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O WhatsApp é uma plataforma de mensagens instantâneas usada no mundo inteiro por pessoas e empresas.

Tanto é que possui uma versão exclusiva para os negócios e se tornou um dos canais mais importantes para se comunicar com os consumidores.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture, 83% dos consumidores brasileiros utilizam o aplicativo para comprar produtos e serviços.

Grandes empresas também utilizam o aplicativo, mas seu alcance é muito maior por parte dos pequenos negócios. Eles compõem 64% dos usuários que apelam para o recurso como canal de vendas do comércio eletrônico.

 

O aplicativo costuma ser usado por negócios que vendem roupas, alimentos e produtos de beleza e a jornada de vendas desses clientes começa pelas redes sociais ou pelo contato com a loja física.

 

Diante disso, fica claro que o WhatsApp é uma plataforma importante para atendimento ao cliente, mas que tem colaborado muito com as vendas.

Além disso, pelo fato de ser uma plataforma digital, é muito útil para o e-commerce.

 

Este artigo vai mostrar a importância do WhatsApp para o e-commerce, como usá-lo nesse modelo de negócios e quais são os benefícios.

 

Importância do WhatsApp no e-commerce

O consumidor moderno mudou muito os seus hábitos e comportamentos nos últimos anos por causa da internet, das plataformas digitais e do avanço da tecnologia.

Eles estão presentes em diversos canais e as empresas precisam estar nos mesmos lugares.

 

O WhatsApp é um dos canais mais usados pelas pessoas, por isso passou a fazer parte do dia a dia das empresas, o que inclui o comércio eletrônico e todos os outros segmentos.

Para um fabricante de película protetora automotiva, usar o aplicativo é uma forma de facilitar o atendimento ao cliente e até mesmo melhorá-lo.

 

Para o comércio eletrônico, é uma maneira de criar relacionamento duradouro, estabelecer contato e enviar conteúdos que ajudam a converter os leads.

Por meio dessa relação positiva, a organização consegue conquistar a confiança do consumidor e fidelizar as pessoas que já compram com ela.

 

O atendimento ao cliente também pode ser realizado por meio da plataforma, de maneira muito mais humanizada e personalizada, questões fundamentais para reter clientes e fazer com que as pessoas se sintam únicas.

 

No caso das plataformas e-commerce, é uma forma de aproximar o cliente do comércio eletrônico e oferecer atendimento personalizado para cada pessoa que entra em contato com a marca.

 

No entanto, as plataformas de vendas também precisam estar preparadas para vender por meio desse aplicativo, além de atender e esclarecer as dúvidas dos clientes.

Assim como no caso de um fabricante de forro de gesso com cortineiro, é necessário definir de que maneira o canal será usado pela empresa para se comunicar com os clientes.

 

Isso é importante porque a plataforma de vendas pode utilizar diferentes aplicativos para fins de comunicação distintos.

Para que não haja muito trabalho redirecionando o cliente para o local certo, é necessário fazer algumas especificações.

Esse planejamento e organização são fundamentais para que o aplicativo de mensagens seja realmente útil e colabore com os resultados da marca.

 

Como usar o WhatsApp no e-commerce

O WhatsApp é a ferramenta perfeita para o atendimento ao cliente das lojas virtuais, mas é importante saber usar esse recurso para extrair todos os seus benefícios.

Para isso, a marca deve trabalhar em cima do seguinte passo a passo:

 

Instalar o botão na plataforma

Para ajudar os visitantes que visitam as páginas da loja, é muito importante instalar o botão do WhatsApp.

Além de abrir um canal de comunicação direto entre a marca e os clientes, também é uma forma muito mais rápida e conveniente de entrar em contato com a empresa.

 

Adicionar o botão nas redes sociais

Uma loja virtual de grama natural para apartamento precisa inserir o botão do WhatsApp em seus perfis nas redes sociais para não perder oportunidades de conversar diretamente com seus seguidores.

 

O aplicativo de mensagens é controlado pelo próprio Facebook e, por causa disso, o processo de configuração e gerenciamento é totalmente integrado e simples.

 

Criar campanhas no WhatsApp

Além de adicionar o botão nas plataformas usadas pela loja, também é muito importante criar anúncios no Facebook e no Instagram que levam os usuários diretamente para uma conversa no aplicativo.

 

Muitas vendas acontecem porque os usuários visualizaram produtos e serviços nas redes sociais e para facilitar ainda mais o contato e as vendas, nada melhor do que usar esses canais para atrair o público interessado em falar com a companhia.

 

Usá-lo para recuperar carrinhos abandonados

O WhatsApp ajuda a impulsionar as estratégias de vendas e lidar com um dos maiores problemas presentes no e-commerce: os carrinhos abandonados.

De acordo com o levantamento, cerca de sete a cada dez carrinhos de compras são abandonados nas plataformas de vendas, mas isso não deve ser considerado como venda perdida.

 

Uma loja virtual de capa para piscina sob medida pode recuperar esses itens utilizando o WhatsApp.

O direcionamento pode ser feito de forma manual, entrando em contato com o cliente para identificar a razão de não finalizar a compra.

 

Mas as marcas também podem contar com uma ferramenta que faça isso, capazes de automatizar o processo e enviar mensagens para recuperar o abandono.

 

Usar um assistente virtual

A versão Business do aplicativo possibilita automatizar as mensagens de atendimento ao cliente, um processo feito manualmente nas configurações de mensagens.

 

É possível criar respostas automáticas para as mensagens recebidas, algo que ajuda a cobrir períodos em que o atendente não está disponível.

O atendimento ao cliente é um setor que merece muita atenção porque pode ser tratado como o diferencial competitivo do negócio, e tendo em vista o crescimento das plataformas de vendas online, a competitividade entre elas é muito grande.

 

Marcas que sabem atender seus clientes de maneira personalizada e exclusiva, conseguem se destacar e conquistam a preferência do público e o WhatsApp ajuda muito nesse sentido.

Ao fazer isso, uma loja virtual de almofadas sob encomenda garante que seus clientes sejam atendidos e possam obter as informações que desejam a qualquer momento.

 

Também existe a possibilidade de personalizar respostas de acordo com o conteúdo da mensagem, usando para isso textos, imagens e documentos.

 

Benefícios do WhatsApp para o e-commerce

WhatsApp para e-commerce

 

O uso do aplicativo por parte do comércio eletrônico traz muitas vantagens para esse tipo de negócio, e dentre as que mais se destacam estão:

  • Recurso popular;
  • Comunicação simplificada;
  • Agiliza a troca de informações;
  • Comunicação transparente e segura.

 

O WhatsApp apresenta alcance expressivo e é acessado por cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo todo.

Ao desenvolver estratégias para a captação de clientes e vendas, um dos maiores pontos que precisam ser considerados é a necessidade de estar onde os clientes estão.

 

Praticamente todos os consumidores estão presentes nesta plataforma, por isso, não existem razões para uma loja virtual estar fora dela, pelo contrário, pode aproveitar todas as suas funções.

Por meio desse recurso, um fabricante de embalagem para paletas mexicanas consegue criar uma conexão direta com o público, além de facilitar o fluxo de vendas.

 

O aplicativo é bastante difundido e faz parte da rotina de muitos consumidores, por isso, facilita muito a comunicação.

Também é uma plataforma que o público domina e possui comandos de fácil compreensão, além de ser intuitivo.

 

Quanto mais simples for o contato com o público, mais chances de estabelecer uma boa relação com os consumidores e fechar negócios.

Tendo em vista que as pessoas passam muitas horas do dia conectadas com seus smartphones, a plataforma de vendas facilita a jornada de compra usando esse aplicativo.

 

As redes sociais também colaboram muito com o atendimento ao cliente, a exemplo do Messenger no Facebook, muito usado pelas organizações para facilitar o atendimento e aliviar o fluxo de ligações recebidas.

O direct no Instagram é usado da mesma forma e agora as corporações podem contar com o WhatsApp para fortalecer seu atendimento nesse sentido.

 

Um fabricante de etiqueta digital gondola, por exemplo, consegue fornecer informações sobre o estabelecimento, como localização, descrição e catálogo de produtos.

Se a loja virtual souber usar estrategicamente o WhatsApp Business, pode explorar recursos do aplicativo como mensagens automáticas para se fazer sempre presente na vida das pessoas.

 

É possível fazer uma integração com bot, o que traz ainda mais dinamicidade para a conta, podendo responder brevemente e direcionar as pessoas para as etapas de venda com mais agilidade.

As pessoas só compram com marcas nas quais confiam e para o comércio eletrônico, conquistar a confiança dos consumidores é ainda mais importante.

 

É justamente por isso que existem tantas estratégias de marketing focadas em conquistar a confiança das pessoas e negócios dos mais variados tipos e tamanhos precisam investir nessas práticas para atrair o público.

O WhatsApp traz uma maneira simples e fácil de fazer isso e utilizando um recurso que já é do conhecimento dos consumidores.

 

No caso de uma loja de persiana de alumínio para quarto, uma forma de fazer isso é deixar a conta profissional mais otimizada para trazer mais confiabilidade ao público.

Só pelo fato de ter uma conta comercial, a empresa tem mais facilidade para conquistar a confiança das pessoas. Mas a ferramenta permite inserir informações que aumentam ainda mais a confiabilidade do negócio.

 

A loja virtual pode fazer uma descrição sobre o negócio, a categoria com a qual trabalha, entre outras informações relevantes.

 

Considerações finais

O WhatsApp é uma excelente ferramenta para se comunicar rapidamente com clientes e vender.

Traz mais tranquilidade para o atendimento e permite personalizar a comunicação com as pessoas.

 

Pelo fato de ser uma plataforma digital, é ainda mais importante para o e-commerce, uma vez que condiz totalmente com as preferências de seu público-alvo.

 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

2 Comentários

  1. Renan-Reply
    1 de maio de 2023 em 17:43

    Conteúdo muito genérico. Muita encheção de linguiça, pra poder falar o que realmente importa. Certeza que esses textos não são feitos por Thiago Sarraf.

    • Redação Dr. e-commerce-Reply
      10 de maio de 2023 em 09:00

      Olá Renan, tudo bem?
      Espero que tenha lido até o final do artigo, pois este é um Guest Post e realmente não foi elaborado pelo Thiago e equipe!

      Mas agradecemos o feedback, iremos ser mais criteriosos com os conteúdos de parceiros.

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