5. Monitore as entregas
Por fim, mas não menos importante, ao realizar as vendas através da loja virtual, o consumidor vai aguardar por um prazo determinado no ato da compra.
Logo, é importante comprar as entregas e verificar se os produtos foram entregues corretamente.
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Pois, como já citado, se houver a necessidade de trocar um item, basicamente, o que foi vendido vai voltar para o seu estoque e outro irá sair.
Compreende a importância se todos os processos para o gerenciamento de estoque? Se a resposta for sim, basicamente, já está no caminho certo.
Portanto, embora a entrega seja realizada no prazo definido, o produto recebido deve estar correto para garantir ainda mais satisfação ao consumidor.
Vale ressaltar que estes processos permitem fidelizar clientes com a qualidade e eficiente no seu e-commerce.
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Agora que você já sabe como fazer a gestão de estoque de sucesso para o seu e-commerce, o que está esperando para colocar em prática?
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Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais
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