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O cenário do e-commerce no Brasil vem apresentando um crescimento que promete continuar nos próximos anos. De acordo com a E-bit, no ano de 2016, o setor apresentou um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior, fechando R$44 bilhões em faturamento, mesmo com a crise. Está pensando que um e-commerce seria um bom negócio? Continue lendo o post e confira como andam as lojas online brasileiras e quais as expectativas futuras para o setor.

COMO ESTÃO OS E-COMMERCES BRASILEIROS?

Um estudo realizado pela Netrica, plataforma de digital analytics da Netquest, levantou dados de março de 2017 que mostraram que o e-commerce no Brasil é representado pelo “funil da conversão”. Mas, por que esse nome? As lojas online brasileiras recebem 1,6 bilhão de visitas por mês. Desse número, apenas 1,6% (25,9 milhões) são vendas efetuadas nos carrinhos de compra dos e-commerces, ainda faltando a etapa de finalização do pagamento.

A pesquisa dividiu o e-commerce do Brasil em duas categorias: Travel, que inclui vendas de passagens, hospedagens, pacotes turísticos; e Shopping, que reúne lojas virtuais nacionais e internacionais de eletrônicos, moda, esportes, pets, games, farmácia, tickets, brinquedos, entre outros. A primeira tem um número de vendas efetivadas superior ao da segunda.

No entanto, a taxa de conversão das duas categorias ainda é bem baixa, 2,1% do total de visitas na categoria Travel e 1,5% na categoria Shopping. Os setores que apresentam a maior taxa de conversão são de ingressos, farmácia e telecom. As menores taxas de conversão são as de vendas online de cupons e brinquedos.

E qual é a razão dessas taxas de conversão tão baixas? Segundo o estudo, as fraudes no comércio eletrônico impactam negativamente nos resultados finais das vendas efetivas. Essa é uma das dificuldades enfrentadas pelo e-commerce no Brasil, mas mesmo assim, o cenário é bastante promissor.

Atualmente, o faturamento do e-commerce brasileiro está em R$ 47,1 bilhões, o que representa 2,8% na participação do varejo no país, segundo o Instituto de Pesquisa Forrester. O brasileiro está mais conectado, o acesso à tecnologia foi facilitado e, por isso, os costumes e hábitos de compra estão cada dia mais virtuais.

QUAL É O FUTURO DO E-COMMERCE NO BRASIL?

O Forrester, em um estudo solicitado pelo Google para analisar o mercado de e-commerce no Brasil até o ano de 2021, afirmou que o comércio eletrônico vai dobrar a sua participação no varejo brasileiro e crescer, em média, 12,4% ao ano. Segundo a pesquisa, o crescimento do setor se dará devido a diversificação no tipo de compras.

Hoje em dia, o mercado eletrônico brasileiro é dominado por livros e artigos eletrônicos. No futuro, a expectativa é de que haja um desenvolvimento em setores como roupas, alimentação, beleza e calçados. A projeção do Google é que até o final de 2018 uma de cada quatro vendas realizadas pela internet seja desses segmentos. O aumento da participação dos consumidores brasileiros na compra desses itens leva o país para a chamada “quarta fase” do e-commerce: a de aquisição frequente de bens subjetivos, como produtos de beleza e moda.

O cenário do e-commerce no Brasil é muito bom, os mercados B2B e B2C apresentam crescimento nas vendas online e, de acordo com as projeções, o setor tende a melhorar e aumentar o faturamento. Por isso, as empresas que investem na área devem estar preparadas e investir em tecnologia, sistemas inteligentes e se diferenciar no relacionamento com o cliente para destacar-se entre a concorrência.

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