Doutor E-commerce –

As estratégias de marketing são cada vez mais importantes para o sucesso de um e-commerce, principalmente depois do crescimento deste mercado, que hoje apresenta grande competitividade entre os lojistas que desejam se destacar e conquistar clientes.

As novas ferramentas possibilitam aos empreendedores virtuais uma série de alternativas para divulgar um e-commerce e é preciso aproveitar cada uma delas a favor do seu negócio!

É através de um bom planejamento que são estudadas as medidas mais adequadas para cada tipo de empresa, articulando as estratégias e potencializando os efeitos de cada uma delas, sempre de acordo com as particularidades de cada negócio.

As ferramentas e estratégias de divulgação de uma loja virtual podem ser divididas em áreas de marketing distintas. Cada uma delas possui suas particularidades e contribuições, capazes de potencializar os resultados de um e-commerce.

A dúvida é: como fazer isso?

– Ferramentas de busca: essa área de marketing busca a otimização do site entre as ferramentas de busca, como o Google. Esse trabalho de otimização, também conhecido como Search Engine Optimization (SEO), é muito importante, já que os sites de busca são a maneira mais popular de pesquisa por informações na web. O site que deseja obter sucesso deve estar bem posicionado entre os demais para obter mais visitas. Durante o momento inicial, é preciso registrar o site e buscar as melhores maneiras de fazer com que ele seja relevante. Depois desse período, é importante acompanhar o posicionamento e realizar atualizações sempre que necessário.

– Relacionamento e comunicação: o marketing de relacionamento é voltada para as mídias sociais – como Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram – e também para o e-mail marketing. O avanço das mídias sociais nos mostrou que, hoje, um site que deseja ser reconhecido na web precisa construir uma base sólida de comunicação com seus visitantes. Neste caso, o marketing de relacionamento se torna uma medida indispensável. As redes sociais tornam a empresa mais próxima dos clientes, conquistando sua confiança e demonstrando credibilidade. O e-mail marketing, por sua vez, também possibilita que se conheça mais sobre o público, atendendo melhor às suas necessidades.

– Marketing de display: utiliza-se da rede do Google Adwords, do Facebook Ads e de outras ferramentas para produzir banners em blogs e portais. Os anúncios são, tradicionalmente, fundamentais para a divulgação de qualquer empresa. Por sua vez, a web requer um padrão mais sofisticado de comunicação, como é o caso dos links patrocinados (anúncios em sites de busca, que são pagos pelo empresário). É interessante acompanhar a presença da marca na mente do consumidor, antes mesmo de elaborar o anúncio. Destacar-se dos demais resultados da pesquisa é fundamental!

– Conteúdo: uma das grandes novidades do e-commerce parte da produção de um conteúdo único e de qualidade, capaz de fidelizar consumidores. Para fazer isso, vale a pena investir em um blog, que aumenta a possibilidade de exposição entre os buscadores. A busca por informação é cada vez mais comum entre os clientes e é por isso que essa é uma das etapas mais interessantes do marketing para um e-commerce. Faça com que sua empresa se torne autoridade no conteúdo do setor, estimulando mais pessoas a conhecerem sua loja.

Todas as estratégias valem a pena. O importante, aqui, é te lembrar de que não adianta implementar diferentes recursos de marketing em sua loja e depois se esquecer deles. A divulgação de uma empresa na web requer acompanhamento e análise, portanto não descuide! Vale a pena.

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