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Saiba como escrever uma Descrição De Produto Que Converte.

 

A descrição do produto é um dos pontos essenciais para a decisão de compra do usuário.

Isso não é segredo para ninguém.

Porém, mesmo assim, muitos sites ainda pecam nesse critério e acabam deixando dinheiro na mesa por não fornecer as informações necessárias.

 

Uma pesquisa recente do Baymard Institute (uma das maiores organizações sobre conversão e UX do mundo), mais de 10% dos maiores e-commerces globais não possuem descrições eficientes.

 

Mesmo esses grandes lojistas acabam não sendo capazes de desenvolver textos que efetivamente conversem com o usuário, tirando suas dúvidas e quebrando as principais objeções.

 

Nesse artigo você vai entender melhor os problemas por trás de uma descrição incompleta e, principalmente, o que escrever na página do produto para obter melhores taxas de conversão.

 

Como Escrever Uma Descrição De Produto Que Converte

Descrição De Produto Que Converte

 

Em primeiro lugar, uma das consequências lógicas de descrições insuficientes é o usuário abandonar aquela página ou até o próprio site.

 

Se ele está interessado em comprar determinado produto e não consegue encontrar o que busca dentro da sua loja, pode ter certeza que irá buscar em outro lugar aquelas informações.

Nesses casos, muitas vezes você estará dando uma venda de presente para seu concorrente.

 

Outra coisa comum é a pessoa, ao não encontrar o que procura, fazer suposições (geralmente incorretas) sobre aquela questão.

Isso, além de prejudicar na conversão, pode também fazer com que usuários comprem um produto esperando algo que não existe.

 

Essa situação denigre a imagem da sua marca (impactando negativamente no LTV e recompra), atrapalha a experiência do cliente e ainda pode acarretar custos envolvendo muitas trocas e devoluções.

 

Além disso, textos curtos costumam reduzir significantemente o tempo de sessão dos usuários e a quantidade de página visitadas por ele (visto que teve uma quebra de expectativa muito grande ao não encontrar o que buscava dentro da sua página de produto).

 

Esses itens, além de impactarem diretamente na diminuição da taxa de conversão, também contribuem para uma piora no seu ranqueamento orgânico e até mesmo no desempenho dos anúncios de Social Ads.

 

Sendo assim, além de perder vendas e gastar dinheiro aquecendo o usuário para seus concorrentes, você ainda estará prejudicando a estruturação da sua operação no longo prazo.

 

Descrição De Produto Que Converte

 

Depois desses poucos parágrafos, acho que você já entendeu o quão ruim é não ter textos completos na sua página de produto. Por isso, agora você entenderá como não cometer esse erro…

 

Informações Essenciais Para Sua Descrição

Muitas vezes, tudo que o cliente tem para entender sobre o produto é a descrição dele, ela é o “vendedor” do mundo digital. Por isso, deve ser capaz de transmitir todo o necessário para convencer o usuário de comprar em seu site.

 

Para te ajudar, aqui estão itens que são primordiais durante a decisão de compra e que, de forma alguma, podem ficar de fora do seu texto.

 

1) Materiais e Ingredientes

Entender do que o produto é feito ou formado é uma das maiores dúvidas que usuários demonstram ao adquirir um produto pela internet.

Esse tipo de informação é ainda mais importante quando falamos de composição química comum em produtos da indústria de Saúde & Beleza, como maquiagens, cremes, hidratantes, etc…

 

Essa informação também é essencial no mundo do vestuário. Saber o tecido, composição e textura são grandes preocupações de quem procura uma peça de roupa ou calçado.

 

Embora muitos só querem ter uma noção geral sobre como o produto é feito, diversos usuários buscam essa informação por conta de alergias.

Sendo assim, tendem a reagir positivamente quando explicitamente é informado que alguns ingredientes não estão presentes.

 

Descrição De Produto Que Converte

 

Nesse exemplo, as informações são tão relevantes que estão destacadas logo abaixo do botão de compra.

Em suma, independente da razão pela qual o cliente possa estar interessado, fornecer o material e ingredientes do produto é essencial para facilitar a decisão de compra.

 

2) Dimensões do Produto

Nessa parte é importante dar atenção para os detalhes.

Em muitos casos, só são fornecidas informações “gerais” sobre o tamanho (comprimento x largura x altura), porém, em muitos produtos é importante detalhar as medidas de cada parte.

 

Por exemplo, para uma cadeira, não basta citar as dimensões gerais, é importante especificar o tamanho do assento e do encosto para que o usuário possa ter uma noção maior sobre a usabilidade.

 

Descrição De Produto Que Converte

 

Descrição De Produto Que Converte

 

 

Apesar de se tratar de modelos diferentes, ao se comparar as duas imagens, é fácil perceber como a segunda transmite muito melhor a informação sobre o tamanho.

 

Além das dimensões gerais (englobando o produto como um todo), ela também especifica as medidas de cada elemento da cadeira, algo essencial para o cliente ter entendimento de como é a usabilidade do produto.

 

Outro detalhe importante, é entender o contexto de uso do produto, principalmente quando existem restrições de uso.

Por exemplo, ao vender uma mala, além de especificar as informações sobre o volume e dimensões internas, onde o “conteúdo” será levado, é muito importante deixar claro as medidas externas do objeto, levando em conta o regulamento de viagens aéreas.

 

3) Compatibilidade

Esse item é um atributo importante em produtos que possuem uma dependência de compatibilidade para funcionar, sobretudo eletrônicos.

Muitas vezes, a relevância de um produto está totalmente ligada às suas restrições de compatibilidade.

 

Além da compatibilidade ser importante para o funcionamento do produto em si, no contexto atual, apenas a tecnologia de um aparelho não é tão importante, mas sim a forma como ele interage com outros dispositivos, garantindo mais integração, usabilidade e facilidade para os clientes.

 

Por isso, usuários tendem a procurar produtos eletrônicos que irão complementar o uso daqueles dispositivos que eles já possuem.

 

Caso a descrição não traga essas informações ou então traga informações incompletas (sem detalhar modelos e especificar os aparelhos compatíveis), o usuário será obrigado a “descobrir” isso por conta própria e, assim, a chance dele abandonar o seu site e procurar em concorrentes é muito grande.

 

Quando o assunto é a compatibilidade, as pessoas têm muito receio de comprar um produto que não funcione da forma como ela esperava. Por isso, o menor resquício de dúvida já é suficiente para fazê-las desistir da compra.

 

Informações Adicionais

 

A indústria, por padrão, acostumou as pessoas a encontrarem descrições completas, que satisfaçam todos os seus questionamentos e perguntas.

Caso encontrem algo diferente disso, naturalmente elas costumam não avançar no processo de compra e buscam um outro ambiente onde será atendida (seu concorrente).

 

Os itens citados acima são questões básicas, o mínimo para que você não tenha uma descrição sem informações “vitais” do produto. Entretanto, é importante não se prender e se restringir apenas àquilo.

 

Ao escrever o texto da página de um produto, é necessário trazer algo efetivamente completo para o usuário, buscando aumentar o valor percebido do produto ofertado e criar em quem está ali o desejo sobre o item.

 

Para isso, é essencial explicitar como e onde o produto pode ser utilizado, abordando diferentes ambientes e cenários, além de transmitir o porquê dele precisar daquilo, criando e evidenciando a necessidade no usuário.

 

 

 

Artigo escrito por:

Felipe Braga (@braga.felip)

  • Consultor e Especialista em E-commerce

2 Comentários

  1. Débora Nascimento-Reply
    3 de agosto de 2022 em 21:39

    Uauuu muito bom artigo.

    O início do meu funil estava ótimo, porém não estava convertendo… agora vejo que posso estar perdendo o cliente justamente na página, por não fornecer certas informações na descrição dos produtos.

    Muito obrigada!!!

  2. Gustavo-Reply
    11 de agosto de 2022 em 09:35

    Muito bom!

    Cliente subiu ao site uma nova coleção sem descrição e as vendas secaram em pouco tempo. Precisei criar um questionário com todos os pontos para “forçar” a equipe dele a subir ao site descrições que ajudem na venda.

    Valeu pelo conteúdo!

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