Você sabe como escolher as ofertas perante a vitrine? Ou quando colocar um produto novo ou coloca-lo em promoção? Neste artigo vamos dar dicas de como montar a vitrine da sua loja.
Vamos falar do conceito desde o nascimento do produto, até sua loja precisar queimar o estoque.
A home de qualquer loja virtual tem que conter informações que atraiam a atenção do consumidor.
Seja através de promoções ou novidades.
Dicas de como montar a vitrine da sua loja
Se a home continuar com os mesmos banners durante um longo período de tempo, o consumidor que voltou ao seu e-commerce pode perder o interesse, pois sabe que não há nada de novo.
Principalmente quando falamos de moda, e-commerces de fast fashion tem que se atualizar constantemente para poder captar a atenção dos usuários que estão entrando no site sem pretensões.
Muitos usuários navegam por lojas virtuais sem que queiram comprar algo.
É como quando as mulheres entram em lojas de roupa “para dar uma olhadinha” e acabam levando uma blusinha.
O e-consumidor também é assim. E é por isso que você deve sempre ter novidades em seu site. Fique atento às dicas de como montar a vitrine da sua loja.
Quanto tempo devo deixar produtos novos?
Antes de falarmos de vitrine, vamos resgatar um conceito: Quanto tempo devo trabalhar um produto como novo?
Estabeleço uma média de 60 dias. Então, você tem esse prazo do produto dentro do seu e-commerce ou qualquer negócio para :
– Anunciá-lo
– Trabalhá-lo
– Divulgá-lo
– Vendê-lo
Até terminar o giro dessa mercadoria e trazer um novo lote de mercadoria.
Digamos que você tem 60 produtos para vender em 60 dias. Significa que em 30 dias você tem que vender 30 unidades e assim por diante.
De 3 a 7 dias, esse produto é uma novidade. E novidade significa que é um produto que chegou agora no seu negócio.
A novidade pode trabalhar em paralelo um lançamento. Cuidado que são coisas diferentes.
Novidade x Lançamento
A novidade é aquele produto que você começou a trabalhar agora em sua loja. O lançamento é considerado lançamento de mercado.
Ou seja, se o produto já existia no mercado e você começou a trabalhar agora em seu e-commerce, ele é uma novidade.
Quando o produto ainda não existe, ele é um lançamento.
Importante para não colocar as descrições erradas na hora de anunciar produto.
Vitrine tradicional
Passado o período de novidade do produto, que é de 3 a 7 dias, o produto entra em seu auge no qual ele vai para a vitrine tradicional. Chamaremos de vitrine normal.
Na vitrine normal os produtos são trabalhados em maior tempo e a quantidade de vendas é mensurada para entender se esses produtos, após o período da vitrine normal, terão de ser trabalhados de outras maneiras para estimular vendas.
Do dia 7 ao dia 30, o produto é classificado como vitrine normal. E durante esses 30 dias, terão de ser vendidas, 30 peças.
Depois do dia 30, se as unidades estipuladas tiverem sido vendidas, você pode mantê-lo na vitrine até o dia 45. E em seguida, você pode trabalhar o produto em outlet.
Outlet
Produtos que tiveram a venda estipulada no período de 30 – 45 dias, são colocados em outlet. Outlet não é a mesma coisa que promoção ou liquidação.
Você pode sim, trabalhá-los com um preço diferenciado.
Porém, se as vendas seguiram conforme o plano, você não vai ter peças disponíveis o suficiente para trabalhar uma ação de marketing em cima delas.
Outlet por definição são os produtos que estão saindo de estação e não possuem grade completa; troca de coleção e assim por diante.
Você não vai trabalhar grandes ofertas de preços, pois o outlet está lá para “terminar de vender” o produto.
Paralelo ao outlet, você pode trabalhar com a liquidação.
Liquidação
Chegando ao dia 30 e você ainda tem 45 peças em estoque, significa que o produto não está bem trabalho e você precisa liquidá-lo.
Pois, no dia 60, vão sobrar muitas peças e consequentemente não vai ter dinheiro para adquirir produtos novos. Gerando desfalque financeiro e de ofertas.
Promoção
A promoção é simples: quero trazer mais clientes, resgatar clientes antigos e é atemporal a todos os tópicos acima, lançamento, vitrine, novidade, liquidação e outlet.
Nessas 5 fases, é possível trabalhar a promoção e fazer com que cada uma tenha um sucesso maior.
– Novidade já em promoção para sair mais rápido
– Lançamento em promoção especial para atrair clientes para a loja
– Promoções na vitrine, na liquidação e no outlet.
Liquidação e outlet oferecem desconto aos consumidores. A promoção oferece cupom, frete grátis, parcelamento maior, compre um leve dois.
Então, quando falamos em promoção, não estamos falando sobre desconto sobre o valor do produto, mas sim em facilitar os métodos de compra.
A liquidação e o outlet sim oferecem descontos diretamente sobre o valor do produto.
Vitrine bem trabalhada
Se conseguir trabalhar bem esse conceito, a sua loja vai ter uma boa movimentação.
E todas as vezes em que o consumidor entrar no seu e-commerce vai ver produtos novos, promoções e liquidações novas.
E assim, conseguimos cumprir a jornada do consumidor.
Pois, para o consumidor que sempre entra no e-commerce, haverá opções novas, vitrines bonitas e produtos em liquidação; Já os novos clientes buscam sempre vantagens.
Clientes que já acompanham sua loja querem oportunidades para comprar seus produtos.
60 dias é um prazo médio a ser trabalho, o tempo pode variar bastante com o seu segmento.
Neste exemplo, trabalhamos com o fast fashion que são lojas que trabalham sempre com coleções novas sem repetições.
Lançamento de carro, por exemplo, 1 ano é o tempo médio.
Afinal, vender um carro por dia é bem complicado. Não é impossível, mas devido ao momento do país, não é o que vemos no mercado.
Converta mais
Esse mix de composições da sua vitrine é muito importante trabalhar a sua loja.
Imagine passear no shopping e dali 2 meses você passa em frente à loja e eles estão exibindo os mesmos produtos. Não há o despertar do interesse.
E muitas vezes, isso é o que pode estar atrapalhando nas suas conversões.
Ver sempre as mesmas ofertas e produtos, as mesmas novidades, não é um convidativo nem para a sua base de clientes nem para os novos.
Não existe milagre que faça vender.
Mas, seguindo as dicas de como montar a vitrine da sua loja, pode ter certeza que os resultados vão aparecer.
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Mas e se eu tenho muitos produtos?
Quando sua loja trabalha com grande variedade de produtos, sim, não dá para mudar tudo a cada 60 dias. Por isso que trabalhamos com o conceito de curvas A, B e C.
Você tem que trabalhar com os produtos que representam a maior parte do seu faturamento, que são os produtos da curva A.
20% dos seus produtos, representam 80% do faturamento da sua loja.
Mire nos 20% e já está ótimo, pois teremos a sensação de vitrine bem trabalhada e novidades sempre.
O usuário percebe, inconscientemente, quando há novidades e quando a vitrine não está bem trabalhada.
Artigo originalmente publicado no E-commerce Brasil
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