Desde o início de 2015, observamos que a crise é uma realidade em diversos setores da nossa economia. A maioria da população, desde o cidadão comum ao grande empresário, está sentindo na pele alguns reflexos da recessão econômica no país. Se você é um varejista, contudo, ainda há uma esperança para vencer esse momento de instabilidade: o investimento em uma loja virtual. Se você não acredita, confira abaixo 5 motivos para investir no e-commerce durante a crise.
O comércio eletrônico não para de crescer
Vemos que a instabilidade da economia aumenta a necessidade de resultados mais rápidos, mensuráveis e precisos. Em 2015, apenas no primeiro semestre, por exemplo, o e-commerce brasileiro faturou R$ 18,6 bi, o que representou um crescimento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Este movimento de migração do offline para o online pode ser observado também no investimento em mídia, que passa a ser, em sua maioria, online. Isso pode ser justificado pela facilidade de identificar o ROI e outros indicadores de resultado, além de uso de call to actions diretos, imediatos e que, consequentemente, podem otimizar a taxa de conversão.
Consumidor propenso a comprar
Se no comércio tradicional, como em shoppings, por exemplo, o consumidor precisa sair de casa, pagar estacionamento, enfrentar filas e passar por vários estabelecimentos antes de chegar à loja, no comércio eletrônico ele pode, por meio de alguns cliques, chegar até o que ele busca.
Para isso, é necessário investir em marketing digital, que já conta com diversas alternativas, para aparecer como a melhor resposta para a pergunta que o seu potencial cliente fizer nas buscas pela internet. Se você vende produtos específicos, de um nicho mais definido do mercado, a chance de aparecer melhor posicionado é ainda maior.
Tenha em mente que, ao usar a busca em favor da sua loja virtual, você deixa de ser invasivo como as propagandas de TV, rádio ou mesmo os banners, tornando-se relevante para o seu público. A chance de converter mais vendas é muito maior.
Maior chance de fidelização
Conquistar um novo cliente é mais caro do que manter um cliente, independentemente do segmento ou de ser um negócio offline ou online. Por isso, apostar em um e-commerce é a melhor alternativa para vencer a crise. As estratégias de fidelização são inúmeras, podendo ser adotadas em diferentes níveis de personalização e esforços da marca.
Algumas ações como um bom canal de atendimento, uma condição especial para o cliente na segunda compra ou, até mesmo, um cartão fidelidade, são iniciativas que beneficiam o comprador e ajudam a sua loja virtual a vencer a crise, vendendo mais e melhor.
O m-consumidor é a nova tendência
A crise impulsiona os consumidores a comparar mais os preços antes de comprar. Não é diferente com o comércio eletrônico. A grande questão é que esta comparação está sendo feita, cada dia mais, por meio dos dispositivos móveis.
Cabe dizer que a comparação não é apenas entre as lojas virtuais, mas comparam-se os preços, condições e vantagens das lojas físicas e das lojas virtuais. Por meio de um m-commerce é possível até mesmo “tirar uma venda da loja física”, basta, para isso, ser a melhor alternativa para o cliente. O frete grátis, por exemplo, pode ser o que faltava para o consumidor se decidir pela sua loja na hora de comprar.
É possível vender mais para o mesmo cliente
Várias características de uma loja virtual são muito positivas quando falamos de vencer a crise. Porém, a possibilidade de cross selling e up selling são imbatíveis. Se o seu cliente está prestes a comprar um produto e você oferece para ele um produto relacionado com uma condição especial ou mesmo um precinho mais camarada se ele levar em maior quantidade, as chances de converter uma venda maior — aumentando a receita daquele cliente — são enormes. Isso prova que, mais uma vez, o e-commerce pode ser a melhor alternativa para vencer a crise.
Aposte em um nicho de mercado interessante, invista em um bom mix de produto e vença a crise por meio de um e-commerce de sucesso. Se você tem dúvidas, deixe um comentário para que a Dr. e-commerce possa te ajudar.
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Por Redação Dr. e-commerce
Com informações da Cia Shop
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