Consultoria de E-commerce há mais de 10 anos – Doutor E-commerce

O setor de vendas faz parte de qualquer empresa, seja ela uma distribuidora de elevadores residenciais ou uma rede de fast food.

 

Seja de forma presencial, por telefone ou virtualmente, o setor de vendas de uma empresa tem um trabalho fundamental para o sucesso de uma companhia e muitas vezes, apenas realizar o processo de venda não basta.

 

Por isso, um atendimento consultivo é de suma importância para que o processo de vendas vá além.

 

O que é um atendimento consultivo?

O atendimento consultivo tem como objetivo oferecer uma consulta ao cliente sobre as suas necessidades para apresentar a melhor solução e muitas vezes também, descobrir uma necessidade que o cliente até então desconhecia.

 

Além disso, o atendimento consultivo tem o objetivo de promover a aproximação entre o vendedor e o cliente para que o cliente sinta-se à vontade para expor o problema pelo qual busca uma solução.

 

No e-commerce alguns clientes sentem falta da opinião do vendedor na hora de decidir o que comprar.

Com o chat online você pode incentivar a sua equipe a dar recomendações que auxiliem os clientes.

Por exemplo, se você vende câmeras fotográficas, faça um treinamento explicando os benefícios de cada tipo de produto e para quais clientes a câmera é recomendada.

 

Veja outras dicas que você deve ter em mente para atender bem os clientes do seu e-commerce: 

 

Defina um tempo limite de resposta

atendimento consultivo

 

Se o consumidor pode comprar em 24h por dia, 7 dias por semana, o mínimo que ele espera de uma loja virtual é que o retorno seja rápido.

Informe na página principal da sua loja o horário de atendimento por telefone, chat e e-mail, e seja eficiente informando o prazo máximo de resposta. 

 

Tenha um padrão de atendimento

atendimento consultivo

 

Estabeleça a linguagem que sua loja virtual vai utilizar com os clientes e mantenha um padrão de comunicação nas redes sociais e no atendimento ao consumidor.

Treine a sua equipe para ter bons resultados. 

 

Seja um especialista sobre o que a empresa tem a oferecer

Para você conseguir oferecer a melhor solução, no momento em que seu cliente mais precisa dela, é fundamental conhecer todos os detalhes a respeito de todos os produtos da empresa. 

 

Talvez um recurso não faça tanto sentido para o cliente naquele momento, mas outro sim, então estude sobre os produtos do negócio e atualize-se constantemente.

 

Outro recurso que é importante para os diferentes tipos de atendimento que mostramos aqui é a integração de outras ferramentas ao CRM de vendas, como plataformas de disparo de e-mail marketing.

Assim, toda a operação fica centralizada.

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