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potencial do e-commerce no Brasil

 

O e-commerce completou 20 anos no Brasil em 2015 e, apesar da sua história ser recente, as vendas online demonstram força no mercado e já movimentam 40 bilhões de reais por ano, além de crescerem num ritmo acelerado no atual momento de retração da nossa economia. Só no primeiro semestre de 2015, o faturamento do e-commerce foi de 18,6 bilhões de reais, 16% maior que no mesmo período de 2014, segundo a E-bit. No mesmo período, o varejo convencional cresceu 4,2%, segundo o IBGE. Nesse post, listamos cinco fatos recentes que irão ajudá-lo a comprovar o potencial do e-commerce no Brasil. Confira:

1 – Mais de 10% das transações já são realizadas por meio de dispositivos móveis

O e-consumidor brasileiro está cada vez mais familiarizado com compras via mobile. No primeiro semestre de 2015, mais de 10% das transações foram feitas a partir de smartphones e tablets. Já no mesmo período do ano passado, essa participação era de 4,8%. Além disso, quase 40% dos acessos aos maiores sites de e-commerce do país já vêm de dispositivos móveis atualmente.

2 – Black Friday já é considerado o período mais quente do ano para o varejo online

A Black Friday, que acontece há quatro anos no Brasil, já se tornou a data mais importante no calendário do e-commerce no país. Por conta das promoções da Black Friday, o mês de novembro já acumula o maior volume de vendas do ano desde 2013, de acordo com dados da empresa de meios de pagamento Braspag.

A edição deste ano, realizada no dia 27 de novembro, bateu novos recordes. Segundo a E-bit, o faturamento chegou a 1,6 bilhão de reais. É um crescimento de 38% em relação a 2014. No total, foram feitos mais de 2,7 milhões de pedidos, um acréscimo de 24% na comparação com o ano passado. O ticket médio também aumentou 11%, chegando a 580 reais.

Segundo a pesquisa do Google, 82% das pessoas que compraram produtos na Black Friday em 2014 disseram ter interesse em participar da promoção de 2015.

3 – Consumidor digital tem em média 43 anos, mas jovens ganham força

Quase 40% das compras na internet no Brasil são feitas por consumidores de 35 a 49 anos de idade. A faixa etária média foi de 43 anos no primeiro semestre de 2015, e aumentou 1 ano em relação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com dados da Comscore, mais da metade da população com acesso à rede tem menos de 35 anos. Segundo os especialistas, boa parte desses jovens faz compras online com o cartão dos pais. Isso revela uma oportunidade.

4 – Vendas online devem crescer 15% em 2015

O comércio eletrônico brasileiro é um dos mais vigorosos do mundo. Cresceu em média 39%, entre 2002 e 2014, segundo dados dos relatórios Webshoppers, da E-bit.

Em 2015, mesmo com a crise econômica e a perspectiva de encolhimento do PIB, a previsão é que o mercado de compras online avance 15% em relação ao ano passado, ultrapassando 40 bilhões de reais em vendas.

Atualmente, o Brasil ocupa a 21ª posição no ranking mundial de vendas online, logo abaixo da Noruega. O ranking global é liderado por Estados Unidos, China, Reino Unido e Japão.

5 – Moda e acessórios dominam o carrinho de compras

Atualmente, 15% do volume de vendas no comércio eletrônico brasileiro são de roupas e acessórios. Em seguida aparecem eletrodomésticos, celulares e itens de saúde e cosméticos. As vendas de roupas e acessórios estão no topo do ranking desde 2013.

 

Por Redação Dr. e-commerce 

Com informações da Exame.com

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